Verde Ghaia Consultoria Online

Como a norma sanitária pode ajudar a salvar vidas?

Como a norma sanitária pode ajudar a salvar vidas?
Avalie esse post

norma sanitária pode ajudar a salvar vidas

No artigo de hoje, vamos falar sobre como a norma sanitária pode ajudar a salvar vidas a partir da garantia de fornecimento de produtos e serviços de qualidade quando se tratam de consumo humano.

Empresas que lidam com produtos ou serviços voltados ao consumo humano, como medicamentos e alimentos, precisam estar atentas à legislação sanitária do país, uma vez que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um dos órgãos de fiscalização que exercem maior influência no âmbito da regulação brasileira sobre este tipo de produtos.

A fiscalização da ANVISA é bastante ampla e possui poder de interditar ou caçar a licença de operação de empresas que desrespeitarem suas normas e portarias.

O que é a norma sanitária?

Na verdade, não é uma norma sanitária específica, mas o conjunto de muitas normativas e portarias da ANVISA que servem com orientação à produção, manipulação, transporte e movimentação de materiais para o consumo humano.

Há várias normas que trabalham no âmbito sanitário, como é o caso da ISO 22000 que trata especificamente da indústria alimentícia. Contudo, neste artigo vamos nos deter a uma norma geral que pode ser adotada pelas empresas para manter um alto padrão de segurança sanitária de suas instalações. Falaremos da certificação de boas práticas sanitárias da ANVISA.

As boas práticas sanitárias são um conjunto de instruções, algumas delas obrigatórias, que podem ser verificadas em uma empresa. Caso a organização seja validada como atendente a todos os requisitos, receberá o certificado de boas práticas do órgão regulador.

Qual o objetivo da norma sanitária?

norma sanitária pode ajudar a salvar vidas

O objetivo da norma sanitária é fornecer um padrão de operação para as empresas, que poderão agora sistematizar toda a legislação, aplicando-a como se fosse um sistema de gestão, assim como as ISO 9001, 14001, 45001 e etc.

Uma vez que há a sistematização da legislação, ela pode ser aplicada de forma integrada às operações de rotina da empresa. Facilitando a execução do processo, uma vez que de um jeito ou de outro, ele deveria se adaptar para atender às normas da agência.

Outro objetivo da norma sanitária é criar um padrão de qualidade com base nas recomendações da ANVISA, o qual pode ser utilizado como selo garantidor de conformidade sanitária do processo em uma negociação ou tentativa de abertura de um novo cliente pela empresa.

Como implementar a norma sanitária na empresa?

A norma sanitária é implementada de uma forma um pouco diferente das normas ISO 9001 e 14001. A norma em questão se chama “certificação de boas práticas sanitárias da ANVISA”, a solicitação é bastante simples, basta apenas que a empresa faça a solicitação pelo site, pague a taxa e se prepare para receber o auditor do órgão.

No caso das certificações ISO, empresa deveria ser auditada por um organismo certificador independente e no caso das “boas práticas ANVISA”, ela deverá ser auditada por um agente do próprio órgão concessor do certificado.

Obviamente que, antes da solicitação de auditoria, a empresa precisa se certificar de que todos os pontos exigidos para a certificação estão em perfeito estado de operação.

Para isso, muitas empresas contratam consultoria especializados, como por exemplo, os consultores da Verde Ghaia Consultoria Online.

Quais os principais benefícios da norma sanitária?

norma sanitária pode ajudar a salvar vidas

Os principais benefícios em se implementar a certificação de boas práticas sanitárias da ANVISA se referem à acreditação do sistema sanitário da empresa mediante a possíveis novos clientes e fornecedores.

Muitas empresas, ao selecionar seus fornecedores, exigem que eles obtenham ou já sejam certificados nas boas práticas da ANVISA, pois assim haverá uma garantia de que os insumos por eles entregues, estarão em conformidade com as exigências sanitárias, tanto legais quanto mercadológicas.

Outro grande benefício da certificação de boas práticas da ANVISA é a adequação completa às normas do órgão, o que pode livrar a empresa de dores de cabeça com fiscais e possíveis autuações emitidas pela agência.

A norma sanitária pode ajudar a salvar vidas

norma sanitária pode ajudar a salvar vidas

Muito além dos padrões regulatórios e das questões burocráticas envolvidas, na prática a norma sanitária pode salvar vidas, uma vez que ela atua diretamente sobre produtos que serão consumidos por humanos. Os principais produtos regulados são alimentos, medicamentos e cosméticos.

A norma pode garantir que os produtos comercializados sejam produzidos, manipulados e transportados sobre rígidos padrões de higiene e descontaminação, permitindo que o consumo seja seguro e que bactérias, fungos e vírus causadores de graves doenças sejam eliminados dos materiais ao longo do processo produtivo.

No passado muitas pessoas adoeciam e outras muitas iam á óbito por problemas que hoje consideramos simples de serem resolvidos. Os padrões sanitários têm muito crédito pela mudança deste quadro e a correta manipulação de materiais de consumo humano garante que possamos ter acesso aos mais diversos produtos, tendo praticamente certeza de que não seremos contaminados ou contrairemos doenças ao ingeri-los.

A implementação da norma envolve custos elevados?

Caso a empresa esteja em conformidade com a legislação promulgada pela ANVISA para o seu tipo de negócio, não haverá custos elevados para a certificação nas boas práticas do órgão. Pois o trabalho do consultor será basicamente verificar se está tudo em ordem e documentar todos os procedimentos.

Contudo, se a empresa estiver desconforme, haverá algum custo para a adequação, uma vez que há a possibilidade de que investimentos em estrutura sejam necessários para a correção do processo.

O custo de consultoria para a implantação da norma de “boas práticas da ANVISA”, não diferem muito dos custos para a implementação das normas de qualidade, meio ambiente e segurança alimentar no padrão ISO.

A norma de boas práticas da ANVISA, ou norma sanitária, é importantíssima em um contexto onde se requer padrões de qualidade e segurança sanitária cada vez maiores das empresas que produzem, transportam e manipulam produtos para consumo humano.

A adoção das boas práticas pode ser a garantia de que os processos da empresa obedecem com rigidez aos padrões sanitários e que seus produtos podem ser empregados em qualquer cadeia produtiva com segurança e confiabilidade.

A equipe da Verde Ghaia Consultoria Online está disponível para auxiliar a sua empresa na obtenção do certificado de todas as normas, dentre elas, a certificação de boas práticas ambientais da ANVISA.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!