Verde Ghaia Consultoria Online

Qual a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais?

Qual a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais?
Avalie esse post

levantamento de aspectos e impactos ambientais

Nos tempos atuais, as organizações precisam realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais, atentando para o que pode causar modificações e trazer consequências à natureza. Essa preocupação, que deve ser levada a sério pelas empresas, está relacionada aos aspectos e impactos ambientais. É fundamental fazer um levantamento desses dados para o controle e a prevenção dos riscos que comprometam o meio ambiente.

Há uma metodologia capaz de mensurar se aspectos e impactos ambientais são significativos e quais medidas podem ser tomadas para evitá-los. Ter esse controle é essencial para o sucesso da gestão ambiental de uma empresa. Além disso, evita que a organização sofra sanções por estar em discordância com a legislação ambiental.

A seguir, você entenderá a definição e a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais. Conhecerá, também, exemplos, como dimensionar e controlar tudo que pode modificar ou impactar o meio ambiente. Acompanhe!

Entenda o que são aspectos e impactos ambientais

levantamento de aspectos e impactos ambientais

Aspecto ambiental é todo elemento que pode causar alguma modificação ao meio ambiente. É o que pode interagir ou alterar a natureza, fruto do que uma empresa consome, gera ou emite. Um aspecto ambiental significativo tem a capacidade de causar um impacto ambiental também importante.

Impactos ambientais se relacionam às consequências, ou seja, aos danos ou efeitos que os aspectos ambientais causam ao meio ambiente. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução 001/86, conceitua impacto ambiental da seguinte forma:

“Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: a saúde, segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias e o meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”.

Conheça exemplos de aspectos e impactos ambientais

levantamento de aspectos e impactos ambientais

Imagine uma empresa que emite gás poluente ao fabricar seus produtos. Nesse caso,  o aspecto ambiental é a geração da poluição e o impacto, é a contaminação do ar.

Outro exemplo que torna compreensível os conceitos está ligado à má gestão dos resíduos gerados por uma organização. O manejo incorreto de resíduos na oficina de manutenção de uma fábrica ilustra a geração de aspecto e impacto ambiental. Nesse caso, se há o vazamento de óleo e o descuido com embalagens contaminadas fica caracterizado o aspecto ambiental. Já o descarte desses materiais em rios, poluindo as águas, ilustra o impacto ambiental.

Estamos nos concentrando em causas e consequências danosas ao meio ambiente. Porém, há muitas situações relacionadas ao que empresa consome, gera ou emite que são benéficas à natureza. Um exemplo positivo vem deste restaurante mineiro que investiu em práticas sustentáveis, gerando aspectos e impactos que poupam recursos naturais.

O estabelecimento conta com um sistema de captação de água que trata e armazena 20 mil litros. O reuso da água é aproveitado em bacias sanitárias, lavanderia e na lavagem das áreas comuns do restaurante. Além do sistema de água, 70% da energia usada é produzida pelo próprio estabelecimento. Foi instalada uma estação eólica e placas fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em eletricidade.

Consequências de não controlar aspectos e impactos ambientais

levantamento de aspectos e impactos ambientais

A empresa que gera aspectos e impactos ambientais negativos pode sofrer consequências. Isso porque qualquer dano não só à fauna e à flora, mas também à saúde humana é considerado crime ambiental (Lei nº 9.605/1998).

A organização que tem práticas ilegais em relação ao meio ambiente pode sofrer multas que variam de R$500,00 a R$2 milhões. Além disso, pode haver responsabilização penal dos responsáveis pela ação criminosa, com penas de reclusão. A lei estabelece de seis meses a um ano para crimes não intencionais e de um a seis anos para crimes intencionais.

Levantamento de aspectos e impactos ambientais é fundamental

Diagnosticar aspectos e impactos ambientais é essencial para uma empresa saber como evitar riscos à saúde humana e à natureza. Por meio de uma planilha denominada LAIA (Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais) é possível traçar esse panorama.

O LAIA deve conter dados relacionados à:

  • identificação das áreas, processos e atividades da empresa;
  • identificação dos aspectos e impactos ambientais;
  • frequência ou probabilidade do aspecto ambiental;
  • abrangência do impacto ambiental;
  • severidade do impacto ambiental;
  • classe do impacto ambiental;
  • identificação dos aspectos ambientais significativos.

Após esse levantamento, os dados precisam ser catalogados e separados. Em seguida, deve se fazer o cruzamento das informações, podendo ser utilizada a metodologia FMEA (Failure Mode anD Effect Analysis). Trata-se da Análise do Tipo e Efeito de Falha, uma ferramenta que apura os riscos potenciais e aponta ações de melhoria.

Por fim, o resultado do LAIA deve recomendar ações para tratar cada aspecto e cada impacto ambiental da organização.

Consultoria é importante para controle de ameaças

levantamento de aspectos e impactos ambientais

Um dos principais benefícios do LAIA é munir a empresa de informações sobre riscos que suas atividades podem oferecer e como controlá-los. Além disso, o levantamento é obrigatório para empresas que pretendem se certificar na norma NBR ISO 14001. Um dos itens da norma é justamente o levantamento de aspectos e impactos ambientais.

A empresa que busca segurança para obter a certificação e fazer corretamente o LAIA pode contar com o auxílio de uma consultoria. O grupo Verde Ghaia possui consultores gabaritados para esse suporte às empresas que querem trabalhar de forma ambientalmente responsável.

Como discutido até aqui, toda empresa deve mensurar se seus aspectos e impactos ambientais são significativos e o que fazer para evitá-los. Conhecer suas rotinas e aperfeiçoar os procedimentos é valioso para que natureza e indivíduos sejam preservados. Além disso, é a garantia de que a empresa não será punida, pois segue as diretrizes da legislação ambiental. O levantamento de aspectos e impactos ambientais é fundamental para toda organização comprometida com os indivíduos e o planeta.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Como a gestão de resíduos auxilia sua empresa a afastar passivos ambientais.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!