Verde Ghaia Consultoria Online

Correlação entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001  

Correlação entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001  
3.3 (65%) 4 votos

Encontrar ou estabelecer uma correlação entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001 tem sido um grande desafio para algumas empresas diante do cenário de mudanças que a nova certificação apresenta.

É muito comum perceber que um grande número de organizações já certificadas na OHSAS 18001 está encontrando grande insegurança para utilizar a estrutura da OHSAS 18001 – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – SST já implementado anteriormente.

Isso porque a ISO 45001 apresenta uma variedade de novos contextos para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – SSO que acabarão por modificar algumas das rotinas já pré-estabelecidas no ambiente organizacional.

Entenda a ISO 45001 – Sistema de Gestão em SSO

Antes de pensar na correlação entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001 é preciso, antes de tudo, entender a OHSAS 18001. Você exatamente do que se trata? 

Trata-se de uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que tem por objetivo proteger e assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro aos colaboradores de uma empresa ou organização. Isso se dá inicialmente por meio da prevenção de acidentes de trabalho, mas pode envolver outros fatores ligados ao ambiente organizacional que acabam por afetar diretamente a saúde do colaborador.

A certificação OHSAS 18001 tem como base os riscos que as atividades estabelecidas pela organização dentro e fora do ambiente organizacional podem trazer à saúde dos colaboradores. Desse modo, a implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional tem como premissa contemplar todas as suas atividades.

Qual a importância da implementação da OHSAS 18001 (antes da ISO 45001)?

As organizações têm demonstrado uma grande preocupação com os quesitos contemplados pela OHSAS, que visam a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Um SGSSO – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional tem como objetivo promover um ambiente de trabalho seguro e que preza pela saúde de seus colaboradores. Essa promoção se dá por meio de uma estrutura que permite à organização a identificação e o controle de todos os riscos à segurança e à saúde, de maneira a reduzir significativamente os acidentes, trabalhando em conformidade com a legislação e melhorando o desempenho, de um modo geral.

Quais são os benefícios de se implementar a ISO 45001?

Há um grande número de benefícios na implantação da ISO 45001 e todos eles são de grande relevância para a empresa e para o colaborador. Aqui estão alguns dos principais que podemos observar com maior facilidade:

Valorização da vida, do bem-estar do colaborador e de sua integridade física, priorizando o que é mais importante em uma organização: a vida humana.

Significativa redução de acidentes, riscos e pausas de trabalho por meio da sistematização de todas as atividades, configurando o trabalho de prevenção;

Fortalecimento da motivação do colaborador e de sua identidade com a empresa por meio de seu envolvimento nos processos de SGSSO.

Diminui e evita riscos de ações trabalhistas e/ou judiciais, pois o conhecimento da legislação permitirá aos gestores agir de maneira correta, sem prejudicar o colaborador, a organização ou ferir quaisquer normas de certificação.

Agrega valor à empresa pelo seu empenho em prezar pela saúde e segurança do cliente interno.

Todos saem ganhando

Com a ISO 45001 se normatizou aquilo que já deveria existir por questão de consciência. Quando uma organização preza pela vida de seu colaborador ela está também comprometida com o bem-estar social e a manutenção da família.

E não, não é exagero. Da mesma maneira que os acidentes de trabalho prejudicam a empresa parando a produção, comprometendo os prazos e aumentando seus custos com aquele colaborador, há também um agravante:

A vida daquele funcionário ou a sua saúde podem estar comprometidas seriamente, dependendo da gravidade do acidente, o que refletirá na situação financeira da família e no aumento dos problemas sociais. Assim, a ISO 45001 colabora também para uma boa imagem da empresa, dando visibilidade àquelas cujos colaboradores sentem-se seguros e valorizados. No fim das contas todos saem ganhando.

Mas afinal, qual é a correlação da OSHAS 18001 e da ISO 45001?

Bom, para saber exatamente o que significa essa correlação você precisa entender também do que se trata a ISO 45001.

ISO 45001

A ISO 45001 consiste em uma norma internacional cuja finalidade é auxiliar as organizações a melhorarem de maneira significativa o seu desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho. Foi desenvolvida pelo Comitê de Projetos ISO PC 283, que trabalha em conjunto nos dias de hoje com 50 países e organizações internacionais, incluindo a Organização Internacional do Trabalho. Sua finalidade é o desenvolvimento de um conjunto de normas capazes de melhorar os aspectos de Saúde e Segurança Ocupacional.

