Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Empilhadeiras: segurança e Condições de uso

Operação de Empilhadeiras: aspectos de segurança e Condições de uso do Equipamento. Acompanhe o assunto no artigo abaixo.

As organizações por possuírem diversos processos e operações necessitam realizar o transporte internamente de diversos produtos, matérias primas, equipamentos, mercadorias, insumos, ferramentas, resíduos, dentre outros. Sendo que tudo deve estar em de acordo com o peso, tamanho e formato dos materiais e cargas, fazendo-se necessário o uso de empilhadeiras, para otimização de seus processos.

Tipos de Empilhadeiras

E são diversos os tipos de empilhadeiras, vejamos as mais conhecidas:

  • Empilhadeiras à combustão;
  • Empilhadeiras elétricas;
  • Empilhadeiras portuárias;
  • Empilhadeiras manuais;

Nesse contexto, como qualquer outro processo há riscos e perigos ocupacionais que devem ser identificados, analisados e mitigados.  Por isso, é importante estabelecer controle operacional (um dos requisitos da ISO 45001) é extremamente necessário para garantir a segurança dos trabalhadores, objetivando sempre disponibilizar equipamentos em boas condições de uso.

Aí pode surgir a dúvida: Como desenvolver um controle operacional para uso de empilhadeiras? Bem, vamos lá.

Empilhadeira

Controle Operacional para uso de empilhadeiras

Um controle operacional pode ser “materializado” em um procedimento operacional, em um check list, softwares, aplicativos, entre outros, de acordo com a realidade da organização.

Um procedimento operacional que versa sobre uma atividade e processo produtivo, pode abordar esse tema em um tópico, por exemplo. Dessa forma, realiza uma abordagem sobre os aspectos de segurança em operação de empilhadeiras, definindo o check list como instrumento para realizar as inspeções, sempre antes de iniciar as atividades.

Portanto, o check-list visa garantir que a empilhadeira foi inspecionada e que estará em condições perfeitas para a operação.

No entanto, essa análise também serve para comunicar à supervisão caso algum componente esteja danificado, bem como formalizar o respectivo processo de comunicação.

Visando garantir a melhoria contínua de sua gestão de saúde e segurança ocupacional, cabe à organização estabelecer controles operacionais para seus equipamentos, levando em conta as informações dos fabricantes e fornecedores, observando sempre o manual.


A Consultoria Online possui soluções para seu negócio, como controles operacionais, procedimentos, formulários de inspeção (check list), software, diagnósticos, auditorias, consultorias, entre outros serviços e produtos.

Entre em contato conosco!

Edson Filho| Consultor Verde Ghaia

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!