Verde Ghaia Consultoria Online

Por que integrar os Sistemas de Gestão das Normas ISO?

Por que integrar os Sistemas de Gestão das Normas ISO?
Avalie esse post

02Tendo isso em mente, espera-se que, entre outras coisas, que você possa atuar no seu segmento de modo muito mais eficaz, ganhando, consequentemente, a confiança de seu público.

Para isso, além de um bom planejamento, é essencial que o seu empreendimento se organize da melhor forma possível e uma opção valiosa é implantar um Sistema de Gestão Integrada, conhecido como SGI.

Ainda que muitas empresas não façam isso, acredite: esse é o melhor caminho a se tomar nos dias de hoje. Buscando, então, sanar de uma vez por todas as principais dúvidas a respeito desse tema, nesse artigo iremos responder o que significa exatamente integrar os sistemas de gestão das normas ISO e o porquê disso.

Confira!

O que é Sistema de gestão ISO?

Antes de tratarmos propriamente a respeito de sistemas de gestão, precisamos estabelecer de modo coerente as bases dessa discussão, que são as normas ISO.

Desse modo, a expressão ISO faz referência ao termo em inglês International Organization for Standardization, que em português significaria algo como Organização Internacional de Normatização. Ela foi criada no final da década de 1940, a partir da união da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA) e United Stations Standards Coordinating Committee (UNSCC). Resumidamente, a mesma designa um grupo de normas técnicas elaboradas no intuito de consolidar um modelo de gestão de qualidade para as empresas em geral.

O objetivo central aqui é, portanto, assegurar uma maior qualificação do produto ou serviço final oferecido ao público, dando maior credibilidade aos seus desenvolvedores. No Brasil, especificamente, ela foi incorporada à ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é o órgão responsável pela normalização técnica no país.

Dito isso, existe nos dias de hoje um número considerável de normas a serem seguidas para se conseguir certificações em áreas como saúde, segurança e meio ambiente, por exemplo, sendo as principais, dentro desse contexto, a ISO 9001, ISO 14001 e a ISO 45001. Logo, que tal conferir um pouco mais a respeito delas?

 

Sistema de Gestão: ABNT NBR ISO 9001

Ocupando o primeiro lugar dessa lista, temos, então, a ISO 9001, que talvez seja igualmente uma das mais famosas. Isso porque é ela que estabelece os requisitos e certifica os Sistemas de Gestão de Qualidade, sendo mais geral mesmo. Desse modo, qualquer empresa pode buscar por ela, independente do serviço ou produto que ofereça.

 

Sistema de Gestão: ABNT NBR ISO 14001

Por sua vez, a norma ISO 14001 é voltada especificamente para o gerenciamento ambiental, cujo objetivo geral é prevenir possíveis danos relacionados ao tema. Para isso, ela busca, entre outras coisas, identificar, monitorar e solucionar esses riscos, ocupando um lugar muito importante dentro de qualquer negócio que busque se alinhar a essas questões.

 

Sistema de Gestão: ABNT NBR ISO 45001

Por fim, há ainda a ISO 45001, que data de 2018 e visa garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, atuando principalmente para a diminuição de doenças e lesões relacionadas aos cargos ocupados. Ela se relaciona com a OHSAS 18001, que era a certificação que zelava por este tópico anteriormente, mas é mais do que uma simples atualização da mesma, contribuindo, de fato, para o estabelecimento de um novo padrão a ser seguido.

Cabe comentar ainda que existem outras normas e que vale a pena buscar e se aprofundar nesse sentido de acordo com os interesses de seu negócio.

 

Mas, afinal, o que é Sistema de Gestão Integrado?

Feita essa introdução, agora podemos começar a pensar de que forma o Sistema de Gestão Integrado (SGI) pode contribuir para o seu empreendimento. Acontece que, nos dias de hoje, ainda é muito comum que se trabalhe isoladamente não apenas os itens anteriores (ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001), mas todos os demais setores de uma empresa.

