Verde Ghaia Consultoria Online

Series da ISO 24516 vem para reduzir o desperdício de água

Series da ISO 24516 vem para reduzir o desperdício de água
Avalie esse post

ISO 24516

Algumas das normas do sistema ISO, que estão para chegar ao Brasil, como as séries da ISO 24516, visam, principalmente,  reduzir o desperdício de água.

Muitas pessoas não sabem, mas a ISO estabelece diversas normas, além das famosas ISO 9001 e ISO 14001. Há normas que dispõe sobre segurança ocupacional, calibração de instrumentos, segurança alimentar, gestão da saúde e diversos outros procedimentos a serem padronizados e geridos de maneira sistêmica por organizações de todo o mundo.

No artigo de hoje o nosso objetivo é compreender um pouco melhor esta norma e quais as suas aplicações nas organizações.

O que é a ISO 24516?

Como dito no tópico anterior, a ISO 24516 é uma norma que especifica boas práticas operacionais, diretrizes e procedimentos técnicos para o gerenciamento dos ativos hídricos. Ela proporciona às empresas um ferramental para manter os recursos válidos no longo prazo, reduzindo o desperdício e alocando melhor a utilização da água.

A norma 24616 ainda não tem publicação em português e deve ser trazida ao Brasil em breve pela ABNT, que fará uma revisão e adaptação da norma ao contexto brasileiro.

A ISO 24516 é composta por quatro séries distintas, as quais podem ser implementadas e certificadas separadamente, pois cada uma delas trata de tipo de aplicação dos recursos hídricos.

Parte da norma já foi publicada pela ISO internacional e parte ainda está em versão de rascunho, aguardando homologação e publicação final.

Para que serve a ISO 24516?

ISO 24516

Cada uma das séries da norma possui uma função específica e deve ser direcionada à um tipo particular de organização, há casos é claro, de aplicações de duas ou mais séries na mesma organização, em especial àquelas que têm os serviços ligados à água como sua principal atividade.

As séries da norma ISO 24516 vão tratar especificamente de: sistemas de distribuição e gestão de água potável; instalações de água potável, incluindo bombeamento, tratamento e armazenamento; tratamento efluentes.

Estas são as principais aplicações da norma, que visará reduzir o desperdício, elevar o nível de gestão e promover a perenidade do fornecimento de água.

Como a ISO 24516 é organizada?

ISO 24516

A ISO 24516 é organizada é quatro diferentes séries. Confira abaixo cada uma delas.

Série 1: Sistemas de distribuição de água potável, publicada em 2016

A ISO 24516-1: 2016 especifica diretrizes para aspectos técnicos, ferramentas e boas práticas para o gerenciamento de ativos de redes de água potável para manter o valor dos ativos existentes.

A ISO 24516-1: 2016 não se aplica ao gerenciamento de ativos de sistemas hidráulicos (incluindo captação e tratamento, bombeamento e armazenamento na rede), que também são fisicamente parte do sistema de água potável e podem influenciar o gerenciamento de ativos da tubulação e rede.

A ISO 24516-1: 2016 se concentra nos ativos normalmente pertencentes ou operados por empresas de água potável (sistemas de rede de água potável) que devem atender às necessidades e expectativas dos clientes por períodos mais longos (multi-geracionais). A ISO 24516-1: 2016 inclui exemplos de abordagens de boas práticas nos níveis estratégico, tático e operacional.

A ISO 24516-1: 2016 é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações e / ou serviços públicos que utilizam sistemas de água potável e todos os diferentes papéis / funções para o gerenciamento de ativos dentro de uma concessionária (por exemplo, proprietário do ativo / órgão responsável, gestor / operador do ativo). , prestador de serviços / operador).

Série 2: Sistemas hídricos, incluindo tratamento, bombeamento e armazenamento, ainda em versão rascunho

Esta série tratará dos ativos do sistema, como as máquinas, represas, estações de tratamento e redes de distribuição, ou seja, é mais aplicada às organizações que captam, tratam ou distribuem água.

Esta série ainda não foi publicada pela ISO internacional e está em versão de rascunho.

Série 3: Redes de coleta de águas residuais, publicada em 2017

ISO 24516

A ISO 24516-3: 2017 especifica diretrizes para aspectos técnicos, ferramentas e boas práticas para o gerenciamento de ativos de redes de águas residuais para manter o valor dos ativos existentes.

A ISO 24516-3: 2017 especifica diretrizes para aspectos técnicos, ferramentas e boas práticas para o gerenciamento de ativos de redes de águas residuais para manter o valor dos ativos existentes.

A ISO 24516-3: 2017 não se aplica ao gerenciamento de ativos de plantas de tratamento, que também são fisicamente parte do sistema de águas residuais e podem influenciar o gerenciamento de ativos de rede.

A ISO 24516-3: 2017 inclui exemplos de abordagens de boas práticas nos níveis estratégico, tático e operacional.

A ISO 24516-3: 2017 é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações e / ou concessionárias que operam redes de águas residuais, e todos os diferentes papéis / funções para o gerenciamento de ativos dentro de uma empresa (por exemplo: proprietário do ativo / órgão responsável, gerente / operador de ativos). prestador de serviços / operador).

Série 4 – Estações de tratamento de água residual, ainda em versão de rascunho

Esta série tratará dos procedimentos operacionais e boas práticas de gestão para aplicação em estações de tratamento de água residual, bem como a devolução deste ativo à rede. A ISO 24516-4 ainda não foi publicada pela ISO internacional e está em versão de rascunho.

Como implementar a ISO 24516?

A ISO 24516 passa pelos mesmos procedimentos de implementação das demais normas, sendo necessário um diagnóstico para identificação do nível de aplicação pela empresa, a execução de um plano de ação, a implementação dos procedimentos e as auditorias interna e externa para validação e concessão do certificado.

Apesar de a norma ainda não estar disponível no Brasil em versão oficial, para verificar a aplicabilidade em sua empresa, bem como para já se adiantar nos pontos já definidos, sua organização pode sempre contar com os consultores da Verde Ghaia Consultoria Online, que possuem anos de experiência em implementação de todos os tipos de normas da ISO e de sistemas de gestão em geral.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!