Verde Ghaia Consultoria Online

Foi publicada a nova versão da ISO 14024 sobre rótulos ecológicos

Foi publicada a nova versão da ISO 14024 sobre rótulos ecológicos
5 (100%) 2 votos

Após 19 anos, desde a última publicação da norma ISO 14024, a Organização Internacional para Padronização – ISO publica em 2018 a nova versão da norma. Essa versão atualizada traz mudanças na condução dos programas de rotulagem ambiental de tipo I.

A publicação da ISO 14024 já era esperada, pois o contexto ambiental global mudou muito nos últimos anos e os consumidores se tornaram mais exigentes por produtos e/ou serviços ecologicamente corretos que garantam menos impacto ambiental.

Outro fator que contribuiu para sua revisão foi à reformulação da norma  ISO 14001, que traz um novo modelo de organização e abordagem, tornando a integração do sistema de gestão do meio ambiente muito mais eficiente com o sistema de gestão da qualidade (ISO 9001).

A norma ISO 14024 faz parte da série de normas da ISO 14000, que contempla as seguintes áreas:

·  Sistemas de Gestão Ambiental (SGA);

·  Auditorias Ambientais;

·  Avaliação do Desempenho Ambiental;

·  Rotulagem Ecológica;

·  Análise do Ciclo de Vida (ACV);

·  Aspectos Ambientais em Normas de Produtos;

·  Termos e Definições.

Neste artigo abordaremos a mudança na norma, bem como os fatos que decorrerão aos programas de rotulagem ambiental de tipo I a partir de agora.

Por que a norma foi revisada?

A norma ISO 14024 publicada em 30 de abril de 2004. A versão antiga desta norma estabelecia os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental do tipo l, incluindo a seleção de categorias de produtos, critérios ambientais dos produtos e características funcionais dos produtos, e para avaliar e demonstrar sua conformidade. Também estabelecia os procedimentos de certificação para a concessão do rótulo.

A norma é de longe, o procedimento mais utilizado pelas empresas na padronização de programas de rotulagem ambiental do tipo l.

A nova versão ISO 14024 traz os mesmos objetivos da antiga versão, porém a revisão visa fortalecer as diretrizes para os elementos e documentação utilizados para emitir um rótulo ecológico. Além disso, define as competências necessárias para os auditores, assegura a transparência e a credibilidade dos programas de rotulagem ambiental do Tipo I.

A edição de 2018 reforça que os rótulos ecológicos podem ser utilizados em diferentes mercados e em diversos produtos, como hotéis, fabricas de produtos de limpeza, alimentos e etc.

Quanto tempo às empresas têm para migrar para nova versão?

A ISO 14024 continua válida e segue sendo aceita até a sua divulgação definitiva pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (associação responsável por regular as normas ISO no Brasil). Até essa divulgação todas as empresas terão um prazo para migrarem para a última versão.

A migração não deverá ser um problema ou gerar grandes custos, uma vez que, as mudanças poderão ser validadas nas auditorias já programadas para as empresas que são certificadas para concessão do rótulo ecológico.

A Consultoria Online Verde Ghaia recomenda que já se iniciem as preparações para a migração já nas próximas auditorias programadas, pois a tendência é que os custos, tanto de consultoria quanto de auditoria subam à medida que o prazo final se aproxima. E, também, para que sua empresa não corra o risco de perder a certificação.

As empresas que não migrarem continuam sendo certificadas pela ISO 14024, no entanto, a validade do certificado expira quando vencer o ciclo de auditorias.

Quem não migrar não poderá ter o rótulo ecológico em seus produtos.

Mas afinal, o que é um Programa de Rotulagem Ambiental Tipo I?

Nós tópicos anteriores falamos sobre a nova versão da ISO 14024, mas você sabe quais as vantagens de implementar essa norma em sua empresa?

O programa de rotulagem ambiental de produtos e serviços é baseado em iniciativas voluntárias e é um relevante fator de competição no mercado, uma vez que os consumidores têm maior interesse pelos impactos que esses produtos e serviços provocam no meio ambiente e na sociedade. Ou seja, a tendência mundial hoje é a procura por produtos e serviços ecologicamente corretos.

As empresas que se preocupam com a preservação ambiental, buscando uma produção sustentável são mais competitivas no mercado. A adoção de estratégicas ambientais, como gerenciamento de resíduos, é o maior diferencial dessas organizações.

A rotulagem ecológica é uma importante ferramenta de comunicação entre as empresas, autoridades públicas e consumidores.

Os selos ambientais promovem a inovação no desenvolvimento tecnológico, gestão e marketing, objetivando a proteção do meio ambiente e atuando no aumento da conscientização dos consumidores.

Imagine o seu produto receber um selo ecológico que assegure a proteção ambiental? Com certeza, a sua marca conseguirá mais clientes e se destacará no mercado.

A ISO 14024, como a ISO 9001 e 14001, destaca seu empreendimento perante seus concorrentes, amplia seus negócios e lucratividade do seu empreendimento.

Como obter a certificação na ISO 14024?

A certificação é voluntária e é realizada por um organismo certificador, através de uma auditoria de terceira parte.

Para obter a certificação para concessão do rótulo a sua empresa deve procurar um organismo certificador confiável.

A rotulagem ecológica do tipo 1 leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida destes produtos: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte.

O rótulo estimula a oferta de produtos e serviços ecologicamente correto, garantindo ao consumidor a confiabilidade nas informações repassadas pelo produtor.

Quanto custa a migração para nova versão da ISO 14024?

O custo com a migração será praticamente o mesmo do que seria gasto no processo de renovação.

No entanto, quando a empresa contrata uma empresa de consultoria o gastos serão reduzidos, pois evita erros e retrabalho.

A ISO 14024 é um grande avanço para a obtenção do rótulo ecológico.

Para ter à disposição da sua empresa as metodologias mais atualizadas e o auxílio de profissionais com experiência em implantação e migração de normas contrate a Consultoria Online Verde Ghaia.

Auxiliamos seu negócio em todo o processo de implementação da ISO 14024.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!