Verde Ghaia Consultoria Online

ISO 9001: seus produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes?

ISO 9001: seus produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes?
5 (100%) 3 votos

Com o acirramento da concorrência e demandas cada vez mais sofisticadas da clientela, as organizações não podem abrir mão da certificação ISO 9001. Gerenciar a qualidade em todos os seus processos é uma condição essencial para o sucesso de uma empresa e a fidelização dos públicos. É com esse selo que as empresas tornam-se diferenciadas, demonstrando que são capazes de oferecer produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes.

Se uma empresa implanta um sistema de gestão da qualidade, mas há lacunas no cumprimento dos princípios da ISO 9001, pode-se perder muito. A organização sai em desvantagem em relação à concorrência e não obtém os benefícios esperados.

Mas quais os princípios devem ser seguidos para a qualidade do negócio? Como planejar e controlar o sistema de qualidade de uma empresa? Como os colaboradores de uma organização devem ser capacitados para manterem o patamar de qualidade? É disso que iremos tratar a seguir. Acompanhe!

Entenda a importância da qualidade empresarial

A implantação de um sistema de qualidade dentro de uma organização é de suma importância para o sucesso de um negócio.  É uma medida que padroniza os processos, fazendo que todos os setores da empresa falem a mesma língua e tenham os mesmos objetivos.

Uma empresa que consegue qualidade em sua rotina ganha muito em eficiência e nos produtos que entrega ao mercado. Uma organização que trabalha com foco em qualidade pode reduzir custos, melhorar a produtividade, diminuir as taxas de defeitos e eliminar etapas desnecessárias de processos.

Para se alcançar a uniformidade dos processos empresariais, o referencial são as normas ISO. Trata-se de uma série criada pela Organização Internacional de Padronização, sediada em Genebra (Suíça), e fundada em 1947. Do grego isos, igual, ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização.

As normas ISO oferecem um modelo padrão para a implantação dos sistemas de gestão empresarial. No Brasil, essas normas são criadas e gerenciadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Saiba por que a ISO 9001 é um diferencial

Entre as normas da ISO, a mais utilizada pelas empresas é a ISO 9001, tanto por sua importância, quanto pela abrangência. Ela é a responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). É a partir dela que as empresas otimizam os processos de funcionamento e se tornam diferenciadas.

Trabalhar dentro da conformidade, seguindo padrões de qualidade da IS0 9001, pode ser uma medida-chave para uma empresa, trazendo, entre outras, as seguintes vantagens:

  • maior capacidade de exportar produtos e serviços;
  • maior envergadura para participar de licitações de órgãos públicos;
  • aumento da competitividade;
  • maior poder de fornecer produtos e serviços personalizados.

Conheça os princípios da qualidade empresarial

Para fornecer produtos e serviços de qualidade a seus clientes, a IS0 9001 recomenda sete princípios que devem ser cumpridos pelas organizações:

1. Foco no cliente:

Significa que a empresa deve atuar para entender e compreender as demandas atuais e futuras de seus clientes, atendendo seus desejos e tentando superar suas expectativas.

2. Liderança:

Refere-se à equipe de liderança da organização e sua capacidade de criar um ambiente interno, no qual todos se sintam motivados a alcançar os objetivos traçados.

3. Engajamento das pessoas:

Trata da necessidade de todas as pessoas da empresa se comprometerem para o sucesso do negócio.

4. Abordagem de processo e sistemática para a gestão:

É o princípio que defende que as atividades da empresa devem ser organizadas e gerenciadas horizontalmente, agregando valor para o cliente.
Deve haver uma ligação direta entre os insumos (entradas) do processo, que vêm dos fornecedores, e os produtos (saídas), que vão para os clientes. Isso deve ser feito de maneira sistêmica de modo que se possa perceber onde estão ocorrendo os lucros e prejuízos da empresa.

5. Melhoria:

Refere-se à necessidade da organização buscar continuamente a melhoria de seu desempenho.

6. Tomada de decisão baseada em evidência:

Indica que a empresa deve monitorar e medir seus processos. Por meio de indicadores, auditorias e análises do SGQ é que as decisões de melhorias de produtos e serviços devem ser tomadas.

7. Gestão de relacionamento com os fornecedores:

Princípio que prega o bom relacionamento com fornecedores , pois isso traz benefícios mútuos. Uma parceria sólida permite que a empresa obtenha melhores prazos e preços, favorecendo a qualidade dos produtos e serviços.

Saiba como conquistar a ISO 9001

A conquista da certificação da IS0 9001 demonstra que uma organização é comprometida com seus públicos e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Um dos caminhos para obtê-la é contar com uma consultoria especializada.

Este estudo também destaca que deve haver um esforço conjunto para que, além de ser conquistada, a certificação seja institucionalizada. Isso significa que a busca de qualidade deve ser um dos pilares da organização, sendo incorporada efetivamente à sua cultura e estrutura.

À primeira vista, pode parecer complexo obter o selo IS0 9001, mas atualmente há medidas que facilitam a certificação. A opção por um software de gestão de qualidade, por exemplo, é confiável, menos oneroso e rápido.

O Grupo Verde Ghaia oferece uma consultoria online, por meio da qual qualquer dúvida sobre a certificação pode ser respondida por um especialista expert no assunto. Não é necessário um horário pré-estabelecido, o que facilita o dia a dia dos gestores.

Outro aspecto essencial na obtenção da ISO 9001 é envolver todos os colaboradores no processo.  Isso também pode ser feito por plataforma digital, com cursos à distância que treinam os colaboradores sobre todos os aspectos relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade e a obtenção da certificação.

Qualidade pode fidelizar clientela

Buscar a certificação ISO 9001 e incorporá-la à cultura da organização pode trazer diversos benefícios para o setor empresarial.  O selo de qualidade é a garantia de que produtos e serviços chegarão ao mercado com excelência, o que faz a clientela se tornar leal àquela organização, que compreende e supera as expectativas de seu público.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o  baixe o ebook completo da ISO 9001.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!