Verde Ghaia Consultoria Online

ISO 45001: novo padrão de sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional

ISO 45001: novo padrão de sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional
5 (100%) 2 votos

 

Segundo dados estatísticos da Organização Internacional do Trabalho ( OIT), um trabalhador morre a cada 15 segundos; 153 trabalhadores se acidentam a cada 15 segundos; 2,3 milhões de mortes/ano; 317 milhões de acidentes/ano.

Já no Brasil, a média é de 700 mil acidentes e doenças em consequências de trabalho por ano, conforme dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Em função desse cenário, nota-se a importância de ressaltar esse assunto em nossa sociedade, bem como a implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho bem implementado e comprometido com a saúde e integridade física dos trabalhadores. A intenção é eliminar e/ou reduzir os índices.

Está sendo desenvolvido um novo padrão de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – ISO 45001, que tem como finalidade ajudar as organizações a minimizar os riscos nos locais de trabalho, melhorar as condições de trabalho, padronizar e integrar os requisitos normativos no sistema de gestão da organização e muito mais.

A ISO 45001 é uma Norma Internacional que especifica os requisitos para um Sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho, com orientações para a sua utilização, melhorar proativa mente o desempenho da SST na prevenção de lesões e doenças.

Importante salientar que a ISO 45001 é aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza. Todos os seus requisitos têm a intenção de ser integrados na gestão de uma organização própria

O comitê responsável pelo projeto da ISO/DIS 45001 é o ISO/PC 283 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – Requisitos com Orientação para uso.

Vale observar que o comitê publicou Draft, denominado como ISO/DIS 45001, onde encontra-se disponível ao público para consulta através do membro nacional da Organização Internacional de Normatização, no nosso caso é a ABNT.

Quanto à publicação oficial da norma, através de consulta a comissão do projeto ISO 283, a previsão é para dezembro 2017, porém estão com expectativas que a ISO 45001 seja publicada ainda em junho de 2017.

Vamos entender um pouco mais sobre o processo de transição?

Certificado

Seguindo o padrão das demais normas, após a publicação oficial da ISO/DIS 45001 o seu certificado OHSAS 18001 ainda continuará válido por até 3 anos, prazo para o processo de transição.

Prazo

A empresa tem um prazo de 03 anos para se adequar aos requisitos da norma ISO45001, a partir da data de publicação da versão final.

Validade certificado

Ao término do período de transição (03 anos) os certificados da OHSAS 18001:2007 não serão válidos mais. Com isso, é possível perceber que o propósito do sistema de gestão de segurança e Saúde ocupacional é proporcionar um ambiente saudável e seguro em todos os aspectos aos envolvidos, trabalhar e investir na prevenção de mortes, acidentes de trabalho e problemas de saúde para os trabalhadores e os terceiros sob seu controle.

Quer saber mais sobre o assunto?

Entre em contato com o departamento de Projetos Especiais da Consultoria Online Verde Ghaia, através do e-mail: fbrant@verdeghaia.com.br ou pelo site: www.verdeghaia.com.br.

Grupo Verde Ghaia, sempre à disposição do cliente!

 

::Fabiana Félix Brant

Engª Ambiental | Engª Seg. do Trabalho | Engª Qualidade | Mestranda em Ensino| Consultora | Auditora Sistema de Gestão do Grupo Verde Ghaia | Professora de Pós-Graduação |

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!