Como gerenciar os aspectos e impactos ambientais da organização?
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Qual a importância de realizar a LAIA?

Você conhece a importância de se realizar o LAIA Levantamento de Aspectos e Impactos ambientais (LAIA) em sua organização?

Os aspectos ambientais são todas as interações entre as operações de uma empresa e o meio ambiente. E nesse caso levamos em consideração tanto as interações maléficas quanto as benéficas, pois não necessariamente a interação de uma organização com o meio ambiente vai significar algo ruim. O que vai determinar se um aspecto ambiental é bom ou mau para o ambiente, é exatamente o impacto que este exerce. Se uma empresa decide, por exemplo, realizar a extração de madeira de determinada região, a ação certamente representará um risco para a flora local. No entanto, tal exploração pode ser compensada com a extração controlada da madeira, com a criação de reservas ambientais, com o reflorestamento etc.

Só há um jeito de abordar os aspectos e impactos ambientais intrínsecos à sua organização: implantando um sistema de gestão ambiental eficaz.

LAIA na prática

Em geral, o levantamento de aspectos e impactos ambientais é realizado em toda fase de “projeto”, ou seja, quando uma ideia a ser implantada numa organização entra na fase de planejamento, bem antes de sua execução.

Uma empresa de petróleo que está construindo uma nova plataforma, por exemplo, precisa comprovar que está tomando ações para proteger a fauna marinha da região; isso pode ser feito de várias formas: demonstrando que existe tratamento de resíduos, que há um bom sistema de segurança em caso de vazamento de óleo etc. Ela também precisa comprovar que possui planos para o caso de um desastre inevitável, os quais envolvem desde a comunicação ao órgão ambiental regulador, passando por mobilização de equipes a mitigação de danos.

O levantamento de aspectos e impactos ambientais contribui não só para uma gestão ambiental correta, como para a prevenção de riscos aos negócios.

A ferramenta ideal para sua gestão

Lembrando que quando falamos de gestão, falamos em controle absoluto. Não é possível implantar um programa de gestão ambiental sem utilizar algum tipo de ferramenta de controle, principalmente porque tudo o que envolve o meio ambiente envolve também uma série de leis e auditorias. A legislação ambiental brasileira está entre as mais rígidas do mundo.

Vamos supor que sua empresa não possui um bom programa de gestão ambiental, e por isso os controles e tratativas são um tanto quanto confusos. Pois bem, um dia o gestor percebe que está se aproximando a data de inspeção do IBAMA. Eis então que ele dá início a um plano emergencial para sanar todos os problemas, uma espécie de “faxina para receber as visitas”. Mas adianta fazer essa faxina emergencial numa casa que vive sempre bagunçada? Não quando estamos falando de auditoria ambiental. O auditor capta quando são implementados apenas planos de contingência, e deste modo a empresa não escapa das penalidades.

Sendo assim, um bom programa de gestão ambiental se mostra indispensável, pois antecedência e prevenção são as palavras-chave.

Sugestão de Leitura: O que é GAIA: gerenciamento de aspectos e impactos ambientais.

Software para gerenciar Aspectos e Impactos Ambientais

O Módulo GAIA (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais) do SOGI foi desenvolvido especialmente para facilitar o gerenciamento de todos os aspectos e impactos ambientais de sua organização. Ele não apenas auxilia na avaliação de tais impactos, como também na criação de planos de ação voltados para a melhoria e adaptação a todas as exigências legais ambientais.

Além disso, o software também ajuda a vislumbrar oportunidades de redução de custo ou de novos investimentos.

Funcionalidades do Módulo GAIA

  • Armazena informações e históricos.
  • Oferece uma interface amigável para visualização das planilhas.
  • Gera relatórios e gráficos gerenciais, realizando o envio automático para o e-mail dos interessados, sempre mostrando o status dos planos de ação.
  • Detém maior agilidade nos controles e possibilidade de controle centralizado.
  • Organiza a gestão de todos os itens do Levantamento de aspectos e Impactos: área, processo, atividade e medidas de controle.
  • Gerencia os riscos e oportunidades dos processos e operações, relacionando-os aos aspectos e impactos.
  • Gera a análise de riscos e ciclo de vida dos produtos e relatórios gerenciais.
  • Permite o controle das permissões de acessos dos usuários e das alterações nas planilhas.
  • Está em plena conformidade com todas as diretrizes da ISO 14001.

Hoje, é praticamente impossível que uma empresa consiga se estabelecer no mercado quando ela não procura avaliar continuamente seu impacto sobre o meio ambiente. E é um fato: nenhuma organização deseja ver sua imagem associada a desastres ambientais.

Sugestão: O que saber sobre Gestão Ambiental – SGA?

O meio ambiente é um capital

Em caso de desastre ambiental, as ações da empresa causadora do dano despencam! E muitas vezes, as perdas ligadas a imagem costumam ser maiores do que os prejuízos físicos; leva-se anos para que o mercado volte a depositar confiança nessa empresa nociva (e às vezes as portas são fechadas de vez).

Só o Módulo GAIA assegura a identificação dos riscos e oportunidades, determinando também a gravidade, a frequência, a probabilidade, a incidência, o nível de controle e o risco residual de todos os aspectos e impactos ambientais de sua empresa, evitando assim a ocorrência de acidentes e garantindo à gestão ambiental o máximo de precisão.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!