Verde Ghaia Consultoria Online

Você sabe o que são metodologias ágeis?

Afinal, o que são metodologias ágeis? Basicamente, elas são metodologias atualmente desenvolvidas e que possuem um enorme potencial de ajudar na sua gestão.

Uma metodologia ágil é focada no desenvolvimento de produtos e está associada ao Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, que surgiu em Utah no ano de 2001. Esse modelo ágil atua como uma ferramenta que auxilia no processo produtivo com foco em valor agregado.

Em comparação com as metodologias tradicionais, saber o que são metodologias ágeis traz vantagens na organização de equipes, na busca por melhoria contínua e em termos de desenvolvimento.

O que são metodologias ágeis dentro do Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software

Saber o que são metodologias ágeis está diretamente conectado a conhecer as sentenças e princípios do Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software. Suas quatro sentenças são:

  1. Indivíduos e interações;
  2. Softwares para gestão;
  3. Colaboração com o cliente;
  4. Respostas às mudanças;

1-) Na indústria de desenvolvimento de software, haverá pessoas cruciais, isto é, que fornecerão negócios, bem como pessoas que trabalharão com especificações, ou seja, desenvolvedores de software.

Essa é a razão pela qual a comunicação entre o negócio e a equipe de desenvolvimento é muito importante.

Para se ter uma ideia clara do que é necessário e quais são os requisitos exatos para desenvolver um projeto, é necessária uma comunicação adequada entre os negócios e os desenvolvedores.

  • Portanto, as pessoas devem ser valorizadas, bem como seus requisitos – mais do que os processos e ferramentas.

2-) A metodologia ágil não permite a completa eliminação de documentação, mas limita-os apenas ao necessário.

A principal razão para isso é que, muita documentação, como requisitos, especificações, prospectos, documentos de projeto, planos de teste, aprovações e mais podem causar um atraso na entrega do resultado final.

Ao invés das documentações, criam-se softwares eficientes o suficiente para um desenvolvedor começar uma tarefa.

  • Afinal, ao saber o que são metodologias ágeis é preciso saber que o foco principal será fornecer novos recursos tecnológicos de trabalho em seus respectivos períodos, sempre.

3-) Geralmente, em qualquer processo, o cliente interage com a equipe de desenvolvimento para negociar detalhadamente os requisitos e cronogramas – porém antes do início do trabalho.

Uma vez que o trabalho é feito, eles geralmente interagem em relação ao feedback e aos insumos. Na metodologia ágil – o cliente é engajado e colabora durante todo o processo, à medida que é entregue a ele valor.

  • Isso ajuda o desenvolvedor a entender as necessidades do cliente em detalhes e, eventualmente, a entregar o projeto a tempo e com qualidade.

4-) Mudanças são consideradas uma despesa na maioria dos métodos tradicionais, pois muito retrabalho é necessário em função do feedback ser dado após a entrega completa do projeto.

Nessa metodologia, as prioridades podem ser alteradas de iteração para iteração, isto é, periodicamente – e novos recursos e mudanças podem ser incluídos para facilitar o trabalho.

Em suma, saber o que são metodologias ágeis é compreender de que forma uma empresa pode trabalhar com sustentabilidade, ou seja, constantemente buscando inovação e melhorias nos processos internos – independentemente do tipo de organização em questão.

Princípios das metodologias ágeis

Conforme visto, o gerenciamento ágil de projetos é uma metodologia comumente usada para entregar projetos complexos devido à sua adaptabilidade.

Ele enfatiza a colaboração, flexibilidade, melhoria contínua e resultados de alta qualidade. O objetivo é ser claro e mensurável, sempre.

Além das quatro sentenças acima citadas, saber o que são metodologias ágeis também envolve conhecer seus 12 princípios:

  1. Satisfação do cliente, feito através da entrega de softwares precoces e continuamente à equipe;
  2. Acomodar os requisitos em constante mudança ao longo do processo de desenvolvimento;
  3. Entrega frequente de um software em funcionamento;
  4. Colaboração entre as partes interessadas do negócio e os desenvolvedores em todo o projeto;
  5. Apoiar, confiar e motivar as pessoas envolvidas;
  6. Ativar interações face a face;
  7. O software de trabalho é a principal medida de progresso;
  8. Processos ágeis para suportar um ritmo de desenvolvimento consistente;
  9. Atenção ao detalhe técnico e ao design, o que aumenta a agilidade;
  10. Simplicidade;
  11. Equipes de auto-organização incentivam grandes arquiteturas, requisitos e projetos;
  12. Reflexões regulares sobre melhoria contínua.

Além disso, ainda é interessante conhecer algumas das metodologias usadas por quem busca saber, de fato, o que são metodologias ágeis. Confira:

Scrum – o que são metodologias ágeis

O Scrum é um framework ágil que é usado para implementar as ideias por trás do desenvolvimento de softwares. Ele é composto por cinco valores: comprometimento, coragem, foco, abertura e respeito. Seu objetivo é desenvolver, fornecer e sustentar produtos complexos por meio de colaboração, responsabilidade e progresso iterativo.

Kanban – o que são metodologias ágeis

Kanban é um método altamente visual usado popularmente no gerenciamento de projetos ágeis. Ele cria uma imagem do processo de fluxo de trabalho, com o objetivo de identificar quaisquer gargalos no início do processo, para que um produto ou serviço de maior qualidade seja entregue.

XP (extreme Programming) – o que são metodologias ágeis

Baseado nos cinco valores de comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito, o XP é um framework que visa produzir uma maior qualidade de vida para a equipe de desenvolvimento. Ela também otimiza o processo de criação de um produto de maior qualidade, através de uma coleção de práticas de engenharia.

FDD (Feature Driven Development) – o que são metodologias ágeis

O FDD é um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental leve. Com o objetivo de fornecer um software tangível e funcional de maneira oportuna, ele é uma metodologia ágil que envolve fases específicas e muito curtas de trabalho, que devem ser realizados separadamente por recurso. Seu processo de desenvolvimento é estabelecido em um conjunto de melhores práticas com um objetivo de valor para o cliente.

Finalmente, tem-se o Lean Startup, que envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios nos processos e está muito atrelado ao ambiente de startups de tecnologia. Sabendo o que são metodologias ágeis é possível compreender a importância de se apostar em Sustentabilidade Empresarial, garantindo a dinamicidade e a otimização dos processos de gestão empresarial. Conte com elas!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!