Verde Ghaia Consultoria Online

Saiba quais NBRs regulam materiais na construção civil?

Saiba quais NBRs regulam materiais na construção civil?
5 (100%) 2 votos

 

NBRs regulam materiais na construção civil

 

A construção civil exige o desenvolvimento destas NBRs como padrão de qualidade e segurança. E entre as centenas de NBRs regulam materiais na construção civil.

O setor da construção civil é regido por inúmeras Normas Técnicas Brasileiras – NBRs, que têm o intuito de estabelecer soluções para aumentar a qualidade, produtividade, segurança e reduzir os custos. As NBRs da construção civil foram desenvolvidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e são uma forma de organizar, monitorar e controlar todo processo da obra e a conformidade dos materiais utilizados na construção.

As NBRs são consideradas uma referência confiável para o setor ao qual se destina, sendo por isso usada em processos: de regulamentação, de acreditação, de certificação, de metrologia e de informação técnica. Vamos saber mais?

Para que serve as NBRs da construção civil?

NBRs regulam materiais na construção civil

Ao utilizar as NBRs a empresa estará aumentando a rentabilidade, qualidade e competitividade do material destinado à construção civil no mercado. Uma vez que elas promovem regulamentos, diretrizes, características ou orientações sobre o material.

Como a ISO 9001 e a ISO 45001, estas normas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança ou mesmo na sua destinação final dos resíduos gerados. Também estabelecem procedimentos, padronizam formas, dimensões, tipos, usos, fixam classificações ou terminologias, definem a maneira de medir ou determinam as características e os métodos de ensaio.

As NBRs da construção civil asseguram que o material utilizado na obra possui qualidade, eficiência e respeito ambiental.

Hoje é comum o mercado exigir a utilização das NBRs para regulamentarem os materiais da construção, assegurando assim qualidade do produto.

Leia também outro artigo do nosso blog: É possível alcançar sustentabilidade na construção civil?

Principais normas que regulamenta os materiais

NBRs regulam materiais na construção civil

Diante da necessidade de regulamentarem os materiais da construção civil, a ABNT desenvolveu um comitê especializado, o CB-002, que atua no desenvolvimento das normas NBRs da construção civil.

O comitê auxilia o mercado a extrair o melhor dos materiais e a gerar um aumento de produtividade e qualidade.

Foram estabelecidos ao todo 274 NBRs da construção civil, entre eles: métodos de ensaio para verificar o desempenho do material, classificação dos materiais, determinações das propriedades, procedimentos de execução, qualificação e gestão dos resíduos (incluindo a utilização de resíduos como matéria prima).

Confira a seguir algumas NBRs que regulam materiais da construção civil.

Saiba também sobre Construções sustentáveis e a ISO 14001.

Tijolos

A NBR 7170, NBR 6460 e NBR 8041 são normas que regulamentam os tijolos maciços cerâmicos. O objetivo principal destas NBRs da construção civil é estabelecer exigências para a melhor qualidade do produto, como por exemplo, terem as mesmas dimensões, mesma resistência mínima à compressão e as condições de recebimento.

Blocos de concreto para alvenaria

Os blocos de concreto para alvenaria têm cada vez mais normas técnicas para seguir.

As normas mais relevantes para o setor são:

  • ABNT NBR 6136 – Bloco de concreto simples para alvenaria estrutural;
  • ABNT NBR 12118 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Métodos de ensaio;
  • ABNT NBR 15961(Partes 1 e 2) – Alvenaria estrutural – Blocos de concreto e Execução e controle de obras;
  • ABNT NBR 8949 – Paredes de alvenaria estrutural – Ensaio a compressão simples;
  • ABNT NBR 14321 – Paredes de alvenaria estrutural – Determinação da resistência ao cisalhamento;
  • ABNT NBR 14322 – Paredes de alvenaria estrutural – Verificação da resistência à flexão simples ou à flexocompressão;
  • ABNT NBR15873 – Coordenação modular para edificações.

Telhas Cerâmicas

A norma NBR 15310, que regulamenta os requisitos para as telhas cerâmicas, estabelece o limite máximo admissível de absorção de água, as dimensões e tolerância dimensional, os tipos e a carga de ruptura. Seguindo as normas, os materiais têm a garantia de segurança, durabilidade e qualidade.

Placas cerâmicas para revestimento – Porcelanato

A NBR 15463 estabelece critérios para as placas cerâmicas para revestimento. As placas precisam estar de acordo com os critérios estabelecidos para garantir a melhor qualidade.

Cal Hidratada para argamassa

O cal hidratado precisa seguir os critérios estabelecidos na NBR 7175 com a finalidade de obter qualidade e maior resistência do material. Além desta NBR da construção civil existem outras, como:

  • NBR 6471:1998 – Cal virgem e cal hidratada – Retirada e preparação de amostra – Procedimento;
  • NBR 6473:2003 – Cal virgem e cal hidratada – Análise química;
  • NBR 9205:2001 – Cal hidratada para argamassas – Determinação da estabilidade;
  •  NBR 9206:2003 – Cal hidratada para argamassas – Determinação da plasticidade
  • NBR 9207:2000 – Cal hidratada para argamassas – Determinação da capacidade de incorporação de areia no plastômetro de Voss;
  • NBR 9289:2000 – Cal hidratada para argamassas – Determinação da finura;
  • NBR 9290:1996 – Cal hidratada para argamassas – Determinação de retenção de água;
  •  NBR 14399:1999 – Cal hidratada para argamassas – Determinação da água da pasta de consistência normal.

Benefícios das NBRs regulam materiais na construção civil

NBRs regulam materiais na construção civil

O uso das NBRs da construção civil trás diversos benefícios a um empreendimento. Um dos benefícios da normalização é a de contratação e venda de novas tecnologias. Além disso, a utilização de materiais normalizados facilita a exportação e a importação de produtos que estejam regulamentados de acordo com as NBRs da construção civil.

Outro beneficio é a garantia de maior durabilidade e qualidade, uma vez que estabelecem requisitos mínimos que os materiais precisam seguir.

A normalização dos materiais de construção civil também exige a adequação por parte da equipe envolvida nas obras, tornando-a mais preparada quanto ao uso e desenvolvimento de materiais mais resistentes, duráveis e de qualidade.

Sendo assim as NBR da construção civil determinam critérios de qualidade desde o processo de controle e recebimento até o preparo dos materiais. Por isso, quando uma empresa do setor de construção civil está usando materiais em conformidade com as NBRs, não só o processo construtivo está regulamentado, como o empreendimento será mais valorizado. Um produto certificado aumenta a qualidade de uma obra e a satisfação dos clientes.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar mais no assunto? Leia mais em: Para que serve a NBR?

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!