Verde Ghaia Consultoria Online

Indicadores do negócio x indicadores do processo

Indicadores do negócio x indicadores do processo
5 (100%) 2 votos

Monitorar dados e números estratégicos é essencial para a gestão e bom funcionamento do negócio. Para isso, há excelentes ferramentas de gestão que proporciona dados de indicadores. A partir desses números é possível direcionar cada vez melhor a empresa.

É importante monitorar os dados para saber como se encontra a saúde financeira da empresa  e quais direções o negócio está tomando para atingir ainda mais êxito. O fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e outras contas bem organizadas são essenciais para a boa gestão do empreendimento.

Indicadores do negócio

Mostraremos algumas sugestões de indicadores para aperfeiçoar a gestão da sua empresa.

  • Lucratividade

No balanço da empresa, tem como se calcular os lucros. Dividindo o lucro pelo faturamento para se ter o percentual de lucratividade. Deverá ser calculado mensalmente.

Deverá ser calculado o lucro e também a sua lucratividade.

Um bom indicativo de que seu negócio está caminhando bem é ter um número de percentual mínimo para o seu ramo de atuação:

– indústria: em torno de 5%;

– comerciante: em torno de 8%;

– prestação de serviços: 20%.

  • Vendas

Outro indicador importante é o valor total de vendas ou faturamento. Com esses números, poderá saber o quanto a empresa está vendendo, e como o mercado está se mostrando no momento, também mostra o desempenho da equipe de vendas.

  • Dica: comparar o número das vendas do mês atual com o resultado do mês passado, e também do mesmo mês do ano que passou.

O valor das vendas, também deverá ser computado, pegando o valor do fechamento do caixa.

  • Ticket médio

Outro indicador, é o ticket médio tirado do resultado das vendas: dividindo o total do valor de vendas pelo número de vendas, dando uma média gasta por cliente.

Aumentando o ticket médio é uma boa forma de crescer no valor das vendas. Este indicador compara a eficiência de cada vendedor, mostrando assim quem vende mais em valores e quem vende mais em volume.

  • Custo do produto

Empresas de comércio é importante saber o custo do produto em relação à venda. Dividindo o valor dos custos pelo de vendas e o resultado será o percentual para ser controle frequentemente.

Esse percentual sendo alto, mostra que empresa compra muito e vende pouco, para tanto também não tenha um percentual muito baixo para não perder vendas por falta de estoque. Procure encontrar um equilíbrio!

  • Despesas

Controlar as despesas frequentemente, sendo as fixas e as variáveis, ajuda a analisar em quê está sendo mais gasto do que deveria.

Todos devem saber sobre seus gastos para não ter desperdício, essa tarefa é de todos, não apenas do dono.

Indicadores de desempenho do processo

Os indicadores de desempenho de processos são muito importantes para a gestão empresarial.

Existem dois tipos de indicadores dos processos:

Indicadores de processo (são focados na forma que a tarefa é realizada, medindo desempenho e se estão conseguindo atingir os objetivos)

Indicadores estratégicos (tem como objetivo verificar se os objetivos determinados estão sendo alcançados), vejamos quais são esses objetivos:

indicadores de eficiência: relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

indicadores de eficácia: relação entre os resultados obtidos e os resultados pretendidos.

indicadores de capacidade: relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que isso ocorra.

indicadores de produtividade: relação entre as saídas geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso.

indicadores de qualidade: relação das saídas totais com as saídas dentro do padrão da qualidade. Esses indicadores andam juntos com os indicadores da produtividade, ajudando a entender onde teve desvio ou alguma não conformidade.

indicadores de lucratividade: relação percentual entre o lucro e as vendas totais.

indicadores de rentabilidade: relação percentual entre o lucro e o investimento.

Percentual de rentabilidade = (lucro líquido / investimento total) x 100

Para que o gestor possa monitorar os resultados, analisar as atividades, tomar decisões e criar planejamentos com mais efetividade.

indicadores de competitividade: relação da empresa com a concorrência.

indicadores de efetividade: efetividade é a conjugação da eficácia com a eficiência.

indicadores de valor: relação entre o valor percebido ao se receber um produto e o valor efetivamente despendido para a obtenção do que se recebeu.

Importância da utilização desses indicadores

Todos esses indicadores e outros mais, são usados para monitorar e gerenciar todas as atividades da empresa, como: coletando informações importantes e disponibilizando para o gestores para tomada de decisões, e, com isso traz efetividade aos processo, e assim resultados positivos para o negócio.

Os indicadores trazem informações importantes para que a alta gestão possa analisar os processos sempre com o intuito de melhoria contínua, para atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Essas ferramentas apontam a realidade da empresa, quais processos apresentam falhas e de que forma elas impactam nos resultados esperados.

Consultoria profissional na implementação de indicadores

Caso você precise de auxílio para implementação e análise dos indicadores, a Consultoria Online Verde Ghaia auxilia as organizações na implementação do sistema de gestão de qualidade a partir da norma ISO 9001. Reconhecida internacionalmente e utilizada por mais de um milhão de empresas a norma é referência em gestão, inclusive na implementação de indicadores que avaliam o crescimento e os pontos de melhoria do empreendimento.

O Grupo Verde Ghaia também poderá te ajudar na Gestão, auxiliando na definição dos cronogramas, dos responsáveis e também nos recursos necessários para ter uma boa gestão.

Na plataforma da Consultoria Online você encontrará todas as informações que precisa e terá todo o suporte de uma equipe de consultoria especializada, com a flexibilidade que atende à realidade de sua empresa e com o custo até 60% mais baixo que o modelo tradicional. Tudo isso com uma tecnologia à frente do mercado.

Vale ressaltar também, que a Verde Ghaia pode ajudar a controlar os resíduos que sua empresa produz. A VG Resíduos, tem plataforma e o mercado de resíduos para gerenciar seus resíduos e comercializar de maneira que sua empresa possa lucrar com os resíduos que ela gera. Para entender melhor, clique AQUI.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!