Verde Ghaia Consultoria Online

Como tornar a gestão ambiental das empresas relevante?

Como tornar a gestão ambiental das empresas relevante?
Avalie esse post

Nos últimos tempos houve um crescimento muito expressivo da preocupação das empresas com as questões ambientais. As novas exigências dos consumidores têm feito com que a gestão ambiental das empresas se desenvolva a ponto de entregar processos mais limpos e sustentáveis.

Como o mundo mudou muito, cada vez mais a sociedade e o mercado têm exigido das organizações uma postura ambientalmente correta. No artigo de hoje, vamos tratar um pouco sobre a gestão ambiental das empresas, seus principais aspectos e sua aplicabilidade para os pequenos e médios negócios.

O que é gestão ambiental das empresas?

A gestão de um negócio qualquer é o conjunto de processos que fazem com que a organização caminhe para o rumo pretendido por seus controladores, ou seja, um conjunto de processos interligados que produzirão algum tipo de produto ou serviço para um determinado público a um custo específico.

A gestão ambiental não é diferente, ela é parte da gestão geral do negócio, porém se aplica na intermediação entre as atividades produtivas da empresa e seu impacto ambiental.

A gestão ambiental procurará fazer com que os processos da organização tenham o menor impacto negativo possível no meio ambiente. Ela atuará de forma preventiva e corretiva para tornar o negócio sustentável do ponto de vista ambiental, ou seja, que utiliza recursos da natureza que poderão ser repostos posteriormente.

Gestão Ambiental é obrigatória?

No Brasil, existem muitos órgãos de fiscalização ambiental e uma vasta legislação, que inclusive classifica muitas ações negativas das empresas como crimes ambientais. Contudo, não existe a obrigatoriedade de se manter um departamento exclusivo para gestão ambiental, ou seja, a empresa pode praticar a gestão de maneira direta ou indireta, a depender da decisão de sua diretoria.

Indiretamente, a gestão ambiental acaba sendo obrigatória, pois, mesmo que a empresa não possua um departamento exclusivo para ela, sua prática acaba sendo distribuída a outros setores, uma vez que a legislação precisa ser respeitada ao longo do processo.

Saiba mais: 15 perguntas e respostas sobre auditoria de Sistema de Gestão

O que é um sistema de gestão ambiental?

Um sistema de gestão ambiental é um conjunto de diretrizes padronizadas que serão implementadas e observadas em uma organização. Ele determina como deverá ser realizada a gestão de meio ambiente, quais indicadores a empresa precisará monitorar, a forma como cada processo afetará a natureza, dentre outras inúmeras ações.

Sistemas de gestão são utilizados para padronizar um processo. Com o sistema de gestão ambiental SGA, não é diferente. Ele gera padrões operacionais para a organização. O SGA mais utilizado do mundo é o ISO 14001, que atualmente está na versão 2015, sendo conhecido no Brasil como ABNT NBR ISO 14001:2015.

É uma norma publicada pela ISO internacional e editada no Brasil pela ABNT, que garante a prática da gestão ambiental em alto nível, referenciada pelos mais modernos padrões internacionais.

Muitas empresas exigem que seus fornecedores se certifiquem na ISO 14001, porque precisam comprovar que todas as etapas de sua cadeia produtiva são realizadas dentro de padrões ambientais reconhecidos e validados.

Como implementar um sistema de gestão ambiental?

Um sistema de gestão ambiental pode ser determinado pela própria organização e implementado em seus processos através de validação contínua pelo gestor. Contudo, o SGA baseado na ISO 14001:2015, em geral é aplicado com o auxílio de uma consultoria, como por empresa a Verde Ghaia Consultoria Online.

A empresa de consultoria deverá fazer um diagnóstico do sistema da empresa e comparar os resultados observados com aqueles exigidos pela norma. Os resultados servirão para a elaboração de um plano de ação com as ações necessárias à adequação da empresa ao modelo de operação exigido pelo sistema ISO 14001.

Na Verde Ghaia Consultoria Online, todas as ações de diagnóstico e geração de plano de ação podem ser feitas rapidamente através da plataforma com o auxílio dos consultores em tempo real. Assim, a empresa sempre conseguirá ver, de forma gráfica, seus pontos a serem corrigidos, gastando pouco tempo e dinheiro.

Após a execução de plano de ação, a empresa deverá ser auditada por um organismo certificador independente reconhecido pela ISO. Se estiver tudo correto, o certificado será emitido atestando que a empresa está em conformidade com o sistema de gestão ambiental ISO 14001.

Leia: Qual é o melhor sistema de gestão para uma microempresa?

Quanto custa a implementação de um sistema de gestão ambiental?

A empresa que optar pela implementação de um sistema de gestão ambiental deverá ter dois custos básicos. Um se refere ao desembolso com consultoria para adequar os processos da empresa às exigências da norma. E o outro desembolso será relativo à auditoria externa realizada pelo organismo certificado contratado pela empresa.

Os custos com consultoria dependem da complexidade dos processos da empresa. Logo, uma organização que possua vários processos, com muitas implicações, deverá consumir muito mais horas de consultoria que uma microempresa com poucos colaboradores.

Em geral, os custos variam de 15 a 100 mil reais a depender do tamanho da empresa. Mas há casos de empresas que, utilizando a Consultoria Online da Verde Ghaia, completaram todo o processo por algo em torno de 10 mil reais. Obtendo assim, seu selo ISO 14001.

Gestão ambiental como vantagem estratégica

Muitas empresas utilizam o sistema de gestão ambiental como uma parte auxiliar de sua operação, a fim de impedir que a empresa destrua o meio ambiente. Algumas organizações estão fazendo da gestão ambiental a sua marca no mercado e se apoiam nesse método para ganhar um número cada vez maior de consumidores.

Como exemplo, podemos citar a empresa Natura. Ela adotou como estratégia de marketing a adoção de matérias primas extraídas de forma sustentável.

Consequências da falta de gestão ambiental

A falta de gestão ambiental pode ser muito perigosa para a empresa e para a sociedade ao redor. Suas consequências podem ser desde multas e perda de credibilidade junto à comunidade, até o sacrifício completo da operação da empresa.

Um exemplo disso é o caso da mineradora Samarco, que por não observar a gestão ambiental e o risco ambiental na execução de suas obras, acabou provocando o maior desastre ambiental da história do país, gerando bilhões de dólares em prejuízos e fechando a operação da mineradora.

A gestão ambiental não é mais parte auxiliar dos processos das empresas, mas está intimamente ligada à sua estratégia de gestão.

Para adotar as boas práticas ambientais e também para implementar ou migrar o sistema de gestão ISO 14001, sua empresa pode sempre contar com a Verde Ghaia Consultoria Online.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog:  Conheça os tipos de auditorias de sistema de gestão e para que servem.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!