Verde Ghaia Consultoria Online

O que afeta a má definição de responsabilidade dentro da empresa?

O que afeta a má definição de responsabilidade dentro da empresa?
5 (100%) 1 voto

responsabilidade dentro da empresa

A sustentabilidade da organização é afetada diretamente, diante da má definição de responsabilidade dentro da empresa. A organização que não tem a responsabilidade como seu principal parâmetro pode sofrer sérias consequências. Ocorre um desequilíbrio dos pilares que sustentam a companhia e o desempenho econômico, a conservação do planeta e o bem-estar das pessoas ficam comprometidos.

A dificuldade de agir de forma responsável, subestimando a importância do comportamento ético, gera impactos negativos para o setor empresarial. Hoje em dia, é imprescindível que as organizações conquistem o respeito da opinião pública e da comunidade na qual estão inseridas. Agir na contramão disso, pode prejudicar a saúde e a segurança dos colaboradores e abalar a reputação da empresa junto a seus públicos.

A seguir, vamos entender melhor as consequências da má definição de responsabilidade dentro da empresa. Acompanhe!

Não responsabilidade afeta desempenho empresarial

responsabilidade dentro da empresa

A responsabilidade empresarial se tornou um pré-requisito para as organizações que buscam conquistar seu espaço no mercado globalizado e alcançar bom desempenho econômico. Ter uma conduta responsável está diretamente relacionado ao cumprimento dos princípios da sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade se equilibra sobre três pilares: o ambiental, o econômico e o social. Conhecido como triple bottom line (3P, em inglês, de People, Planet e Profit,) significa que as empresas devem se preocupar com as pessoas, o planeta e não somente com o lucro. Sendo assim, as organizações devem buscar a viabilidade financeira do seu negócio, mas trabalhando também para a conservação do planeta e o bem-estar social.

Tornar-se uma empresa sustentável requer um bom planejamento e isso passa pela definição de responsabilidades. Quando não se tem uma formalização dos deveres de cada um dentro da empresa, cria-se uma confusão a respeito de quem é o verdadeiro responsável por determinada tarefa. Ou seja: não se sabe quem responderá pelos resultados alcançados — sejam eles positivos ou negativos.

Esse planejamento estratégico das responsabilidades é um ponto nevrálgico para o bom desempenho da empresa. Sem ele, os lucros da empresa, um dos princípios da sustentabilidade, correm sérios riscos.

Não responsabilidade afeta colaboradores

responsabilidade dentro da empresa

Além de colocar em risco o desempenho financeiro, a indeterminação dos deveres de cada um na empresa também traz prejuízos aos colaboradores que são a força de trabalho de uma organização.

Uma companhia que não adota práticas responsáveis pode ter prejuízos financeiros e colocar em risco a saúde e a segurança do trabalhador, que é o maior patrimônio que a empresa possui.

A contratação de uma consultoria pode ser estratégica para que a empresa se torne responsável com seus funcionários, obtendo a certificação da OHSAS 18001.

A sigla OHSAS 18001 refere-se a Occupational Health ans Safety Assessments Series que, em português, significa Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional. Publicada pela British Standards Institution (BSI), a norma se refere aos riscos que as atividades rotineiras no ambiente de trabalho podem gerar aos colaboradores que as desempenham.

Este estudo sobre a importância da norma para o setor de construção civil aponta, por exemplo, que se todas as diretrizes da OHSAS 18001 forem cumpridas benefícios podem ser alcançados, entre eles:

Não responsabilidade dentro da empresa afeta meio ambiente

responsabilidade dentro da empresa

Prejuízo financeiro e riscos à saúde e segurança do trabalhador não são os únicos impactos gerados por uma organização que não prima pela responsabilidade. O meio ambiente pode ser bastante afetado quando a responsabilidade empresarial é negligenciada.

O aumento do consumo levou a uma exploração desmedida dos recursos naturais, colocando em risco as reservas ambientais. Ao mesmo tempo, há uma pressão da sociedade civil, de organizações ambientais e lideranças mundiais para que as empresas poupem a natureza.

É fundamental que a utilização dos recursos naturais pelas organizações seja feita de forma responsável e que os resíduos gerados nas linhas produção tenham um destino adequado. Sendo assim, os processos de fabricação devem ser sustentáveis, adotando-se medidas como:

Quando uma empresa adota essas posturas responsáveis, ela está praticando uma nova ética em relação à natureza, o que poupa o meio ambiente e gera uma imagem muito positiva junto a sua clientela.

Atente para as leis de responsabilidade social

responsabilidade dentro da empresa

Para evitar os impactos negativos do não cumprimento de seus deveres, provocando prejuízos financeiros e riscos aos colaboradores e ao meio ambiente, é preciso que a empresa siga as de leis de responsabilidade social.

A implantação da certificação de Responsabilidade Social é uma solução que impede a indefinição dos deveres de cada um na empresa, fortalece o negócio e a imagem da organização no mercado.

A norma SA 8000 é uma de certificação internacional que estimula as organizações a praticar a responsabilidade social nas rotinas de trabalho. São diretrizes aplicáveis a qualquer empresa, de qualquer tamanho.

A ABNT NBR 16001  é uma norma que estabelece requisitos para um sistema de gestão da Responsabilidade Social. Por meio dessa norma, a empresa deve formular e implementar uma política de atuação que seja pautada, entre outros princípios, por:

  • compromissos éticos;
  • preocupação com a promoção da cidadania;
  • desenvolvimento sustentável;
  • transparência na implantação das suas atividades;

Responsabilidade socioambiental reverte riscos

As consequências da má definição de responsabilidade dentro da empresa podem ser danosas para uma organização. No entanto, é possível reverter o quadro, assumindo posturas socioambientais corretas e, dessa forma, impedir prejuízos financeiros e riscos para o meio ambiente e aos que trabalham para organização.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Como a consultoria pode ajudar na certificação de responsabilidade social

 

Escolha um plano para migrar:


1° Passo - escolha a norma

ISO 9001

ISO 14001

2° Passo - escolha o tamanho da sua empresa

PARCELAS
em até 12x

HORA(S):

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!