Objetivo da ISO 22000

Situações como intoxicação alimentar e escândalos divulgados na imprensa intensificaram a insegurança e desconfiança do público consumidor em relação a compra de determinadas marcas ou de empresas desconhecidas.

Nesse sentido, tanto pela segurança que é proporcionada ao mercado, quanto pela melhora na gestão de segurança de alimentos, a implementação da ISO 22000 é essencial para toda e qualquer empresa voltada para o setor alimentício.

A norma combina elementos essenciais e geralmente reconhecidos para garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia, incluindo:

  • Comunicação interativa
  • Gestão de sistema
  • Melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos
  • Controle de riscos de segurança de alimentos através de programas de pré-requisitos e planos HACCP

Quando surgiu a ISO 22000?

Focada na Gestão de Segurança de Alimentos, a ISO 22000 é uma das normas da Organização ISO (International Organization for Standardization). A ISO é uma entidade internacional responsável por estabelecer normas de padronização e normatização para empresas do mundo inteiro.

Dentre elas, está a ISO 9001 que é a mais utilizada pelas empresas pela sua amplitude e abrangência no que tange o sistema de gestão da qualidade. Há também a ISO 14001 focada no sistema de gestão ambiental, a OHSAS 18001 voltada para gestão de segurança e saúde ocupacional, entre outras.

A ISO 22000 foi criada no ano de 2005 a partir da parceria entre a ISO com a com a Global Food Safety Initiative (GFSI) e a CIAA (Confederation of Food and Drink Industries of the European Union). A norma foi fundamentada nos sete passos da APPCC, traduzido para o português como Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, que por sua vez é definido no Codex Alimentarius.

Para entender melhor, o Codex Alimentarius é um programa conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste programa fundou-se um fórum internacional para criar normas para a produção, manuseio e fornecimento de alimentos de modo a proteger a saúde da população e remover barreiras tarifárias. A ação foi realizada no ano de 1962.

Tantas organizações envolvidas para formulação de uma única norma tornou-a abrangente o suficiente para atuar desde a produção inicial do alimento até a entrega final do produto na mesa do consumidor. Por todos esses fatores, a ISO 22000:2015 traz em sua essência a complexidade e amplitude de atuação necessária no que diz respeito a segurança dos alimentos.

Qual tipo de empresa deve buscar a certificação na ISO 22000?

Não importa o porte do empreendimento desde que a empresa integre algum dos negócios da cadeia de produção alimentar ela se enquadra no grupo de organização que precisa da certificação ISO 22000. A norma do sistema de segurança alimentar inclui, portanto, empresas correlacionadas, como produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes, entre outros. A ISO 22000 também é essencial para empresas que desejam integrar o sistema de gestão de qualidade baseado na ISO 9001 ao sistema de gestão de segurança de alimentos.

tipos empresas obter iso 9001 2015

Quais são as vantagens da ISO 22000?

A partir de agora citaremos os principais benefícios na certificação na ISO 22000. Vale lembrar que a amplitude da norma alcança diversos tipos de empresas envolvidas no processo de produção do alimento. Nesse sentido, a qualidade e segurança do produto pode ser aperfeiçoada desde a primeira etapa até a linha final. Desde que todas as organizações estejam focadas em intensificar o nível de qualidade do que é produzido.

  • vantagens certificação iso 9001
  • Segurança às partes envolvidas

    Mostrar que seu negócio atende os requisitos exigidos pela ISO proporciona confiança a todos os fornecedores envolvidos que de certa forma estão envolvidos nos processos.

  • vantagens certificação iso 9001
  • Utilização de padrão Internacional

    Com a implementação da ISO 22000, sua empresa passa a executar processos com padrão reconhecido internacionalmente. Ou seja, características de aperfeiçoamento que são atestadas por empresas do mundo inteiro. A empresa passa a atuar em níveis de exigências mais elevados.

  • vantagens certificação iso 9001
  • Implementação do controle de riscos

    O controle de riscos é uma forma de precaver a partir da análise de riscos quais ações podem afetar a saúde do consumidor e como proceder para evitá-las. Ou seja, uma maneira eficaz para evitar que o cliente sofra algum problema gerado pela danificação do produto.
    Primeiramente analisa-se os riscos. Para isso pode ser feito uma lista com alguns itens de verificação, como a competência dos colaboradores, a maneira como os alimentos são transportados, o método de preparação, o descongelamento de alimentos, entre outros tipos de avaliações.

  • vantagens certificação iso 9001
  • Introduz transparência na prestação de contas e responsabilidades

    Um dos itens da ISO 22000 é oferecer informações claras que mostrem a rigorosidade nos processos de produção dos alimentos e também o controle de segurança que é aplicado em todas as etapas do fornecimento do produto.

  • vantagens certificação iso 9001
  • Melhoria contínua

    Assim como outras normas da ISO, um dos benefícios da ISO 2200 é, além de implementar os requisitos que proporcionam segurança aos alimentos, proporcionar a atualização constante do sistema para que eles se mantenham eficazes.

  • vantagens certificação iso 9001
  • Aumento da competitividade no mercado

    A certificação na ISO 22000 promove a abertura para mercados exigentes como de exportação ou da Classe A. A norma torna a empresa conceituada elevando seu padrão de qualidade e reconhecimento, além de proporcionar destaque diante da concorrência.

  • vantagens certificação iso 9001
  • Aumenta a confiança do consumidor

    Agregar a certificação à marca traz confiança e segurança ao cliente de que a empresa segue critérios rigorosos de produção, até a entrega final do produto. O que consequentemente agrega nas vendas e lucros da organização.

Como certificar na ISO 22000?

A Verde Ghaia oferece duas ferramentas on-line que vão contribuir, e muito, para o alcance da Certificação na sua empresa: Consultoria Online e SOGI Express.

Na Consultoria Online você encontra treinamento de interpretação da norma, área para diagnóstico da atual situação da sua empresa, procedimentos normativos, exemplo de documentos e planilhas, vídeo aulas, planos de ação, e o mais importante: nossos consultores a sua disposição para qualquer dúvida que possa ter.

Já o SOGI Express vai atender as demandas específicas de gerenciamento da legislação e dos requisitos legais aplicáveis à sua empresa.

Escolha um plano:


1° Passo - escolha a norma

ISO 9001

ISO 14001

2° Passo - escolha o tamanho da sua empresa

PARCELAS
em até 12x

HORA(S):