Verde Ghaia Consultoria Online

O que é Auditoria de Sistema de Gestão? Como funciona na prática e qual a sua relevância?

O que é Auditoria de Sistema de Gestão? Como funciona na prática e qual a sua relevância?
5 (100%) 4 votos

A Auditoria Interna não é uma vilã, e sim algo de suma importância para guiar tudo que permeia sua empresa! A Auditoria Interna visa mensurar se realmente todos os resultados estão em conformidade com as ações e até mesmo procedimentos que foram já planejados.

A Auditoria Interna ou Auditoria de Sistemas de Gestão é de suma importância, principalmente quando se trata de empresas que estejam querendo medir de forma eficiente seu desempenho com relação aos requisitos nas normas devidamente monitoradas!

Para que se possa obter ou até mesmo manter uma certificação de caráter internacional é preciso promover a verificação se de fato há algo que precisa ser devidamente modificado ou melhorado. Em linhas gerais, a Auditoria Interna visa mensurar se realmente todos os resultados estão em conformidade com as ações e até mesmo procedimentos que foram já planejados, bem como certificar se as implementações de todos esses foram feitas de maneira eficiente.

Ela também ajuda a confirmar se tudo está em conformidade com os objetivos previamente definidos em meio as estratégias adotadas por parte da empresa!

Entenda o conceito básico de uma Auditoria Interna

A Auditoria Interna pode ser interpretada, em alguns casos, como uma espécie de protagonista em meio à gestão de uma empresa, porém, nem sempre essa é uma compreensão recorrente! Isso porque, geralmente, as pessoas acabam criando uma tendência em lidar com as auditorias como se isso fosse algo ruim e negativo, mas na verdade, não é exatamente assim!

De fato, quando se menciona o termo “auditoria” naturalmente gera-se um ambiente corporativo de alerta, como se realmente algo tivesse que ser temido ou até mesmo como seu o papel do auditor fosse somente levantar criticas e condenações de forma gratuita!

Mas, o grande ponto chave que deveria ser abordado por grande parte das empresas, seria promover um preparo prévio para um processo de Auditoria Interna.

O primeiro passo para que isso seja possível é justamente desmitificar toda essa visão equivocada sobre esse tipo de processo! Isso porque, a Auditoria Interna, na realidade, deve ser entendida como uma excelente forma de se identificar não somente as qualidades, como também os eventuais processos que tenham problemas.

Sua realização poderá ainda resultar na indicação de algumas soluções e até mesmo uma melhoria contínua dos processos que agreguem mais facilidades, fazendo com que a vida de todos os colaboradores acaba ficando mais dinâmica e intuitiva!

Em suma, sem uma auditoria, a empresa em questão poderá acabar ficando, de certa forma, perdida – isso levando em conta tudo o que ela precisa resolver no seu ambiente interno. Isso faz com que a corporação acabe atuando de forma a levar adiante um modelo de “erro e tentativa” – e isso tende a reverter custos bem mais elevados e ainda acarretar um gasto de tempo muito mais evidente!

Conheça as mudanças propostas na Norma 19011-2018

De maneira geral, a ISO 19011 permite fornecer todas as principais diretrizes de uma Auditoria Interna realmente eficiente.

Pode-se afirmar ainda que essa é uma norma bastante versátil, principalmente se tratando da sua aplicabilidade, podendo ser substancialmente útil para indústrias, prestadores de serviço, comércio, instituições de ensino e até mesmo ONGs.

Isso porque é uma norma que basicamente se adequa a uma série de características presentes em cada organização e por isso pode acabar servindo como uma espécie de padrão para diferentes rotinas de Auditoria Interna (e até mesmo Auditoria Externa).

Em julho de 2018 a ISO 19011 recebeu uma terceira versão, que é a que está em vigor até então – sua atual versão passou por uma série de revisões técnicas com o intuito de se promover informações ainda mais eficientes.

As principais mudanças são referentes à expansão das orientações acerca da gestão dos programas de auditoria, bem como elevação dos requisitos de competência para auditores, ampliação acerca dos dados provenientes à condução da auditoria, terminologia e demais anexos.

A norma ainda introduz o conceito de risco para as auditorias de sistema de gestão, focando nas mudanças vigentes no mercado, tecnologias e demais tipos de padrões que devem ser considerados em um sistema de gerenciamento consistente.

Todas essas mudanças e atualizações que acabam ajudando a adoção da ISO 19011 em diversos sistemas de gestão, fazendo com que o processo de Auditoria Interna acabasse se tornando mais intuitivo!

Quais os princípios fundamentais de uma auditoria eficiente

Uma Auditoria Interna realmente eficiente poderá ser extremamente benéfica para uma empresa, visto que ela poderá ajudar a estabelecer uma série de pontos que dependem de uma dose a mais de cuidado e atenção.

Isso poderá ainda ser muito positivo para que os índices de qualidades possam ser de fato alcançados – e a Auditoria Interna poderá assumir o papel fundamental de direcionar tudo isso de forma qualitativa.

A importância da capacitação para os auditores internos de uma empresa e de se contratar uma consultoria!

Uma auditoria, quando bem realizada, poderá definir todos os riscos que poderão interferir diretamente na governança e ainda ser capaz de aprofundar os conhecimentos acerca de todos os processos e controles!

Isso irá ajudar na prevenção de erros, elevar a confiança diante de seus parceiros e até mesmo colaboradores em atividade na empresa. Nesse caso, é sempre mais recomendado que seja feita a contratação de uma consultoria especializada no assunto!

O fato de se contratar alguém de fora da empresa, um auditor líder pode ser extremamente mais recomendado, uma vez que o auditor não será uma figura que atue diretamente nos processos da empresa e isso poderá contribuir para uma abordagem melhor. Mas, isso somente pode ser uma realidade quanto também há um entendimento sobre a importância da capacitação de auditores internos em uma empresa.

Afinal, levando em contas as características de um auditor, ele será o grande responsável por ter que examinar minuciosamente tudo que compõe a gestão interna da empresa para certificar que tudo está de acordo com as disposições planejadas e ainda estabelecidas previamente.

Em suma, a Auditoria Interna é algo que poderá mudar as diretrizes e perspectivas de uma empresa perante as suas atividades no mercado, podendo estabelecer um norte para seus projetos e objetivos!

Fale com a Consultoria Online e saiba mais sobre a relevância da auditoria interna para a sua Gestão!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!