Verde Ghaia Consultoria Online

Como a ISO 9001 ajuda a reduzir custos e melhorar os resultados?

Como a ISO 9001 ajuda a reduzir custos e melhorar os resultados?
Avalie esse post

iso 9001

Com o surgimento de certificações de qualidade como a ISO 9001, cada vez mais, empresas têm aderido uma abordagem sistemática para atender a essa necessidade. Melhorar resultados e a rentabilidade do negócio é um objetivo comum de toda empresa. Em tempos de crise, a redução de custos se faz ainda mais necessária.

A adesão à norma do sistema de gestão de qualidade proporciona mudanças inteligentes que elevam os padrões de qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Mesmo que as vendas sejam atrativas e o cliente esteja satisfeito com a empresa, o negócio não será sustentável se os custos excederem o esperado, ocasionando a falência ou quebra do empreendimento.

Outro fato importante a ser observado é que quando uma empresa cresce, é inevitável que o controle por parte do gestor no que diz respeito às diversas áreas de uma organização, seja reduzido. Isso é um bom sinal de que sua empresa está avançando para alcançar proporções maiores, porém se não houver um investimento em gestão de qualidade, os processos podem se tornar desorganizados e ineficazes.

A estrutura interna passa por mudanças, oportunidades de novos fornecedores aparecem, as demandas aumentam, e consequentemente a qualidade diminui. O que acaba resultando na queda das vendas e por fim, na má reputação da empresa.

Como a ISO 9001 auxilia a redução de custos?

iso 9001

Para melhorar os resultados e reduzir custos, primeiramente é necessário estabelecer qualidade na operação dos processos.

A ISO 9001 traz uma abrangência no conceito de gestão de qualidade. Ela propõe que a principal forma de garantir a qualidade é através da padronização. A adesão a métodos e critérios definidos que serão seguidos, assegura para a empresa que os processos e tomadas de decisões serão baseados em fatos, e não em conhecimentos mal elaborados.

A ISO 9001 é a responsável pelo sistema de gestão de qualidade. Ela é o fundamento para a otimização dos processos de funcionamento das organizações.

Quando se trata de redução de custos e melhorias, é previsto que o SGQ auxilie o gestor a localizar e retificar processos ineficientes dentro da empresa. Não se trata de decisões superficiais como substituir uma matéria prima por outra mais barata, por exemplo. Mas de aprimorar o processo como um todo, de forma a reduzir e acabar com os erros, resultando em menos desperdício, diminuição do retrabalho, e muitos outros benefícios que falaremos a seguir.

Importância e benefícios do Sistema de Gestão de Qualidade

iso 9001

Aderir ao sistema de gestão de qualidade e obter a certificação ISO requer investimento e traz mudanças sistemáticas para o funcionamento de uma organização. Porém, seguir os princípios propostos pela ISO 9001 garante ao seu negócio que tudo seja realizado de forma inteligente e com máximo aproveitamento de todos os recursos, sejam de tempo, humanos ou materiais.

Um sistema de gestão de qualidade reorganiza os processos da empresa, traz melhorias contínuas, previne erros, reduz retrabalhos e desperdícios, define responsabilidades e consequentemente reduz as reclamações, trazendo uma boa reputação para e empresa.

Dessa forma a companhia atingirá um melhor desempenho, o que trará como resultado redução significativa de custos e melhorias contínuas.

Conheça os princípios da ISO 9001

iso 9001

Conhecer os princípios do SGQ baseado na ISO 9001, ajudará na compreensão dos aspectos práticos da implementação da norma em sua organização.

  • Foco no Cliente

Um indicativo de quanto tempo uma empresa pode sobreviver, é o grau de satisfação do seu cliente. Uma vez satisfeito, o cliente compra mais vezes e em maiores quantidades. Como consequência, os lucros aumentam.

Preços competitivos, qualidade e valores agregados, são pontos fortes de uma empresa que possui um SGQ. Além do mais, clientes totalmente satisfeitos, pregarão coisas boas sobre seus serviços e negócios.

