Dicas de como ter uma gestão remota eficiente - Consultoria On-line
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Dicas de como ter uma gestão remota eficiente

Gerir uma equipe remotamente não é fácil. Exige muito mais disciplina, capacidade de comunicação e responsabilidade quando comparamos ao dia a dia in loco numa empresa.

Mas, também não é um bicho de sete cabeças. Embora o trabalho com a equipe alocada em home office demande muita atenção do gestor, ele também pode trazer resultados muito satisfatórios, com uma equipe alinhada, criativa e capaz de criar grandes projetos. E ainda tem o bônus: é um modelo que pode reduzir custos e aumentar a produtividade, pois muitos aprendem sobre o poder da autogestão.

Dicas para implementar uma Gestão Remota

Veja como implementar uma gestão remota eficiente e obter os melhores resultados de sua equipe:

Alinhe Processos: A chave na adaptação de um time à gestão remota é o alinhamento de processos. Os prazos devem ser bem definidos (porém realistas). Caso necessário, divida tudo em marcos a serem concluídos em prazos relativamente curtos.

Saiba delegar: Nunca se esqueça de que a gestão remota tem como principal característica o fato de ser descentralizada.

O gestor precisa entender bem o perfil de seus colaboradores, inclusive no que diz respeito ao melhor horário para rendimento. É óbvio que algumas reuniões virtuais devem ser respeitadas e que nem todo mundo pode escolher quando prefere trabalhar. Mas, na medida do possível, se você conseguir oferecer algum tipo de flexibilidade, faça. O importante é que todos sejam responsáveis e cumpram com seus afazeres.

Conheça o perfil de cada Colaborador: o perfil também influencia na distribuição de projetos. Alguns são mais falantes e gostam de manter contato com clientes, outros preferem analisar contratos, há aqueles mais criativos… Distribua as funções de acordo. No entanto, não deixe também de apresentar desafios de tempos em tempos, para que não ocorra acomodação.

Não deixe de incentivar os momentos de lazer: Evite fazer com que todos trabalhem tarde da noite ou no fim de semana. Um funcionário cansado é um funcionário física em mentalmente estressado.

Reuniões exageradas: Não exagere na quantidade de reuniões, mas também não deixe de marcar alguns encontros para manter o alinhamento da equipe.

Sugestão de leitura: Gestão de mudanças em tempos de pandemia

Dicas de organização dos processos

Centralizar as informações: uma boa ideia é criar um mailing com um boletim diário sobre tudo o que foi realizado, bem como as pendências, as prioridades. Isso ajuda a manter todo mundo na mesma página. Depois que cada um receber o mailing, você pode abrir espaço para um brainstorming, para receber sugestões e ver o que pode ser melhorado ou resolvido com mais eficiência.

Não deixe também de manter acessíveis os dados sobre o trabalho em andamento. Um bom modo de fazer isso é usando um software de gestão que possa ser acessado online.

No trabalho remoto, disciplina é tudo, afinal as distrações são constantes (a TV, os lanchinhos, a cama para tirar uma soneca…). Todos devem ter ciência de que, mesmo em casa, estão trabalhando. Nada de procrastinar!

Entender o perfil do colaboradore ajuda na gestão remota

Algum colaborador tem dificuldade para se organizar no esquema home office? Ajude. Incentive-o a redigir uma lista com as prioridades do dia (ou da semana). O ideal é concluir uma tarefa por vez e seguir uma ordem: as mais chatas ou difíceis primeiro, e as mais tranquilas ao final do dia.

Caso algum colaborador de fato não se adapte ao sistema de trabalho remoto, procure saber o que acontece. Às vezes pode ser o caso de realizar apenas algumas adaptações. No entanto, se for inegociável, pode ser o caso de aconselhá-lo a procurar outra empresa. Um único indivíduo desmotivado pode desanimar a equipe inteira ou causar uma série de conflitos.

Sugestão de Leitura: Seu sistema de gestão parou por causa da Pandemia?

Solucionando os conflitos

E falando em conflitos. No trabalho à distância, a gestão de conflitos e problemas necessita de precisão cirúrgica. Sempre que houver uma pendência importante, acompanhe muito ativamente e não permita que aquilo se desenvolva para algo irremediável.

Tente criar algumas atividades para engajar a equipe. Nesses tempos de Covid-19, um happy hour virtual pode ajudar a levantar os ânimos. É importante que exista um senso de pertencimento em todos, isso evita a rotatividade de funcionários.

Se você é líder, seja transparente, principalmente na hora de expor a situação real da empresa, afinal o mundo inteiro está passando por um período de crise.

Sugestão de leitura: Novos tempos pedem novas formas de gestão de trabalho

Invista em ferramentas com foco na Gestão Remota

Nunca deixe de investir em tecnologia e incentive para que todos fiquem a par das novidades nesse nicho. É importante que todos se interessem em aprender a mexer em aplicativos e softwares, pois o mundo de hoje praticamente não perdoa os dinossauros tecnológicos.

Se possível, ofereça cursos (pode ser por EaD) para toda a equipe. O aprendizado é bom para a empresa e bom para o funcionário. A Verde Ghaia oferece uma série de opções de cursos com foco na capacitação profissional através da plataforma VGPlay que abrangem praticamente todos os aspectos da gestão empresarial.

No mais, se você é gestor, seja um líder, não um chefe. E se você é colaborador, seja proativo e aprenda o máximo que puder sobre autogestão. Essa combinação é garantia de sucesso.

Quer uma gestão remota eficiente e que gere resultados melhores? Fale conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Categoria(s): Gestão Estratégica /

Saiba mais


Newsletter

  Receba artigos gratuitos no seu e-mail

Colunistas