Verde Ghaia Consultoria Online

Nova norma sobre gestão de facilities acabou de ser publicada pela ISO

Nova norma sobre gestão de facilities acabou de ser publicada pela ISO
5 (100%) 1 voto

gestão de facilities

Estima-se que o mercado global de facility management velará US$ 1 trilhão até 2025, é um segmento que não para de crescer no Brasil e no mundo. Pensando nisso, a ISO acaba de publicar uma norma exclusiva sobre gestão de facilities.

Nas empresas mais antigas a presença do profissional de “serviços gerais” era muito comum, a ele era delegada a tarefa de manter as coisas funcionando, das luzes internas ao ar condicionado, da limpeza das instalações à manutenção das portas.

Antes isso funcionava muito bem, no entanto, com a elevação da complexidade produtiva e a construção de grandes centros operacionais, surgiu um novo tipo de profissional, o da área de gestão de facilities, o qual estará encarregado de tudo o que ocorre nas dependências físicas de uma organização.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a gestão de facilites e também sobre a nova norma que a ISO internacional acabou de publicar sobre o tema, a ISO 41001.

O que é a gestão de instalações – facility management?

gestão de facilities

Facility management é um campo relativamente novo da gestão. Ela é responsável pela administração completa das dependências físicas de uma organização, seja um condomínio, edifício comercial, shopping center ou uma planta industrial. Todo tipo de edificação pode ser submetido à gestão de facilities.

A gestão de facilities é responsável por fazer que tudo funcione perfeitamente, das lâmpadas às portas automáticas, do sistema de segurança às instalações sanitárias, tudo está no campo da facility management.

Nos últimos anos, este campo da gestão passou a ter mais relevância e ser alvo de novos estudos e cursos de qualificação, uma vez que surgiram grandes empresas especializadas neste tipo de atividade.

Outro fator que contribuiu para o crescimento da facility management é a constante tentativa de se reduzir custos através da especialização da prestação de serviços, o que levou muitas empresas a deixar de realizar esta atividade por conta própria e a contratar especialistas.

Quais as complexidades da gestão de facilities?

gestão de facilities

A gestão de facilities não é algo comum como a atividade dos zeladores e prestadores de serviços gerais. Ela envolve uma operação integrada de manutenção preventiva e corretiva, adequação à padrões de segurança, disponibilização de recursos, garantia da disponibilidade do ativo e principalmente, gestão de custos operacionais.

O profissional moderno de gestão de facilities possui diploma de curso superior e muitas vezes é qualificado em programas de pós-graduação específicos para a área.

Organizações mais simples, como um pequeno escritório ou um comércio local, obviamente continuarão a ser atendidos de maneira mais simples por um profissional de serviços gerais.

Contudo, grandes operações industriais, condomínios residenciais e comerciais de grande porte e shoppings centers necessariamente precisam recorrer à facility management, não apenas por questões operacionais, mas também em função dos custos necessários à execução deste tipo de serviço.

O que a norma de gestão de facilities tem a agregar às organizações?

gestão de facilities

A ISO internacional acabou de publicar uma norma para direcionar a execução da atividade de gestão de facilities pelo mundo, é ISO 41001, o texto de anúncio do lançamento pode ser acessado neste link.

O objetivo da norma é padronizar a execução desta atividade e criar metodologias de alto nível para o direcionamento dos gestores de facilities às melhores práticas para o setor, focando em excelência operacional, redução de custos e adequação aos padrões internacionais de qualidade, saúde e segurança ocupacionais e meio ambiente.

As empresas certificadas pela ISO 41001 poderão comprovar aos seus clientes que sua operação de gestão de facilities está alinhada às mais atuais práticas de alto nível para o setor, aplicadas em todo o mundo através da norma ISO.

Quando a nova ISO 41001 será disponibilizada no Brasil?

Ainda não há data oficial para a publicação da norma no Brasil, uma vez que é necessário que a ABNT faça a adaptação para o contexto brasileiro e posteriormente publique a edição nacional do texto.

Contudo, seguindo a tradição das demais normas (como as ISO 9001 e 14001), as publicações brasileiras têm saído no mesmo ano de lançamento da norma internacional, o que indica que ainda em 2018 a ISO 41001 pode ser lançada no Brasil.

Já é possível se certificar na ISO 41001?

gestão de facilities

Como a norma ainda não foi publicada no Brasil de forma oficial, sua certificação ainda não é possível, contudo, as empresas já podem começar a adaptar seus padrões operacionais às exigências da norma internacional, disponibilizada no site da ISO, uma vez que ela é a base para a publicação da versão brasileira, assim, quando a ABNT fizer sua publicação, boa parte do caminho de implementação já terá sido percorrido.

Quais as principais vantagens em se realizar a gestão de facilities?

Segundo a ISO, o objetivo da publicação da norma 41001 é ajudar as equipes de FM (facility management) a atingir a eficiência ideal. Baseada nas melhores práticas internacionais, a nova norma de sistema de gestão constitui uma referência para o desenvolvimento e condução de um efetivo regime de facility management estratégico, tático e operacional. Ela também ajudará as organizações que procuram terceirizar a facility management, já que os provedores capazes de demonstrar conformidade com o padrão fornecerão uma garantia em relação à sua abordagem e processos.

Neste sentido, a realização da gestão de facilities com base nos padrões fornecidos pela ISO ajudam a empresa a cumprir suas metas de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacionais.

Facility management é uma área muito nova da gestão, ao mesmo tempo em que já é essencial para a viabilidade operacional de muitas organizações, sem ela, grandes edificações poderiam ter seu funcionamento paralisado por pequenos detalhes, como defeitos na rede elétrica interna ou interferências no fornecimento de água. Além do mais, o risco físico e os custos de manutenção são altamente reduzidos quando se trabalha de forma integrada.

A norma ISO 41001 vem para fornecer as melhores práticas de gestão de facilities correntes no mundo às empresas que desejarem certificar sua operação, assim, padrões operacionais de alto nível poderão ser utilizados por qualquer empresa.

A Verde Ghaia Consultoria Online está disponível para retirar as dúvidas de sua equipe sobre a gestão de facilities, bem como sobre qualquer outro sistema de gestão, tudo de forma simples, rápida e acessível.

Compartilhe nas redes sociais:

        

1 Comentário

Deixe o seu comentário!