  • Gestão de relacionamento

O processo produtivo deve ser benéfico não somente para os objetivos finais da empresa, mas para todos os envolvidos nele. A satisfação dos colaboradores, prestadores de serviços, funcionários, clientes, garantirá a saúde da empresa. O princípio de gestão de relacionamentos visa fortalecer os laços agregando valor, transformando o ambiente e fortificando a marca.

  • Liderança

Liderança não se trata meramente de hierarquia. Significa gerenciar pessoas e realizar metas organizacionais através da direção do trabalho humano. Desta forma, um líder eficaz é capaz de estimular e usar os recursos humanos acessíveis na organização para alcançar objetivos. Estes devem estar imprescindivelmente alinhados com as necessidades dos clientes.

Ao ser implementada uma gestão de qualidade, é papel da liderança promover a visão e dar o suporte necessário para que as metas sejam alcançadas. O líder é aquele que tem a visão do que deve ser feito, ele é capaz de concentrar a atenção de todos na empresa. Por isso uma liderança que possa inspirar confiança e engajamento nos novos processos, se torna tão vital.

  • Engajamento de pessoas

Com a implantação de um sistema de gestão de qualidade, as pessoas competentes devem estar engajadas e empoderadas na companhia. A participação ativa de todos os envolvidos contribui na construção de novos patamares de qualidade, e proporciona para a empresa possibilidades de criar, entregar e agregar valor.

“Vestir a camisa” da empresa quer dizer trabalhar em prol de um objetivo comum. Pessoas que são reconhecidas e valorizadas aprimoram suas competências, adquirem foco, confiança e contribuem com seus talentos e capacidades pessoais para a evolução da companhia.

  • Abordagem dos processos

A abordagem do processo inclui o estabelecimento das atividades da organização para operar como um sistema integrado e completo. O sistema de gestão integra processos e medidas para atender aos objetivos e define todas as atividades relacionadas entre si, para fornecer os resultados pretendidos.  Um planejamento detalhado e os controles definidos e documentados podem resultar na realização mais consistente das políticas e desempenho geral. Gera melhor satisfação atendendo aos requisitos do cliente, foca nos processos mais importante (“alto risco”) e seus resultados. E também dá atenção à gestão sistemática de planejamento e implementação de melhorias na organização como um todo.

  • Melhoria contínua

O princípio central é que a melhoria da qualidade não é um esforço em um só momento, mas em um processo contínuo durante toda a vida de uma empresa.  A experiência demonstrou que, sem um foco contínuo na qualidade do produto e dos serviços e também no aprimoramento de processos, as organizações caem naturalmente na aleatoriedade. Isso faz com que padrões de qualidade percam muito e tragam resultados extremamente negativos para a empresa.  A melhoria do processo é uma atividade sem fim. Relatórios e defeitos das opeações diárias são coletados. Eles determinam as causas e apresentam ações corretivas. Tudo isso além de fazer alterações nas práticas de desenvolvimento para eliminar problemas e melhorar a cada dia a qualidade do produto final.   Tomada de decisões A ISO 9001 propõe que as decisões eficazes devem ser tomadas baseadas em análise de dados e informações. Muitas empresas não possuem evidências, e os gestores acabam por tomar decisões baseadas em conhecimento impreciso.  Um sistema de gestão eficiente monitora dados e informações de todos os processos e os deixa disponíveis para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.  Há muitas vantagens de se tomar decisões conscientes baseadas em fatos reais. Dentre elas podemos destacar a eficiência, a clareza, a prevenção de problemas futuros e o aumento da capacidade de analisar criticamente.

A norma ISO 9001, desde a sua primeira versão, traz um novo conceito de gestão: a garantia de qualidade. A padronização evita custos de retrabalho ou desconstrução resultantes de desvio excessivo quando se trata de materiais e procedimentos. Uma vez que um grau de confiança desejável tenha sido atingido, todos os custos das atividades e supervisão delas são reduzidos. A Consultoria Online Verde Ghaia auxilia pequenas, médias e grandes empresas na implementação das normas da ISO, inclusive da ISO 9001. A implementação de um SGQ garantirá a eficácia de todas as ações realizadas em sua organização, trazendo resultados cada vez melhores a curto, médio e longo prazo.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!