VG Consultoria Online

ISO 27001: padrão internacional em segurança da informação

ISO 27001: padrão internacional em segurança da informação
5 (100%) 3 votos

Descubra como manter sua organização a salvo de hackers

A integração com a internet pode sinalizar um grande benefício para a realização de diversas atividades, porém configura-se também um grande problema do século XXI: A segurança da informação.

Isso se deve, porque a internet rompe com as fronteiras e consegue de fato dar significado e entendimento claro a palavraGlobalização”. Pessoas do mundo inteiro se comunicam entre si há em tempo real, acessam conhecimento e aprimoram habilidades – até aqui tudo bem – porém essa facilidade de acesso também abriu as portas para os crimes virtuais.

 Em um rol extenso de crimes possíveis no ambiente virtual, um deles tem assustado organizações pelo mundo. É o crime conhecido como ransomware, que consiste na invasão de um computador, smartphone ou algum dispositivo por um hacker. Os dados pessoais, de equipamentos e/ou processos são sequestrados e bloqueados por criptografia. A partir daí o dono das informações passa a ser chantageado, sendo necessário o pagamento de um resgate.

A falta de conhecimento das vítimas em relação à segurança digital é o principal fator de risco para as organizações. Outro aspecto negativo que colabora com a pratica do crime é a impunidade: as polícias têm dificuldade em investigar ataques, já que os criminosos costumam agir a partir de outros países.

Mais do que nunca, a informação tornou-se um bem que pode ajudar ou quebrar a sua empresa. Quando gerenciada corretamente, permite operar com confiança. Por isso, a gestão de segurança da informação favorece a liberdade de crescer e inovar em tecnologias e serviços, ampliando os mercados, sem colocar em risco todas as informações.

ISO 27001

Para sanar o problema se segurança da informação, vários mecanismos foram sendo criados como a norma ISO 27001, que consiste em padrão de referência Internacional para a gestão da segurança da informação (ISMS – Information Security Management System), assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de gestão em Qualidade.

A norma ISO 27001 foi originada de um longo processo de aprimoramento que teve início em 1992 por um departamento do governo Britânico que estabelecia um código de práticas relativas à gestão da Segurança da Informação.

Ao longo dos anos, milhares de profissionais contribuíram com know-how e experiência para o estabelecimento de um Standard estável e maduro, mas que certamente continuará a evoluir ao longo dos tempos.

A norma tem como principio geral a adoção pela organização de um conjunto de requisitos, processos e controles, que visam gerir adequadamente o risco presentes nas organizações.

Um elevado número de organizações no mundo utilizam as práticas documentadas na ISO 27001 e usufruem dos benefícios da sua adoção pela certificação. Além disso, essas organizações exigem que seus fornecedores ou parceiros detenham certificações da ISO 27001, como garantia do cumprimento dos princípios de idoneidade e um nível extra de conforto quanto à Segurança da Informação.

A adoção de um SGSI é uma decisão estratégica para qualquer organização.

A adoção da norma ISO 27001 possibilita que as organizações utilizem um modelo adequado de implementação, operação, monitoramento, análise critica, manutenção e melhoria do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

As especificações e implementação do SGSI de uma organização são influenciadas pelas suas necessidades, objetivos, exigências de segurança, processos empregados, o tamanho e estrutura da organização.

Uma das grandes preocupações da atualidade é efetivamente a confiança no tratamento adequado da informação sensível de sua organização.

A implementação da norma ISO 27001 providencia um elevado compromisso com a proteção da informação, o que representa um nível considerável de conforto para as organizações que interagem com a entidade certificada.

Assim, os clientes, parceiros e fornecedores desta entidade sabem que a informação da sua organização será tratada de acordo com elevados padrões de gestão e proteção ao nível da Segurança da Informação, já que a empresa certificada foi auditada por uma entidade externa e idônea.

A adoção de uma SGSI baseado na ISO 27001 possibilita os seguintes benefícios:

  1. Identificação de riscos e definição de controles para gerenciá-los ou eliminá-los
  2. Flexibilidade para adaptar os controles a todas as áreas ou a áreas selecionadas de sua empresa
  3. Ganho de confiança das partes interessadas e dos clientes, que sabem que seus dados estão protegidos
  4. Demonstre conformidade e obtenha o status de fornecedor preferencial
  5. Atendimento às expectativas mais sensíveis, demonstrando conformidade
  6. Demonstração de compromisso dos Executivos da Organização para com a segurança da informação.
  7. Aumento da confiabilidade e segurança da informação nos sistemas, em termos de confidencialidade, disponibilidade e integridade.
  8. Garantia da realização de investimentos mais eficientes relacionando os risco, superando as perspectivas baseadas apenas em tendências.
  9. Incremento dos níveis de sensibilidade, participação e motivação dos colaboradores da Organização para com a Segurança da Informação.
  10. Identificação continua de oportunidades para melhorias
  11. Aumento da confiança e satisfação dos clientes e parceiros, promovendo maior potencial de captação de novos negócios.
  12. Melhoria no desempenho e eficácia operacional da organização.

A melhor forma de combater crimes virtuais é prevenir, por isso clientes, fornecedores e parceiros de uma organização certificada com a ISO 27001 obtêm a máxima  garantia de segurança e confiabilidade .

A série ISO 27001 está de acordo com outros padrões de sistemas de gerência ISO, como ISO 9001 (sistemas de gestão da qualidade) e ISO 14001 (sistemas de gestão ambiental), ambos em acordo com suas estruturas gerais e de natureza a combinar as melhores práticas com padrões de certificação.

As Certificações com a ISO 27001 garantem que de fato a organização se compromete com a implementação de um sistema de gestão da segurança da informação conforme os padrões internacionais. A certificação confere credibilidade em um período onde a crise dissemina incerteza.

Considerando que o Brasil é uma das maiores economias do mundo, modelo em legislação digital, membro do BRICS e um dos líderes no Sul Global, as estratégias que o país adota para o espaço virtual, tanto em matéria de infraestrutura como em termos legais, fornecem um modelo para a governança democrática da internet. Ao mesmo tempo em que ajudam a lidar com desafios e oportunidades em qualquer país conectado à rede global.

COBIT

Aliado ao SGSI, uma ferramenta essencial consiste em um framework de boas práticas criado pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) para a governança de tecnologia de informação chamado: COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

O COBIT possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para governança da Tecnologia da Informação (TI) e do próprio negócio, incluindo um sumário executivo, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento.

Diversos especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do COBIT como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento percebido, fornecendo métricas para avaliação dos resultados como Key Performance Indicators (KPI), Key Goal Indicators (KGI) e Critical Success Factors (CSF).

O COBIT independe das plataformas adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio e do valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa.

Não permita que sua organização sofra ataques virtuais. Conte com Verde Ghaia para te auxiliar e encontrar o melhor caminho para um ambiente virtual livre de ataques. Converse com um consultor agora mesmo clicando aqui e saiba tudo sobre SGSI.

Conheça também uma das mais surpreendentes e inovadoras ferramentas da gestão de resíduos: O VG Resíduos.

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!