VG Consultoria Online

O que é ciclo de vida do serviço?

O que é ciclo de vida do serviço?
5 (100%) 1 voto

Você sabe em qual fase se encontra os serviços prestados pela sua empresa?  Em declínio ou maturidade? 

Se você observar a sua volta verá que quase tudo está inserido no conceito de início, meio e fim. A própria natureza revela satisfatoriamente a questão da transformação e do ciclo, demonstrando que nada é estático ou eterno. Nesse viés entendemos que o ciclo de vida traz consigo a mudança, a transformação de uma fase para a outra. Portanto caso você não se reinventa ou muda, acaba se tornando obsoleto.

O que tudo isso significa para minha empresa?  Se observamos o princípio do ciclo de vida no âmbito dos serviços, veremos que a mesma realidade está presente. Quantos serviços já não existem mais no mercado? Quantas tarefas deixaram de ser desempenhadas pelos colaboradores? Que tipo de serviço passou a se tornar irrelevante? Você verá que para todas essas perguntas há uma série de exemplos que surgiram na sua memória. Sendo assim, é fundamental que o empresário entenda a relevância do ciclo de vida do serviço.

Pensar em todas essas questões é manter-se frente a concorrência, revigorar a empresa e ampliar cada vez mais a longevidade do seu empreendimento. É fundamental que você esteja atento ao ciclo de vida do serviço.

Para entender melhor do que se trata esse conceito, abordaremos o tema mais profundamente nos tópicos abaixo.

Ciclo de Vida

Tudo que é oferecido pela empresa seja produto ou serviço, precisa seguir o conceito de maturação que abrange desde a fase de pesquisa e desenvolvimento até o lançamento. Depois dessa etapa, o serviço evolui para a fase de maturidade, onde o serviço é substituído ou readequado.

Resumindo o ciclo de vida envolve basicamente as seguintes etapas:

  • Início (planejamento e implantação)
  • Meio (manutenção e gerenciamento de resultados)
  • Fim (necessidade de reciclagem ou fim do serviço)

É por isso que todo empreendimento precisa se organizar para manter sistematizado todos os serviços que ela oferece ou seja, criar uma forma de catálogo onde ela possa ter uma visão geral de tudo que há dentro da empresa. Essa organização é para a empresa analisar quais serviços precisam ser incorporados a organização, quais habilidades e expertises são necessárias para aperfeiçoar e melhorar os serviços que já são prestados. Assim a empresa vai substituindo serviços que estão em fase de declínio por novas habilidades e gerando boa fluidez ao negócio.

Modelo de ciclo de vida do serviço

O termo modelo de ciclo de vida do serviço compreende quatro fases de vendas

1ª fase: Introdução

2ª Fase: Crescimento

3ª Fase: Maturidade

4ª Fase: Declínio

Introdução

Na parte que compreende a introdução do serviço é basicamente o nascimento dele. Os conceitos explorados a partir de agora são definidos por pensadores e especialistas de algumas normas da ISSO como da família ISO 9000, onde a mais utilizada pelos empresários é a ISO 9001 focada no sistema de gestão de qualidade as empresas.

Existe algumas subdivisões criadas dentro da fase Introdução. Elas são divididas em cinco subfases, sendo: Estratégia do Serviço, Desenho do Serviço, Transição do Serviço, Operação do Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.

Vejamos cada uma delas na explicação abaixo:

1.1 Estratégia do Serviço

Nesse momento é quando se percebe uma nova oportunidade para conquistar mais lucros para a empresa. Os líderes decidem formular um novo serviço que passa a ser discutido e metas de arquitetura são alinhadas.

1.2 Desenho do Serviço

É nessa fase que o serviço é projetado e desenhado em os seus aspectos, como valores, metas a serem alcançadas, formas de divulgação.

1.3 Transição do Serviço

A fase de transição do serviço é o momento da prática. É quando ele é inserido a vida da empresa e ensinado a equipe de funcionários. É o período também em que alguns clientes são atendimentos como fases de experimentação para avaliar os pontos assertivos e negativos do novo serviço.

1.4 Operação do Serviço

É o momento de ganhar dinheiro com o novo serviço. Nessa fase os funcionários já estão operando o serviço com total eficiência. O serviço também já é conhecido pelo público externo devido a divulgação que já está sendo feita.

.1.5  Melhoria Contínua do Serviço

Com o serviço em plena execução chegou o momento de avalia-lo. É preciso coletar dados e informações, analisar o tempo de cada processo, custos, lucros, ouvir o que o cliente tem a dizer e colocar todo esse conteúdo em tabelas e gráficos. Os números e as informações ajudarão você a criar estratégias de melhoria para o produto, buscando diferenciar em qualidade e ser destaque no mercado de atuação.

Crescimento do Serviço

É agora que seu serviço começa a ganhar relevância. Com o crescimento da quantidade de clientes, você passa a ser percebido pelas outras empresas. A concorrência percebe a perda do público para seu empreendimento devido ao diferencial competitivo. É o momento de perceber a força que seu negócio possui e o seu lugar no mercado. Um dos pontos atraentes é que sua empresa está ganhando relevância.

Maturidade do Serviço (Reprodução)

Com a maturidade, você aperfeiçoa seu serviço, tornando cada vez mais simplificado e automático. É o período que sua empresa é conhecida por ser referência nesse tipo de serviço. Como você se tornou um especialista no assunto, identifica e percebe outras possibilidades de ramificações do serviço. Identifica formas de criar novos serviços a partir da sua especialidade.

Declínio do Serviço (Envelhecimento)

Vários fatores podem levar ao declínio ou envelhecimento do serviço, como mudanças no mercado, surgimento de novas tecnologias, criação de leis e normas que afetam o serviço oferecido pela sua empresa, surgimento de novas necessidades da sociedade, entre outras razões. Nessa fase, o serviço se torna menos lucrativo e pouco procurado.

Fique atento se o seu serviço se encontra nessa etapa, uma vez que a próxima fase é a morte dele que pode significar o fim da sua empresa.

Morte do Serviço (FIM)

Não há mais procura do serviço oferecido pela sua empresa, ele deixou de ser necessário e útil ao consumidor.

Importante!

Aprender o ciclo do serviço é fundamental para diagnosticar em quase fase os serviços da sua empresa se encontram. A partir desse conceito, você pode ser organizar para melhorar e aperfeiçoar o serviço, ou investir em novos seguimentos ou tendências que farão com que sua empresa continue ativa. É válido não apenas para perceber as fases de declínio, como também de maturidade para alcançar o máximo de lucro possível para sua empresa.

A implementação da ISO 9001 pode te ajudar a entender melhor a questão das fases do serviço da sua empresa, além de aperfeiçoar outras áreas da gestão do negócio. Para certificar na ISO 9001, entre em contato com um dos profissionais da Consultoria Online Verde Ghaia.

Referência no mercado em consultoria, a Consultoria online pode realizar o processo de implementação com redução de até 60% do custo comparado a consultoria presencial.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!