Mindset Empreendedor: torne o trabalho à distância mais produtivo
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Como liderar seus times com a flexibilidade do trabalho remoto?

A chave para o trabalho remoto bem-sucedido é o gerenciamento da equipe, por isso o gestor continua a ser uma figura essencial — diferentemente do que costumam pensar aqueles que vão de encontro à corrente do home office. Trabalhar de casa não é “estar sem chefe”, e sim exercitar a responsabilidade e firmar uma parceria sólida entre líder e equipe.

Como tornar o trabalho à distância mais produtivo?

Para muitos parece uma missão impossível. Mas uma equipe assídua e dedicada, muitas vezes é a única ferramenta necessária para gerar excelentes resultados. E boa parte do estímulo vem do gestor.

Além disso, é importante ter ferramentas tecnológicas certas, para manter o controle das tarefas e assegurar a conquista de todas as metas. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada do Home Office.

Invista em tecnologia

Esteja ciente de que a empresa precisa oferecer recursos tecnológicos aos seus funcionários, é um dever. Além disso, é muito desanimador trabalhar com um computador lento ou com uma internet que cai a toda hora. Se a empresa garantir equipamentos de qualidade a todos, dificilmente haverá problemas capazes de atrasar o trabalho.

Analise perfis da sua Equipe

Ao delegar, procure avaliar o perfil de cada colaborador. Alguns funcionam bem com material visual (gráficos, vídeos); já outros, preferem lidar com leitura, análises de documentos. Há também aqueles que gostam de falar com o cliente, usam muito o telefone.

O perfil da residência do funcionário também pode afetar sua produtividade. Quem tem família? Quem mora sozinho? Todos os detalhes fazem diferença. Se houver dúvida na hora de distribuir funções, converse honestamente com cada um, pergunte o que os deixa confortáveis, busque saber quem possui resistência ao trabalho remoto.

Esse tipo de análise é importantíssima para garantir a produtividade do grupo.

Tenha objetivos claros e bem definidos

Sempre que for delegar uma tarefa, seja muito claro ao expor o que deseja. Explique bem os processos e seja direto quanto ao resultado desejado, especificando tanto as metas individuais quanto as coletivas.

Os colaboradores devem estar muito cientes de quais tarefas precisam ser priorizadas, devem ter ciência dos padrões de qualidade desejados. Não deixe também de abrir espaço para sanar dúvidas.

Estabeleça uma rotina

Não precisa exigir que seus colaboradores cumpram o horário com rigidez militar; você pode abrir espaço para emergências e também deve respeitar horários de refeições e pequenas pausas. Mas não permita que a liberdade seja excessiva, caso contrário, a produtividade pode ficar comprometida.

A melhor maneira de fazer com que a rotina funcione, é estabelecendo metas a serem cumpridas diariamente, inclusive com limites de horário (para evitar que o funcionário fique trabalhando até 22h).

O mais importante aqui é estabelecer uma relação de confiança com seus colegas e deixar todos cientes de suas responsabilidades. Se desejar, use aplicativos para controle de ponto (Tangerino, MyWork, PontoGo etc).

A comunicação organizada é essencial

Um erro que muitos gestores cometem, é abrir canais de comunicação em excesso para dialogar com a equipe (E-mail, telefone, WhatsApp, Zoom, Telegram, Skype). São tantos recursos e aplicativos disponíveis, que é comum as pessoas usarem um pouco de todos.

Não deixe isso acontecer com a sua equipe, pois demandas e informações importantes podem acabar se perdendo ou se misturando. Determine um limite de canais. E exija que documentações importantes (como contratos, relatórios, documentos) sejam sempre enviadas pelo e-mail corporativo.

Se necessário, adote um software de gestão integrada para manter toda a documentação em um só lugar e acessível a todos, garantindo também a segurança dos dados.

Crie um Mindset empreendedor com o Curso Gestão Acelerada da Verde Ghaia.

Quando possível agende encontros presenciais

Em tempos de Covid-19, pode ser que isso não seja passível de realização, mas caso o home office venha a ser parte do modus operandi de sua empresa, reuniões presenciais periódicas fazem muito bem.

Caso sua empresa elimine a sede física de vez, você pode realizá-las em espaço de coworking. Esses encontros ajudam a alinhar a equipe, principalmente em caso de dúvidas que são mais facilmente solucionadas pessoalmente. Além disso, eles fortalecem os laços entre gestor e equipe, e mantêm a interação.

O gestor fisicamente distante é o gestor mais presente

Muitos gestores ainda são avessos ao trabalho remoto porque pensam que, deste modo, a equipe vai “relaxar” além da conta. Esse tipo de coisa só acontece quando o gestor traz dentro de si o modelo de gestão vertical, ou seja, quando ele pensa naquele modelo de trabalho onde há uma hierarquia na qual alguns poucos mandam e o restante obedece.

Se você for um gestor aberto a ouvir sua equipe, se souber auxiliar sempre que necessário, dificilmente seus colaboradores vão dispersar. Colaboradores que se sentem valorizados trabalham melhor.

Saiba lidar com os imprevistos

Sempre que montar um planejamento, abra espaço para imprevistos, assim nenhum prazo importante será perdido. Lembre-se de que seus colaboradores estarão em ambientes diferentes, em condições diferentes.

É normal, por exemplo, que alguém não consiga cumprir a meta em determinado dia por falta de energia elétrica no bairro. Seja razoável e esteja pronto para resolver problemas (é isso o que a equipe geralmente espera de seu líder, que ele seja a solução quando a autogestão falha).

Lembre-se também, que como gestor, é importante se antecipar a todo tipo de problema. Se necessário, crie um programa de gerenciamento de riscos. Se você ainda não aprendeu a gerir à distância, prepare-se para aprender, pois, provavelmente este será o modelo predominante no mercado.

Quer conhecer mais sobre Gestão e implementar metodologias inteligentes e ágeis? Conheça nosso curso GESTÃO ACELERADA.

Gestão Acelerada - metodologias ágeis e inteligentes

Fale Conosco ou deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Categoria(s): Covid-19 / Gestão Estratégica /

Saiba mais


Newsletter

  Receba artigos gratuitos no seu e-mail

Colunistas