VG Consultoria Online

Guia Completo da ISO 9001:2015

Guia Completo da ISO 9001:2015
4.5 (90%) 2 votos

Quando a empresa decide se certificar, uma infinidade de dúvidas surge sobre o processo de obtenção da norma. É necessário estar atento aos detalhes para que a execução do projeto ocorra sem surpresas

A empresa conclui que já está na hora de dar mais maturidade à gestão ou surge uma oportunidade de negócio com um grande cliente, a diretoria percebe então que será necessário certificar a empresa na ISO 9001:2015.

Em situações assim, geralmente os funcionários correm para a internet com muitas dúvidas e pouca compreensão da norma de qualidade;

Produzimos um guia completo pra quem deseja saber o que é a norma, como funciona a certificação, como implementar os requisitos e como o projeto acontece.

Confira nos passos abaixo o guia completo da ISO 9001:2015

  1 – O que é a ISO 9001:2015?

A norma brasileira ABNT NBR ISO 9001:2015 recebe este nome por representar padrão internacional de elaboração e implementação de um sistema de gestão da qualidade. A norma é produzida pela ISO (International Standardization Organization), sua última versão foi lançada no ano de 2015. No Brasil, a norma é editada pela ABNT, que é um órgão com ligação direta com a ISO que fica na Suíça.

Não há um tempo padrão para que novas versões da ISO 9001 sejam publicadas, no entanto, quando há uma nova publicação as empresas tem até 3 anos para realizar a migração. O que permite que o sistema de gestão seja trabalhado dentro do que chamamos ciclo da certificação, o qual será explicado mais abaixo.

2 – Como a Norma é Implementada na Empresa?

A norma ISO 9001:2015 é dividida em 10 itens, cada um destes itens por sua vez é dividido em outros subitens que vão se ramificando através dos processos da empresa.

Cada item da norma, fornece um padrão de operação para algum processo da empresa. Abaixo listamos os 10 itens chave.

  1. Escopo
  2. Referência normativa
  3. Termos e definições
  4. Contexto da Organização
  5. Liderança
  6. Planejamento
  7. Apoio
  8. Operação
  9. Avaliação de desempenho
  10. Melhoria

Cada um dos itens citados se ramificará em outros subitens, que por sua vez apresentarão as ações que devem ser obedecidas em cada uma das respectivas áreas por uma empresa que deseja se certificar na ISO 9001.

Após ler a norma completa pela primeira vez, o responsável pela implementação pode ficar um pouco confuso sobre a forma de interpretar cada item. Uma das ações necessárias, será a execução de um curso de interpretação da norma, que deverá ser feito por pelo menos um dos funcionários da empresa.

Em geral, as empresas contratam uma consultoria especializada, para auxiliar na implementação, apesar de não haver uma obrigação formal da contratação.

Uma vez interpretado cada item. Deverá ser gerado um plano de ação com todas as atividades do projeto. Ao implementar-se cada item da norma, deverá ser gerado um procedimento para documentar aquela ação. Os procedimentos serão auditados quando chegar à fase da auditoria externa.

3 – Auditoria Interna

Após a finalização da implementação dos itens da norma e a geração de todos os procedimentos, a empresa deverá ser submetida à uma auditoria interna, que pode ser feita por um funcionário responsável pelo sistema de gestão da qualidade (caso este possua um curso de auditor interno) ou pela consultoria contratada para o projeto.

A auditoria interna buscará encontrar não-conformidades que possam comprometer a concessão da certificação à empresa. O funcionamento da auditoria interna é como um teste para a auditoria externa. Algumas empresas também chamam essa fase de pré-auditoria.

4 – Auditoria Externa

A auditoria externa é o grande momento do projeto. É o dia mais aguardado por quem almeja se certificar na ISO 9001. A auditoria externa deve ser executada por um organismo certificador independente. Após a auditoria, caso não seja encontrada não-conformidade comprometedora da certificação, o selo da ISO será emitido para a empresa.

5 – Quanto Tempo Leva Para Certificar Uma Empresa?

O tempo do projeto varia muito de empresa para empresa e também de acordo com a complexidade da operação. É difícil afirmar um prazo médio, pois a variação é grande. Contudo, através do processo de consultoria online, as empresas têm considerado um prazo médio de seis meses para executar todo o projeto, desde o treinamento até a auditoria externa.

6 – Quanto Custa a Certificação?

A empresa precisa considerar as seguintes despesas para o projeto: Treinamento de Interpretação da Norma, consultoria de implementação e auditoria externa.

A consultoria de implementação não é um item obrigatório mas é de fundamental importância para a empresa evitar surpresas indesejadas no dia da auditoria externa.

É difícil prever o custo para uma empresa obter a sua certificação, mas pode variar de R$15 mil para uma microempresa a até mais de R$100 mil para uma grande corporação. Isso considerando todos os custos envolvidos no processo.

7 – O Que é o Ciclo da Certificação?

O contrato com o organismo certificador será válido por três anos, ou seja, aquela instituição garantirá que a empresa está adequada aos padrões da ISO por três anos.

Sendo o primeiro ano para a certificação, o segundo para manutenção e o terceiro para recertificação. Os três anos do contrato são chamados de ciclo da certificação. Caso a empresa opte por manter-se certificada, ao fim do terceiro ano deverá ser negociado um novo contrato com a certificadora, para que ela possa manter-se auditando a empresa anualmente e assim, manter o selo da ISO.

Quando a ISO publica uma nova versão da norma, a empresa tem até três anos para adequar-se e passar pela auditoria já com seu sistema de gestão atualizado. Contudo ela pode optar por fazer a auditoria responsável pela migração em qualquer um dos anos do ciclo.

8 – A Consultoria Contratada Garante a Aprovação da Certificação?

Uma pergunta muito importante a se fazer quando um projeto de consultoria para ISO está sendo negociado é sobre a garantia da certificação. Há consultoria que garantem a aprovação e há outras que não garantem.

Estar com uma empresa que garante a aprovação do certificado é fundamental para uma execução tranquila para a equipe e segura para as finanças da empresa, uma vez que estão sendo feitos investimentos para a obtenção do certificado.

A Consultoria Online Verde Ghaia é umas das organizações respeitadas pelo mercado e que garante a todos os clientes 100% de garantia de certificação ou o valor de contrato devolvido.

10 – Conclusão

Dominar os aspectos técnicos da norma é muito importante para o sucesso de qualquer projeto de certificação. As dicas dadas acima podem ser as informações necessárias para o início da construção de um grande conhecimento específico sobre a norma ISO 9001.

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!