O que mudou

Se observarmos os padrões anteriores utilizados pela ISO será possível perceber que a atual está seguindo os mesmos passos, tendo como base os principais itens a seguir, no Anexo SL:

1. Escopo
2. Referências Normativas
3. Termos e Definições
4. Contexto Organizacional
5.  Liderança
6. Planejamento
7. Recursos
8. Operação
9. Avaliação de Desempenho
10. Melhoria

Esse anexo consiste em um conjunto padrão de normas da ABNT, seguindo uma estrutura padronizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O que muda é que com a ISO 45001 as organizações passarão a priorizar também os impactos relacionados aos problemas que envolvem a saúde e segurança dos trabalhadores. As medidas têm como foco preocupações que podem, a longo prazo, desencadear problemas de saúde e até mesmo ausência do trabalho, assim como também acarretarem acidentes. Outra mudança é a consideração de questões sociais, ou seja, agora não apenas a empresa, mas a sociedade como um todo está incluída como objeto de responsabilidade das organizações, assim como o impacto da sua atuação nas comunidades arredores. Porém, a nossa grande questão é compreender a correlação entre a OHSAS 18001 e a ISO 4500.

OHSAS 18001 X ISO 45001

Agora que já falamos um pouco sobre as duas normas é hora de compreender melhor a sua correlação. Assim, poderemos ter um parâmetro de comparação e avaliar as mudanças em relação aos seus benefícios para os colaboradores e para o ambiente externo. Na ISO 45001 podemos observar o contexto da organização, onde são feitas as análises do ambiente interno e externo e o planejamento estratégico, este de responsabilidade da direção da empresa.

Outro importante ponto é a observação e a compreensão das necessidades e expectativas dos trabalhadores, como havíamos mencionado anteriormente. Embora sejam dados com finalidade técnica, que visa resultados, é bastante benéfico aos colaboradores, pois dá importância à sua percepção da empresa. Isso porque visa identificar se estes se encontram de alguma maneira afetados pelas atividades que desenvolvem ou por algum outro motivo no ambiente de trabalho, observando suas necessidades e levando em consideração as suas expectativas.

Também estão incluídas ações que identificam riscos e oportunidades, onde é feito um levantamento não apenas dos riscos corridos pelos colaboradores, mas também das possíveis oportunidades que podem beneficiar o colaborador e a organização, de um modo geral. Após uma análise detalhada, todos os riscos levados em consideração são incluídos em um relatório a partir do qual se dará o início de todas as ações de mudança necessárias para o bem-estar, a segurança e a saúde (física e mental) dos colaboradores.

A gestão de mudanças deve levar em consideração vários fatores, inclusive o que deve mudar temporariamente e/ou permanentemente. Tudo isso causa um significativo impacto na rotina da organização e inicialmente nem todos saberão lidar bem com essas alterações. Por isso, é importante que os profissionais responsáveis pela aplicação da ISO 45001 sejam não só especialistas na área, mas saibam como gerenciar problemas com equipes e solucioná-los da melhor maneira possível, atingindo assim os resultados esperados.

Como a empresa pode mudar da OHSAS 18001 para a ISO 45001

Cada organização é responsável pela identificação das mudanças necessárias em seu ambiente e pela aplicação da ISO. Para isso, é muito importante que seja realizado um diagnóstico geral, com base em acontecimentos e nas informações atualizadas do sistema vigente.

Algumas empresas, caso sintam essa necessidade, podem optar pela contratação de um serviço terceirizado para a implantação da ISSO 45001, mas é algo que vai de acordo com a realidade de cada empresa. A partir da criação da ISO 45001 foi estabelecido um prazo para as empresas já certificadas pela OHSAS 18001 passarem a cumprir o novo padrão, assim é possível trabalhar a adaptação e aplicar corretamente as novas normas, sem que a organização venha a ser prejudicada.

Por que a ISO 45001 vale a pena

Como é possível observar, as mudanças trouxeram apenas benefícios tanto para as empresas e seus colaboradores como para a sociedade, de um modo geral. No mundo atual nenhuma instituição consegue sobreviver pensando apenas em si mesma. Priorizar o colaborador, seu bem-estar, saúde e segurança, além de se responsabilizar pela qualidade de vida da comunidade ao redor, além de agregar valor, faz com que a empresa seja uma instituição responsável, consciente e consequentemente de sucesso.

Gostou do texto? Continue acompanhando as nossas postagens e não deixe de comentar.

Sua participação é primordial.

Se quiser saber como fazer um diagnóstico do seu negócio, fale com um consultor da Consultoria Online!

Leia mais sobre a Correlação da Norma ISO 45001!

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!