Verde Ghaia Consultoria Online

O que se pode esperar com as mudanças na ISO 19011?

O que se pode esperar com as mudanças na ISO 19011?
3 (60%) 2 votos

mudanças na ISO 19011

Recentemente foi publicado um DRAFT com a previsão de algumas mudanças na ISO 19011. Elas foram criadas no sentido de modernizar a norma para os novos contextos organizacionais.

A norma ISO 19001 fornece as bases para a realização de auditorias em sistemas de gestão. Ela deve ser usada tanto para capacitação dos auditores quanto para a definição dos critérios de avaliação e métodos empregados nas auditorias interna e externa.

Neste artigo, falaremos das principais mudanças na ISO 19011. Abordaremos como objeto, a ISO/DIS 19011:2017, que é uma espécie de rascunho da publicação definitiva, também conhecido como DRAFT.

Definindo a ISO 19011

A norma ISO 19011 fornece orientação sobre sistemas de gerenciamento de auditoria. Aplica-se a todas as organizações que precisam realizar auditorias internas ou externas ao sistema de gestão ou gerenciar programas de auditoria.

O que a ISO 19011 cobre?

mudanças na ISO 19011

A norma cobre os princípios de auditoria de sistemas de gestão – ‘valores morais que sustentam a profissão’ – integridade, apresentação justa, devido cuidado profissional, confidencialidade, independência e abordagem baseada em evidências.

A ISO 19011 dispõe sobre o gerenciamento de um programa de auditoria – projetando, implementando, monitorando e revisando e melhorando o processo de avaliação do sistema de gestão. Além do mais, a norma indica como deve ser feito o procedimento, desde seu início até a confecção do relatório final.

Outra função da ISO 19011 é avaliar a competência de indivíduos envolvidos no processo de auditoria – incluindo a pessoa que gerencia o programa, os líderes de equipe de auditoria e os auditores individuais.

É necessário deixar claro que não existe uma certificação na ISO 19011, ela é apenas um padrão a ser perseguido por empresas e organismos de auditoria.

Por que a ISO está revendo o padrão da norma?

mudanças na ISO 19011

A ISO 19011 foi introduzida em 2002 como diretrizes para a auditoria de qualidade e / ou sistemas ambientais. Naquela época, esses eram os únicos padrões do sistema de gerenciamento ISO disponíveis.

Ao longo dos anos 2000, surgiram novos sistemas de gestão, focados em outras áreas além da qualidade e do meio ambiente, de modo que, houve a necessidade de tornar o padrão mais genérico.

Desde então, vimos a introdução de uma nova geração de padrões de sistema de gerenciamento baseados no Anexo SL. Isso significa que eles compartilham uma estrutura de alto nível comum, texto principal idêntico, termos comuns e definições básicas. O encaminhamento de todos os novos padrões ISO será baseado no Anexo SL, e os padrões existentes de SG adotarão o Anexo SL quando forem revistos ​​para atualização.

A ISO 19011, portanto, precisava ser atualizada para refletir tanto a estrutura quanto o conteúdo desses novos padrões de SG.

Quais são as principais mudanças previstas para a ISO 19011?

mudanças na ISO 19011

A mudança mais significativa identificada no DRAFT foi a introdução de um sétimo princípio de auditoria, ‘Abordagem baseada em risco: uma abordagem de auditoria que considera riscos e oportunidades’.

Esta abordagem baseada no risco deve influenciar substancialmente o planejamento, a condução e a comunicação das auditorias, a fim de garantir que elas sejam focadas em assuntos significativos para o auditado e para alcançar os objetivos do programa de estabelecido.

De fato, a necessidade de considerar os riscos (e oportunidades) prevalece em todas as seções do documento, desde a concepção do programa até a determinação de quem deve estar na equipe de auditoria, desde a condução inicial até sua conclusão.

Estruturalmente também houve algumas mudanças. A ordem dos subitens do ponto 6.4 “Condução das atividades de auditoria” foi alterada.

Um acréscimo interessante na cláusula 6.4.7 é o texto reconhecendo que na nova abordagem do Anexo SL (com base em informações documentadas e não em documentos e registros) nem todas as informações podem ser verificadas em 100%. Isso introduz o conceito de julgamento profissional, que um auditor agora precisa empregar para determinar até que ponto eles podem confiar em tais informações.

Alterações nos anexos

O antigo anexo A foi suprimido, ele continha exemplos específicos da área de conhecimento e das habilidades necessárias para auditar determinados tipos de indústria. Isso pode ser reintroduzido – no entanto, há muitas divergências nas interpretações do assunto.

O antigo Anexo B passa a ser o Anexo A. Este foi substancialmente reformulado, o item fornece orientação específica para os auditores nos principais pontos. A variedade de tópicos agora foi expandida para incluir: métodos de auditoria; julgamento profissional; resultados de desempenho; verificação de informações; auditoria de riscos e oportunidades e ciclo de vida, além de algumas mudanças significativas nas cláusulas existentes (amostragem estatística, orientação para visitar a localização do auditado).

Além disso, os auditores devem compreender a aplicação dos padrões do sistema de gestão no mundo pós-Anexo SL e as relações e interações entre os componentes de um sistema de gestão à luz do Anexo SL.

Mudanças para os auditores

mudanças na ISO 19011

Espera-se agora que os líderes de equipe de auditoria possuam a competência para discutir questões estratégicas com a alta administração.

Ao longo do tempo, a terminologia foi revisada para refletir que as definições mais recentes (critérios de auditoria, equipe de auditoria, especialista técnico, escopo de auditoria, risco, sistema de gerenciamento foram todas revisadas). Além disso, os ‘fornecedores’ foram substituídos por ‘provedores externos’, ‘documentos e registros’ por ‘informação documentada’.

Resta uma discussão contínua sobre se o ‘plano de auditoria’ deve se tornar ‘saída do planejamento de auditoria’ e ‘relatório de auditoria’ ‘do relatório de auditoria’, mas como os primeiros são termos tão usados, é improvável que sejam alterados.

Qual é o próximo para a publicação da norma??

Todos os padrões internacionais passam por um processo bem estabelecido em sua jornada desde o conceito até o artigo final. Atualmente, estamos no Draft International Standard (ou estágio DIS). Espera-se que antes do fim de 2018 a norma definitiva seja publicada.

As mudanças na ISO 19011 impactarão positivamente a forma como as auditorias de sistemas de gestão são realizadas em todo o mundo. A expectativa é de que o processo seja mais flexível e adaptável para cada tipo de empresa e norma abordadas. Os clientes da Verde Ghaia Consultoria Online já podem contar com consultores e equipes de treinamento para auditorias aptos a tirarem todas as dúvidas sobre as novidades da norma que está por vir.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!