VG Consultoria Online

Missão, visão e valores: os pilares do planejamento alinhados aos sistemas de gestão

Missão, visão e valores: os pilares do planejamento alinhados aos sistemas de gestão
5 (100%) 1 voto

O que você almeja na vida profissional? Pode ser estudar, ter um bom emprego, ser reconhecido pelos colegas de trabalho ou ainda abrir um negócio de sucesso. Qualquer uma dessas opções exige que você tenha objetivos claros, metas definidas e coerência a fim de que se alcance sucesso profissional, certo?

Uma organização também precisa de objetivos, metas e coerência em suas atividades para alcançar o sucesso, que são explicitados por meio da missão, visão e valores da empresa. Quando se pensa em um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ou ainda em um Sistema de Gestão Ambiental (SGQ), estes são considerados os pilares de todo o processo. Vamos falar mais sobre o que significa cada um deles?

Definição para missão, visão e valores

Uma empresa que visa apenas o lucro como objetivo único não possui esses pilares. Para sustentar o lucro, é preciso ter um adequado Planejamento Estratégico que trará visão holística do seu empreendimento, agregará valor ao produto e fará com que a empresa tenha um diferencial competitivo por meio de sua missão no mercado.

Missão

A missão está relacionada com a razão de ser da empresa, ou seja, com seu propósito e para quem ela se destina. De acordo com Peter Ducker, autor das principais teorias de gestão dos últimos 50 anos, quando o empreendedor for definir a sua missão, deve-se fazer perguntas do tipo:

Porque a empresa existe?

Qual é o nosso negócio?

O que a empresa faz e para quem?

O que tem valor para o cliente?

Como deveria ser o nosso negócio?

Com as respostas dessas perguntas, o empreendedor é capaz de definir a sua missão inspirada em uma visão de futuro, e ela é elaborada com a formulação de uma declaração com o propósito de direcionar as ações dos funcionários com objetivos e metas bem claros.

Para exemplificar, veja a missão da indústria do ramo alimentício BUNGUE: “Melhorar a vida, contribuindo para o aumento sustentável da oferta de alimentos e bioenergia, aprimorando a cadeia global de alimentos e do agronegócio”.

Visão

A visão está relacionada com uma perspectiva de futuro. É a inspiração para um objetivo que a empresa busca alcançar em longo prazo, podendo ser o que ela pretende se tornar a partir da missão que cumpre no mercado e na sociedade.

Sua descrição deve refletir os esforços individuais e coletivos da empresa e os investimentos que serão necessários para se alcançar o sonho proposto pela visão. Para tal, podem-se perguntar coisas do tipo:

Qual é a direção que devemos apontar nossos esforços?

Onde estaremos em 20 anos?

O que estou ajudando a construir?

Como exemplo deste contexto, temos a visão da siderúrgica GERDAU: “Ser global e referência nos negócios em que atua”.

Valores

Os valores são, assim como na vida pessoal de qualquer pessoa, os princípios éticos ou crenças que norteiam a conduta da organização, para que assim se cumpra o propósito e se alcance a visão de futuro propostos na missão e na visão da empresa. Sua descrição dita os comportamentos e atitudes da organização sobre de como ela se relaciona com os colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade. Para definir os valores, respondem-se as seguintes perguntas:

Qual deve ser o comportamento dos funcionários de modo individual, entre si e com os clientes?

Como a empresa trata seus clientes e faz negócios?

Qual a nossa relação e responsabilidades com a comunidade?

Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

Dessa forma, temos como exemplo os valores da distribuidora de combustíveis ALE, que são:

  • Somos empreendedores. Buscamos novos caminhos.
  • Acreditamos no desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses econômicos, ambientais e sociais.
  • Somos integrados à região em que estamos presentes.
  • Fortalecemos nossas parcerias diariamente.
  • Estimulamos a criatividade em nossa equipe e parceiros.
  • Agimos como falamos. Sempre com integridade e coerência.
  • Valorizamos a segurança, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

 

Qual a relação entre o sistema de gestão de qualidade e os pilares da missão, visão e valores?

A gestão de qualidade nas empresas visa manter a melhoria contínua e a satisfação do cliente. Intrínseco neste objetivo, missão, visão e valores da empresa dão o direcionamento para a condução eficaz do SGQ e inclusive é um dos requisitos exigidos pela norma ISO 9001.

Não apenas pela norma do SGQ, a ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão Ambiental também exige que os objetivos e metas da empresa estejam explícitos na missão, visão e valores no que diz respeito a questão do meio ambiente.

Com relação ao SGA, uma das missões da empresa pode ser em relação à gestão dos resíduos. Por exemplo, quando ela tem um propósito de se tornar uma empresa Aterro Zero, gerenciando todos os seus resíduos para fins de comercialização e realização negócios por meio do Mercado de Resíduos.

Relembrando o que significa ISO 9001…

Ao implementar a norma ISO 9001 na empresa, significa as atividades executadas serão realizadas a partir dos critérios de um Sistema de Gestão da Qualidade que traz orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma norma aplicável a todo tipo de empresa e tem certificação internacional.

Mais de um milhão de empresas, em cerca de 170 países, são certificadas nessa norma. No Brasil, o INMETRO traz algumas orientações sobre a certificação, pesquisas de credibilidade e demais assuntos relacionados.

Essa norma teve sua versão recentemente atualizada, no ano de 2015, o que trouxe mudanças significativas de visão quanto ao SGQ dentro da empresa, inclusive com relação à missão, visão e valores, que deixam de ser mais um atrativo de marketing e integram e impactam significativamente na manutenção da Certificação ISO 9001:2015.

O que mudou para com a nova versão da ISO 9001:2015?

A nova versão da norma torna auditável o contexto organizacional da empresa, em que missão, visão e valores devem ser amplamente compreendidos pelas partes interessadas da empresa, sejam eles clientes, funcionários, fornecedores, e afins, claro que respeitando todo e qualquer sigilo estratégico e comercial da empresa.

Tem-se então um SGQ totalmente alinhado, integrando os objetivos e metas da Alta Direção por meio da base da empresa que é a missão, a visão e seus valores juntamente com o planejamento estratégico e todos os envolvidos nos processos.

Além disso, a nova versão dessa norma traz também mudanças significativas quanto ao foco no cliente, envolvimento das pessoas, liderança, abordagem de processo, tomada de decisões, melhoria contínua e ainda possui uma maior compatibilidade entre as normas ISO.

Para saber mais acerca da norma, a Verde Ghaia, referência em todo o Brasil, dispõem de um serviço de auditoria e consultoria nas áreas de Qualidade, Segurança e Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, e, por meio de sua plataforma on-line, disponibiliza o curso ISO 9001 2015, dentre outras categorias, para quem deseja se atualizar.

Caso você não tenha como realizar o curso por enquanto, leia o E-BOOk gratuito da ISO 9001 2015 para download com várias informações. Não deixe de conhecer.

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!