Verde Ghaia Consultoria Online

Meu Selo de Certificação serve só para dizer que sou certificado?

Meu Selo de Certificação serve só para dizer que sou certificado?
5 (100%) 1 voto

selo de certificação

A busca pelo selo de certificação está muito mais ligada à aparência que ele pode conferir à empresa, do que às melhorias reais que as normas ISO podem trazer. É comum nas empresas de consultoria em normas ISO, o recebimento de clientes desesperados, precisando se certificar em pouco tempo para cumprir as diretrizes de algum cliente.

Neste artigo, faremos uma análise da importância da certificação e desvincularemos a imagem do selo como uma marca que serve apenas para provar que a empresa é certificada e etc.

Vamos demonstrar os ganhos reais que as organizações obtém, ao utilizarem as normas ISO em seus processos.

Objetivos da Certificação

A certificação tem como objetivo simplesmente atestar a conformidade da empresa às normas ISO que foram implementadas em seu sistema de gestão.

A grande questão aqui não é a certificação em si, mas a implantação de fato, de um sistema de gestão de alto nível, baseado nas normas internacionais elaboradas para melhoria das práticas corporativas.

O fato de a empresa receber um selo ao final do processo é simplesmente um reconhecimento do trabalho que foi feito em seu sistema de gestão, o qual é a parte que realmente importa quando se deseja ter uma administração de alto nível.

Muitos gestores desejam que suas empresas sejam certificadas, contudo, o correto seria que eles desejassem que suas empresas cumprissem todas as atribuições da ISO, desta maneira, a certificação seria quase que automática, ou seja, apenas um reconhecimento da alta qualidade gerencial do negócio.

Melhorias promovidas pela certificação

selo de certificação

A palavra certificação se refere à concessão do selo de atendimento a uma determinada norma. Para facilitar o entendimento do texto, vamos focar nas normas mais usadas, que são respectivamente as ISO 9001, 14001 e 45001.

O principal benefício trazido pelo selo de certificação da ISO 9001 é a elevação da qualidade administrativa da empresa, já que a norma estabelece os parâmetros para o que chamamos de SGQ (sistema de gestão da qualidade).

Alguns dos pontos tratados são o mapeamento de processos, estabelecimento de indicadores, gerenciamento por diretrizes e melhoria contínua.

Já a certificação na ISO 14001 estabelece o que chamamos de SGA (sistema de gestão ambiental). A norma determina como deve ser o gerenciamento das questões da empresa, que se relacionam com o meio ambiente com a legislação ambiental em específico. Muitas empresas possuem um selo de certificação que integra os sistemas de gestão ambiental e de qualidade.

A ISO 45001 por sua vez, estabelece o sistema de gestão para a saúde e segurança ocupacionais. A norma ajuda a empresa a instaurar os mais modernos padrões de segurança e a atender toda a legislação pertinente à segurança do trabalho.

Uma vez implementados os padrões, a produtividade da companhia é elevada, tornando seus processos e produtos mais confiáveis.

As principais dificuldades para se obter uma certificação

selo de certificação

A obtenção do selo de certificação se dá de maneira natural para as empresas que buscam implementar corretamente os padrões estabelecidos pelas normas do sistema ISO e realizam a implantação dos sistemas de gestão com planejamento e contando com o auxílio de profissionais de ponta.

Contudo, organizações que, por alguma razão precisam obter a certificação, tendo o selo como objetivo principal, ao invés de passarem pelo processo de forma natural, acabam tendo muitas dificuldades ao longo da execução, isso porque terão que criar padrões e estabelecer processos de maneira repentina, sem a devida fase de adaptação.

Para as empresas que estão com pressa em obter seu selo de certificação, o ideal é a executar o processo de implementação da norma com o auxílio de uma consultoria especializada, a qual já apresentará todos os modelos de procedimentos e implementará os processos normativos com mais facilidade. A equipe da Verde Ghaia Consultoria Online possui o ferramental necessário para este tipo de projeto emergencial.

O principal erro a respeito do selo de certificação

Muitos gestores acreditam que o selo de certificação serve apenas para poderem dizer que sua empresa é certificada. Contudo, quem pensa dessa maneira, certamente desconhece os ganhos de produtividade e de qualidade na gestão, que as normas podem trazer ao serem incorporadas aos processos organizacionais.

De fato, o selo é uma parte muito importante do processo de certificação, já que ele será um dos cartões de visita da empresa, a qual poderá informar ao mercado que seus processos seguem as normativas internacionais de gestão. Contudo, as mudanças internas são a principal razão para se pleitear uma certificação na norma ISO.

Primeiramente, a padronização dos processos, através de gerenciamento por diretrizes e estabelecimento de indicadores, fará com que todas as atividades da companhia estejam alinhadas à política desenhada pelos diretores.

Em segundo lugar, o processo de melhoria contínua é fortemente estabelecido e incentivado, de forma que todas as atividades da empresa passam por constante revisão e aprimoramento.

Estes são apenas alguns dos motivos para se deixar de acreditar que o selo da ISO se refere apenas à possibilidade de se dizer que a empresa é certificada.

É possível obter um certificado apenas para fins burocráticos?

selo de certificação

Sim, há casos de empresas que criam os procedimentos com o auxílio de um consultor especializado, implementam as melhorias, monitoram os processos e coletam as evidências de atendimento às normas, mas logo após a auditoria, deixam tudo de lado e voltam à realidade anterior.

Este tipo de atitude é no mínimo, imprudente, visto que a empresa gastará uma quantia considerável de dinheiro para depois não fazer uso dos procedimentos estabelecidos.

Há também a questão da manutenção do certificado, quando a empresa passará por novas auditorias, obrigando-a a realizar todo o processo outra vez.

Definitivamente, o selo de certificação não serve apenas para que o gestor diga que sua empresa é certificada. Ele significa que os processos das normas ISO foram devidamente implementados, verificados e auditados.

Este é o grande diferencial que as normas ISO podem oferecer ao mercado, a certeza de que a empresa que detém o certificado por longos anos, é uma organização séria e que zela pela qualidade de seus processos.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!