A gestão de fornecedores pode ser um dos diferenciais da sua empresa frente a concorrência. Uma vez que você pode melhorar o preço, qualidade e pontualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio caso os processos de gestão ocorram de forma planejada e bem estruturada.
Um dos pontos essenciais da gestão de fornecedores é saber avaliar, selecionar, e homologar os fornecedores para que o processo ocorra com fluidez e não gere transtorno lá na frente.
Imagine por exemplo uma padaria que não executa de forma satisfatória a gestão de fornecedores. Em um dia de imprevisto de um dos fornecedores, ela pode deixar de oferecer um dos produtos buscados pelo cliente, como por exemplo: o pão. Esse tipo de problema pode gerar a difamação do nome do estabelecimento, a perda de clientes e redução dos lucros ou até mesmo grande prejuízo.
As empresas que são certificadas na ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e outras normas de sistemas de gestão devem fazer a gestão provedores externos, também chamados de fornecedores e prestadores de serviço. Para as empresas que não são certificadas ou que não possuem sistema de gestão implementado, convém que também façam a gestão de seus fornecedores, diante da corresponsabilidade legal a que estão sujeitos.
Em que consiste a gestão de provedores externos? Até onde a organização deve ter controle ou influência sobre esta gestão?
Primeiramente, a empresa deve fazer o levantamento de todos os serviços prestados por terceiros e de todos os fornecedores que fazem parte do escopo do sistema de gestão. Feito isso, é necessário fazer a classificação de quais deles são críticos, devendo estabelecer o que deve ser controlado e/ou influenciado.
Provedores externos críticos para o sistema de gestão ambiental
São provedores que exercem alguma atividade ou fornecem algum produto que podem gerar algum impacto ao meio ambiente, por exemplo, fornecedor de GLP, prestação de serviços de controle de pragas e aplicação de agrotóxicos, empresas especializadas em transporte, tratamento e disposição final de resíduos, fornecedor de mudas, serviço de manutenção de aparelhos de ar condicionado e refrigeração, entre outros.
Provedores externos críticos para sistema de saúde e segurança
Podem ser, fornecedores e prestadores de serviço de inspeção e recarga de sistemas de combate a incêndio, empresas de transporte de pessoas, manutenção de máquinas e equipamentos, fornecedor de produtos químicos, transportadoras de produtos perigosos, entre outros.
Provedores externos críticos para qualidade
São os prestadores de serviço e fornecedores que interferem diretamente na qualidade da prestação de serviço ou provisão de produtos da organização.
O tipo e a extensão do controle e/ou influência que a organização deve exercer, depende principalmente, do nível do risco envolvido e das exigências legais aplicáveis. O controle pode ir desde a apresentação de documentos no ato da contratação e estabelecimento de critérios no contrato, até a realização de auditorias. O importante é que alguns documentos de exigências legais não deixem de ser verificados, tais como, licenças ambientais, AVCB, registro no INMETRO, alvarás, responsabilidade técnica, certificados de destinação de resíduos, curso específico para transporte de passageiros, ambulância e produtos perigosos, PPRA, PCMSO, ASO, FISPQ e outros.
Para o Sistema de Gestão das empresas, além da qualificação inicial dos fornecedores, que compõe sua avaliação e seleção, é necessário fazer o monitoramento do desempenho e sua reavaliação periódica. Todos os controles estabelecidos devem ser verificados e eficazes.
Para você compreender como é relevante a gestão de fornecedores, veja abaixo alguns pontos positivos citados pela nossa equipe:
– Aumento da competitividade;
Com uma gestão de fornecedores bem executada sua empresa tem mais chances de negociar preços com os fornecedores reduzindo custos. Além da entrega do serviço ou produto com alto padrão de qualidade.
– Aumento da confiabilidade da empresa;
Um das características mais importantes de uma empresa é o compromisso com a pontualidade e com a entrega correta dos produtos. Quando uma empresa sempre cumpre com os prazos previstos em contrato e não deixa o cliente na mão, ela aumenta a confiança do mercado o que melhora sua marca.
Com uma gestão mal feita de fornecedores, você pode comprometer sua pontualidade, devido à falta de compromisso dos outros envolvidos.
– Preço justo do serviço ou produto;
Como uma lista vasta de fornecedores é possível conseguir ofertas melhores de preço, lembrando que você deve olhar sempre o custo benefício, uma vez adquirir um serviço ou produto apenas pelo preço baixo nem sempre pode ser positivo a para sua empresa.
Outro ponto a ser observado é que quando há erros na gestão de fornecedores, você pode deixar para adquirir o produto em cima da hora o que pode gerar aumento do custo, por se tratar de uma demanda emergencial.
Se você, quiser se aprofundar neste assunto, acesse o nosso site e para baixar modelos vá ao seguinte endereço: https://loja.sgionline.com.br/
::Raissa Urzedo – Consultora e Auditora do Grupo VERDE GHAIA
Ainda não sou empreendedor nessa área, gostaria de saber mais a respeito da reciclagem de vidros e como proceder para iniciar no negócio haja vista que aqui na minha região, não tem ninguém que recicle vidro e vejo todos os dias muita quantidade de vidro sendo jogados nos lixoes e aterro sanitário
Bom dia, Marcelo!
Você pode entrar em contato direto com o VG Resíduos através do link https://www.vgresiduos.com.br/
Eles irão te assessorar!