Na prática, isso pode acabar não sendo tão vantajoso assim, gerando na verdade certos desencontros e falhas na comunicação. Isso porque essa sectarização cria um distanciamento maior entre os procedimentos, quando, na realidade, as certificações acumuladas (e as frentes de trabalho) deveriam operar em harmonia para atingir e/ou assegurar bons resultados.

Dessa forma, o mais comum é que hajam operações diferentes para atender normas que poderiam ter seus laços estreitados. É, sobretudo, nesse aspecto que o Sistema de Gestão Integrado ganha validade, pois trata-se aqui de um software que busca organizar e centralizar as informações referentes à empresa, entre elas, suas certificações.

Nele, todos os ramos estariam unidos, facilitando o acesso a arquivos, dados, planilhas e outros tipos de documentos importantes. Logo, o mesmo é super importante para o gerenciamento de todo o sistema operacional, sendo uma ferramenta essencial para a confecção de campanhas, estratégias e outras atividades.

Vamos, portanto, aprofundar as questões mencionadas e definir de uma vez por todas os benefícios da implantação de um Sistema de Gestão Integrado?

Benefícios da Implantação de um Sistema de Gestão Integrado

  1. Facilitar o gerenciamento

Pois bem, a ideia de centralizar as informações referentes a sua empresa em um único lugar tende a facilitar o gerenciamento da mesma, pois se tem acesso a informações relevantes de forma muito mais rápida e prática. A partir disso, é possível lidar melhor com questões variadas, como o fluxo de dinheiro, por exemplo.

 

  1. Diminuição dos danos ao meio ambiente

Por sua vez, estabelecer uma diretriz para as suas certificações, padronizando o processo, garante melhores resultados para cada uma delas. Logo, em relação a ISO 14001, espera-se que através desta ação haja, verdadeiramente, uma diminuição dos danos causados ao meio ambiente, por exemplo.

 

  1. Redução dos acidentes de trabalho

Além do mais, o mesmo vale para a ISO 45001 e a redução dos acidentes de trabalho.

 

  1. Melhorar a comunicação

É muito comum quando determinados setores trabalham de forma isolada que um não saiba exatamente como o outro atua. O grande problema disso é quando os dois precisam se relacionar, o que em dadas circunstâncias pode ser bastante confuso. Assim, através de um Sistema de Gestão Integrada, as chances de melhorar a comunicação entre as diversas equipes e frentes de trabalho são muitas, possibilitando que todos tenham acesso aos trabalhos uns dos outros.

 

  1. Monetização

Ainda: toda essa estrutura criada facilita, consequentemente, a monetização de sua empresa, ajudando a identificar com mais facilidade o fluxo de caixa e custos desnecessários. Afinal, aqui são muitos os fatores a serem levados em consideração, como as ações e produtos mais rentáveis, despesas fixas, gastos com marketing, entre outras coisas.

 

Logo, respondendo à pergunta inicial, integrar os sistemas de gestão das normas ISO, significa otimizar os resultados, proporcionando ações conjuntas e mais consistentes.

 

Dica geral

Finalmente, destacamos ainda que para te ajudar nesse processo existem várias ferramentas de gestão integrada que podem ser utilizadas disponíveis no mercado.

Entre elas, a principal talvez seja a SOGI, que foi desenvolvida pela plataforma Verde Ghaia, que te mantém atualizado(a) em relação às auditorias, documentos, requisitos legais, entre outros pontos. Além disso, uma saída possível também é procurar por algum tipo de Consultoria Online  quando julgar necessário.

Assim, esperamos ter mostrado o porquê você pode e deve integrar o sistema de gestão da sua empresa, especialmente no que diz respeito às normas ISO e suas certificações. Acredite: vale a pena o investimento!

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais a respeito do assunto, não deixe de conferir outros posts no nosso Blog!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!