Migração ISO 14001 versão 2015

Não é novidade para a maioria das organizações que contam com sistema de gestão ambiental que a ISO 14001 teve parte dos requisitos atualizados. Desde 2015 foi publicada a nova versão da norma do sistema de gestão ambiental produzido pela Organização Internacional de Normatização (ISO).

Quando a ISO 14001:2015 entrou em vigor, todas as empresas que ainda contam com a certificação passada, datada do ano de 2004, devem promover a migração para a versão atual. Caso não migrem até setembro de 2018, os certificados serão cancelados.

É mais interessante para as organizações que elas promovam a migração antes da data limite, para evitar gastos onerosos em realizar novamente o processo de implementação da ISO 14001.

Destacamos que a média de tempo das organizações para migrarem levam em torno de seis meses. Portanto as etapas de atualização devem ser realizadas o quanto antes para evitar que as empresas percam a certificação ambiental.
Antes de aprender melhor o passo a passo da migração ISO 14001:2015, vejamos do que se trata a norma e por quais razões ela foi atualizada.

O que é a ISO 14001?

A norma baseia-se no sistema de gestão ambiental e traz requisitos para as organizações identificarem, controlarem e monitorarem as questões ambientais. A ISO 14001 permite que as empresas certificadas atuem em conformidade com a legislação vigente, desenvolva uma estrutura para minimizar as agressões ao meio ambiente e seja cada vez mais sustentável.

A ISO 14001 deve ser buscada por toda empresa que queira ter uma imagem ecologicamente correta, andar em conformidade com as leis ambientais e diminuir o impacto ambiental devido as atividades da organização.

Por que a ISO 14001 mudou?Por que a ISO 14001 mudou?

É comum que as normas da ISO sofram mudanças a cada cinco anos, aproximadamente. As modificações ocorrem para manter as normas atualizadas seguindo os avanços do mercado e as alterações da legislação.

Em relação a ISO 14001 2015, além dos motivos abordados acima, um dos principais objetivos da atualização foi propiciar uma evolução dos sistemas de gestão atuais, com base nos avanços tecnológicos, mudanças climáticas e no aprimoramento das práticas ambientais sustentáveis em todo o mundo.

Cada segundo conta! Não deixe para a última hora!

É interessante que as organizações se ajustem o quanto antes aos novos requisitos. Lembramos que os processos implicam em várias etapas, o que demanda tempo e preparação. Para não correr o risco de perder a certificação, entre em contato conosco e conheça a melhor forma de migrar para a versão 2015 ou comece sua migração agora.

MIGRE AGORA!

Você tem até Setembro de 2018 para migrar a nova norma ISO 9001 versão 2015.

Entenda as principais mudanças da ISO 14001:2015

  • vantagens iso 9001 versão 2015

    Liderança: A figura do RD (Representante da Direção), antes principal responsável pelo SGA, é substituído pela própria Liderança. O objetivo é alinhar os processos com o planejamento estratégico da empresa e a disseminação dos conceitos do sistema de gestão.

  • vantagens iso 9001 versão 2015

    Envolvimento das pessoas: O SGA busca que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados para agregar valor ao trabalho realizado. Incentivo à treinamentos.

  • vantagens iso 9001 versão 2015

    Melhoria contínua: Enfatiza e centra esforços na melhoria da gestão. Todas as reclamações de partes interessadas (clientes, fornecedores, funcionários etc) devem ser registradas e tratadas adequadamente desde que estejam dentro do escopo do SGA.

  • vantagens iso 9001 versão 2015

    Tomada de decisão: Incentivo à definição de métricas, mapa de informações e processos que colaboram nas análises e, consequentemente, para resultados efetivos.

  • vantagens iso 9001 versão 2015

    Compatibilidade ISO: Através do Anexo SL as normas ISO contam com a mesma estrutura. Isso facilita o trabalho tanto de quem implementa quanto de quem as audita.

  • vantagens iso 9001 versão 2015

    Abordagem de processo: Olhar especial para os riscos e oportunidades com objetivo e foco na prevenção de eventuais problemas.

Adaptação às mudanças da ISO 14001:2015

  • Avalie o estado atual da sua empresa: Uma das ações que podem auxiliar a reduzir o impacto das mudanças a organização é avaliar como está o atual sistema de gestão ambiental e a partir dos tópicos citados nesse artigo analisar o que precisará ser feito para obter a nova versão da ISO 14001.
  • Planeje-se: Precaver-se com antecedência e adaptar a empresa com métodos eficientes para não afetar as atividades rotineiras da organização. Veja como as mudanças poderão ser realizadas segundo as especificidades do seu empreendimento. Analise o tempo que será necessário, os recursos que deverão ser dispendidos e os ajustes que precisarão acontecer.
  • Envolva a Alta direção: para o bom funcionamento dos processos de adaptação à nova versão é imprescindível que a liderança esteja comprometida e envolvida de forma direta. Ela é a responsável pela boa fluidez e por reduzir a burocracia de execução das etapas.