Verde Ghaia Consultoria Online

Saiba a importância da calibração para atender às normas legais

Saiba a importância da calibração para atender às normas legais
5 (100%) 1 voto

Importância da Calibração

Qual importância da calibração e como as normas da ISO podem auxiliar sua empresa nessa questão?

A calibração é o procedimento a ser adotado para regular e configurar ferramentas de medida e equipamentos às suas unidades padrão, respeitando um limite de desvio já padronizado.

Calibração é a atividade de adequar uma ferramenta ou equipamento às medidas exatas de sua configuração padrão. Para realizar essa atividade, requer uma larga normatização, pois para cada tipo de equipamento, há um processo padrão a ser executado. Vamos descobrir mais dessa atividade abaixo.

Importância da calibração x unidades de medida

O sistema internacional (adotado também no Brasil) utiliza o metro como unidade básica de comprimento, o litro como unidade básica de volume e o quilograma como unidade básica de massa.

Já nos EUA e outros países que adotam o sistema inglês, a unidade de comprimento básica é a jarda, a massa é dada em libras e o volume em galões.

Como exemplos práticos, citamos dois para entendermos melhor esse assunto:

  • máquina empacotadora de farinha: deve preencher cada saco com exatamente 1 kg de farinha. Caso esteja descalibrada, poderá fazer o trabalho com desvios, colocando 1,2 kg por exemplo, o que seria um resultado indesejável;
  • bomba de combustíveis em um posto: deve estar configurada para abastecer os veículos em litros. Caso esteja descalibrada, ela poderá depositar no tanque dos automóveis uma quantidade diferente da mostrada no visor.

Assim sendo, é necessário que todos os instrumentos sejam calibrados para que as medidas e suas conversões ocorram de maneira que permita o funcionamento de todos os equipamentos. Daí a necessidade das normas de calibração.

Normas específicas para calibração

Importância da Calibração

Sim, existem um conjunto de normas da família ISO 17000 para calibração. A mais utilizada é a ISO 17025 que trata da acreditação de laboratórios de calibração e as metodologias adequadas para a regulagem dos equipamentos.

A ISO 17025 é de publicação internacional. Portanto, padroniza a forma como devem ocorrer as calibrações dos diferentes tipos de equipamento por parte dos laboratórios de medida.

A função de uma certificação ISO 17025 é acreditar o laboratório de análises da empresa à realização de calibrações de equipamentos controlados. Há NRs (Normas regulamentadoras) que determinam que alguns equipamentos sejam calibrados nos moldes da norma, como compressores e outros tipos de vasos de pressão.

A adoção de normas de calibração é obrigatória?

A empresa cuja operação não for diretamente ligada à metrologia não é obrigada a certificar-se na norma ISO 17025, uma vez que a norma trata da acreditação dos laboratórios que realizarão as calibrações.

Contudo, os equipamentos que são de calibração obrigatória deverão ser configurados por uma empresa certificada. Pois a apresentação do certificado de calibração é obrigatória para fins de fiscalização das leis de saúde e segurança do trabalho.

Apesar de a ISO 17025 ser publicada por uma organização privada, a ISO (international organization for standardization), ela foi adotada como padrão legal do Brasil para calibração de equipamentos.

Na prática, a legislação brasileira que dispõe sobre calibração adota a norma ISO 17025 como padrão oficial, dando a ela o status de lei. Assim, todas as vezes em que a norma é atualizada, a legislação passa automaticamente por atualização.

Como implementar a ISO 17025?

Importância da Calibração

A implementação da ISO 17025 é realizada através de um longo trabalho de adoção dos padrões, tanto operacionais quando administrativos da área laboratorial da empresa às exigências da norma.

É possível que investimentos em equipamentos e instrumentos precisem ser feitos, bem como a adequação da estrutura às exigências da norma para a execução das calibrações.

O ideal é contratar uma empresa de consultoria que tenha bastante experiência neste tipo de implementação. Como a Verde Ghaia Consultoria Online, uma vez que os consultores participantes do projeto são especialistas que têm experiência na instauração da norma em empresas de diferentes portes e especificidades.

Após a implementação, o laboratório não estará imediatamente acreditado pela norma. Pode ser que ainda necessitará passar por auditoria externa realizada por um organismo certificador independente que possua a qualificação para acreditação laboratorial.

A ISO 17025, diferentemente das ISO 9001, 14001 e 45001, atuará diretamente no projeto e operação do laboratório, ao passo que as demais normas são muito mais voltadas para os padrões de gestão e geralmente não propõe mudanças na estrutura física da empresa.

Principais ganhos em ter os equipamentos calibrados?

Os principais ganhos em ter os equipamentos calibrados são relativos à precisão das medições por eles executadas. Nenhuma empresa desejará por exemplo ter os pneus de seus caminhões com pressão inadequada por falhas na calibração do compressor. Isso vale para todos os demais processos, pois equipamentos descalibrados gerarão erros na produção e falhas na segurança.

Outra vantagem é do ponto de vista legal, uma vez que alguns equipamentos possuem calibração periódica obrigatória. Ou seja, em caso de fiscalização, a empresa que possuir aparelhos fora da especificação de calibração poderá ser autuada.

Quais os principais riscos?

Os riscos em não se ter equipamentos devidamente calibrados são relativos à falhas no processo. Como perdas na produção, mediações inadequadas, desgaste excessivo de peças e outros fatores operacionais.

Há também o risco à saúde e segurança do trabalho. Equipamentos com nível de pressão, ruído, vibração, calor (e etc.) inadequados poderão oferecer risco aos trabalhadores envolvidos na operação.

Um caso relativamente comum nas indústrias é a explosão dos tanques dos compressores por excesso de pressão ou falta de manutenção. Um acidente dessa proporção pode deixar os trabalhadores envolvidos gravemente feridos ou até mortos.

A calibração é parte importantíssima do processo produtivo de indústrias e empresas de serviço de vários mercados. A ISO 17025 fornece uma padronização segura e confiável para que as melhores práticas sejam adotadas neste sentido. Portanto é importante que a empresa sempre realize suas calibrações com empresas acreditadas pela norma.

Em caso de dúvidas quanto à certificação, a empresa pode sempre contar com a ajuda dos consultores da Verde Ghaia Consultoria Online.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!