A partir do diagnóstico de Sistema de gestão é possível identificar oportunidades de melhorias e implantar planos de ação. Toda empresa que almeja o sucesso deve estar disposta a reinventar-se. Tendo em vista, que a competitividade do mercado exige constantes adequações.
O grande desafio da gestão moderna é descobrir novas maneiras de atender às exigências do mercado e ao mesmo tempo andar na linha da legalidade. Uma maneira para atender esses requisitos é por meio de um diagnóstico adequado e preciso de sistema de gestão
O diagnóstico de sistemas de gestão é, também, uma maneira de abrir as portas para o gerenciamento organizacional eficaz e otimizado. Atualmente, a necessidade de coexistência de variados sistemas de gestão é a regra.
Apesar de haver muitas estruturas comuns entre os sistemas de gestão estipulados pelas normas ISO, por exemplo, promover a integração entre os requisitos de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, saúde e segurança significa pôr a baixo muralhas burocráticas.
Os objetivos da integração dos sistemas de gestão são a ruptura de visão compartimentada, a instituição de um padrão funcional de negócio, a identificação de oportunidades de melhoria, a facilitação da tomada de decisões e viabilização do gerenciamento racional de recursos e pessoas.
Para qualquer sistema de gestão é possível elaborar um diagnóstico de sistema, mas para buscar um sistema de gestão certificado pelas ISO 9001 2015 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 2015 (Sistema de Gestão Ambiental), o diagnóstico de sistema é condição essencial. É necessário conhecer a condição atual da empresa e quais as modificações necessárias para atender as normas internacionais ISO, especialmente quando se deseja integrar vários sistemas de gestão ISO.
O que é levado em consideração para o diagnóstico do sistema de gestão?
O diagnóstico do sistema de gestão visa auxiliar a empresa no processo de acreditação à medida que viabiliza a identificação da melhor estratégia para o efetivo cumprimento do(s) sistema(s) escolhido(s).
Com o diagnóstico de sistema de gestão serão identificados(as):
- As normas relacionadas ao sistema de gestão de acordo com a natureza da atividade da empresa. No caso dos sistemas de gestão com certificação ISO 9001:2015 ou ISO 14001:2015, por exemplo, as normas já estão claramente estabelecidas;
- a (in)coerência entre o fluxo de informação e os procedimentos realizados;
- quais os elementos de acreditação que estão efetivamente incorporados à realidade da empresa;
- o quantitativo de pessoas direta e indiretamente envolvidas no(s) sistema(s) de gestão.
Para constatar o nível de implantação das normas certificadoras é necessário investigar o cotidiano organizacional, a fim de observar e mensurar o grau de adequação efetiva da norma na empresa.
Por meio do relatório do diagnostico do sistema é possível elaborar o plano de trabalho e o cronograma para a implantação das normas previamente estabelecidas.
Como é realizado o diagnóstico de sistema de gestão?
O diagnóstico de sistema de gestão deve ser realizado a partir de uma auditoria ISO 9001. Por meio da auditoria, será investigada a dinâmica organizacional e o desempenho dos processos.
Primeiramente, realiza-se uma pesquisa minuciosa por meio de questionários parametrizados. Depois, são coletadas evidências relativas ao cumprimento, ou não cumprimento, de cada requisito regulamentar. Com base nas informações levantadas, a equipe especializada elabora um relatório com a indicação dos percentuais de cumprimento dos requisitos e a descrição das evidências encontradas.
Vale destacar que, nesta fase, a expertise de uma empresa de consultoria garante mais agilidade ao processo de avaliação da organização e das necessidades de adequação.
A partir do relatório, traça-se o plano de ação para corrigir eventuais não conformidades, em relação aos parâmetros normativos que definem e orientam o sistema de gestão. O objetivo básico do diagnostico do sistema de gestão é comparar a realidade atual da empresa com as normas que pretendem ser implantadas.
Quais vantagens minha empresa pode obter a partir da realização de um diagnóstico de sistema de gestão?
Um diagnóstico preciso acerca do(s) sistema(s) de gestão é a semente de profundas transformações organizacionais que permitem o crescimento em direção ao sucesso. Vejamos a seguir, como essa semente pode gerar diversos e valiosos frutos à sua empresa:
1- Identificação de riscos e oportunidades
Ao seguir os padrões normatizados pelos sistemas de gestão, dá-se também a prevenção contra passivos ambientais e criminais. O mesmo ocorre quando a empresa compromete-se em assegurar produtos e serviços de qualidade que respeitam a integridade e a saúde pública.
Além disso, é possível adotar uma postura proativa para ir em busca dos objetivos estratégicos do negócio, baseando as decisões em um conjunto de dados e informações precisos.
Tende-se também a romper com a visão compartimentada de cada sistema de gestão e tornar a organização mais ágil e desburocratizada; à medida que se reúnem esforços para alinhar procedimentos internos e aperfeiçoar o trabalho.
E, ainda, a detectar falhas no processo que podem gerar receitas, como é o caso do Mercado de Resíduos, por exemplo.
2 – Redução de custos operacionais
Sendo identificadas eventuais falhas no processo, existe a possibilidade de redução de desperdícios, proporcionando uma vantagem na redução de custos da produção. A redução nos custos da produção pode ser repassada ao consumidor final e conquistar a preferencia do mercado.
3- Otimização de recursos
Uma vez diagnosticada a necessidade de integração de sistema de gestão, os procedimentos tendem a ser desburocratizados e unificados. O empenho dos colaboradores é, então, redirecionado a outras atividades, conferindo maior produtividade à organização.
Além disso, sendo detectadas quaisquer falhas no processo, serão direcionados esforços para a remodelação até a adequação ao padrão do sistema de gestão.
4 – Incremento de valor à marca
A sede pela maximização de lucros a qualquer custo já não é mais uma bandeira interessante. Abriu-se espaço para o cumprimento das normas que regulam a atividade empresarial sob a ótica da responsabilidade social e ambiental como uma oportunidade de incremento de valor à marca.
Ante um público de consumidores cada vez mais informado, consciente e exigente, a adoção de efetivos sistemas de gestão, relacionados aos parâmetros de sustentabilidade e engajamento social, representam um incremento significativo no marketing.
Ao demonstrar comprometimento, transparência e aprimoramento da comunicação com o público alvo, as organizações tendem a fortalecer a sua marca e a percepção de credibilidade diante de seus clientes.
5 – Melhoria do desempenho no mercado
A eficiência alcança pelo diagnóstico do sistema de gestão é uma vantagem competitiva bastante vantajosa. Isso, com uma gestão mais integrada e eficiente, a empresa torna-se apta para concorrer em licitações. e ter acesso a financiamentos governamentais.
Uma empresa mais organizada e comprometida com uma Gestão de Qualidade (ISO 9001) e Gestão Ambiental (ISO 14001) também se torna mais atrativa para investidores externos, potencializando o crescimento e expansão do negócio.
Frente a tantas vantagens, é totalmente relevante o diagnóstico de sistema na sua empresa para uma integração entre os sistemas ISO 9001:20015 e 14001:2015. Esteja também entre as empresas que alcançam a excelência de seus serviços e produtos e a tornam-se referencia para o mercado.
0 Comentários