Verde Ghaia Consultoria Online

Entenda o que é e para que serve a Nova Norma ISO 19011  

As mudanças na nova norma de auditoria – ISO 19011, foram anunciadas e instauradas em 2018. Mas, ainda deixam muitas pessoas confusas. Afinal, o que, de fato, muda com a chegada dessa nova versão? Como isso vai impactar as organizações?

Primeiramente, as mudanças tem um objetivo específico que é de adequar a ISO 19011 às necessidades atuais, das organizações. Então, a nova versão busca modernizar alguns conceitos e melhorar a qualidade das auditorias realizadas, fazendo com que os resultados sejam ainda mais seguros e precisos para as organizações continuarem a obter o sucesso ou tratar não conformidades que estejam impactando o negócio, negativamente.

Existem muitos conceitos básicos que regem uma boa auditoria e que devem ser seguidos à risca para que o resultado seja verdadeiramente satisfatório. Pensando nisso, as mudanças na nova norma de auditoria chegam justamente para reforçar esses valores, e direcionar melhor o auditor. Uma das atuações mais importantes da ISO 19011, e que com certeza, é otimizada a partir das mudanças na nova norma de auditoria, é o fato de que ela precisa lidar com diferentes sistemas de gestão – já que cada empresa acaba usando um ou trabalha com sistemas integrados. Com essas alterações, a norma de torna mais eficiente para isso.

Entenda o conceito das mudanças da Nova Norma de auditoria e seus tópicos

Existem alguns conceitos básicos que regem a profissão e um auditor. No caso da norma ISO 19011 podemos citar os pontos principais:

  • Integridade;
  • Precisão de dados;
  • Confidencialidade;
  • Imparcialidade da auditoria;
  • Objetividade das conclusões;
  • Abordagem baseada em evidências;
  • Mentalidade de risco.

A ISO 19011 estipula alguns padrões e diretrizes que devem ser adotados para as organizações alcançarem seus objetivos. Uma das mudanças mais importantes foi justamente a implantação do item “mentalidade de risco”, que visa implantar uma abordagem de auditoria capaz de considerar tanto os riscos quanto as oportunidades.

O que as mudanças da norma podem impactar na gestão das empresas?

Os impactos das mudanças na nova norma de auditoria são diversos para as empresas. Para começar, o fato de adotar uma mentalidade de risco permite que o auditor adquira uma competência ainda mais refinada para análise do sistema de gestão.

Com isso, os resultados no relatório final serão mais precisos, entregando muito mais eficiência para a tomada de decisões e estratégias a serem adotadas pelos gestores. Além disso, as mudanças da nova norma de auditoria atuam em outras várias frentes. Veja as alterações:

  • Nova abordagem baseada em riscos;
  • Melhoria na orientação sobre a gestão de um programa de auditoria, incluindo o risco do programa de auditoria;
  • Ampliação a respeito de como conduzir uma boa auditoria
  • Expansão dos requisitos de competência genérica para auditores;
  • Ajuste de terminologia para refletir o processo e não o objeto (“coisa”);
  • Remoção do anexo que dita competências para auditar – considerando que existe uma variação imensa de padrões de sistemas de gestão individuais;
  • Expansão do “Anexo A”, a respeito de orientação sobre novos conceitos de auditoria.

Todas essas mudanças nos levam a um resultado muito mais preciso e interessante da auditoria, permitindo que o auditor atue dentro da realidade organizacional, e que traga resultados eficientes para aquele ambiente.

Por que as empresas precisam investir em auditoria?

Para muitos empresários, ainda existem dúvidas pontuais sobre os motivos pelos quais se deve investir em uma auditoria. As mudanças na nova norma de auditoria nos provam que esse serviço pode ser de extrema importância, e muito eficiente.

A auditoria pode ajudar a identificar e antecipar problemas da mesma forma que, agora, também trabalha na percepção de oportunidades de expansão e crescimento. O auditor consegue enxergar a empresa de maneira muito mais clara, e é capaz de abordar todos os setores da companhia.

Com as mudanças na nova norma de auditoria, essa função fica ainda mais clara e competente, permitindo que sejam gerados relatórios eficientes e verdadeiramente úteis para a saúde, manutenção e expansão empresarial.

  • É melhor ter um auditor interno ou externo?

É possível trabalhar com um auditor interno, um funcionário que se destaque em sua competência e possa cumprir com esse papel. No entanto, é inegável que a contratação de um auditor externo pode ser muito mais eficiente.

Afinal, o auditor externo não está emocionalmente ligado à empresa. Dessa forma, ele consegue fazer um raio-x imparcial, e que consiga apontar falhas e acertos com o mesmo cuidado, e sem receios. Por isso, as mudanças na nova norma de auditoria também focam na atividade do profissional, fazendo com que o trabalho seja desenvolvido de maneira muito mais criteriosa.

Qual o valor agregado em um relatório de auditoria?

Dito tudo isso, podemos enfatizar que o objetivo de uma auditoria é agregar valor aos processos da organização como um todo. A intenção é alcançar resultados mais satisfatório, e atuar para a melhoria contínua.

Para isso, a auditoria analisa, reformula e fica na qualidade de todo o processo organizacional, permitindo a identificação de erros e acertos – e trabalhando em cima de cada um deles para tornar o processo ainda mais harmônico e assertivo.

O relatório de uma auditoria consegue ampliar a visão organizacional. É nessa etapa, na apresentação do relatório, que o auditor mostrará quais dados forma examinados, e quais são as conclusões.

Por isso, podemos considerar esse um documento de extrema importância, que traz um checkup a respeito da empresa, e que servirá tanto para analisar as mudanças futuras, quanto se basear nos pontos positivos para manter as ações e dar continuidade às estratégias.

O relatório cumpre papel crucial dentro de uma auditoria. Ele precisa se claro e muito preciso – ou perde completamente o seu sentido para a finalidade. Por isso, um bom trabalho de auditoria deve ser previamente planejado e estruturado!

As mudanças na Nova Norma de auditoria trazem uma série de alterações positivas, que tornam a atividade ainda mais confiável e muito mais precisa. Com isso, os resultados empresariais serão ainda mais satisfatórios!

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!