Controles nas operações para instalações sanitárias nas empresas
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Controles operacionais para instalações sanitárias

Dentre as várias normas regulamentadoras, uma está recebendo uma atenção especial, em tempos de pandemia. Trata-se da NR 24, que estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto a serem observadas pelas organizações.

Esta NR estabelece o dimensionamento de todas as instalações, de acordo com o número de trabalhadores usuários e suas respectivas necessidades nas instalações.

Pontos mais relevantes da NR 24

Instalações sanitárias: A NR 24 observa que todo estabelecimento possua instalação sanitária constituída por bacia sanitária sifonada, dotada de assento com tampo e lavatório. Estabelece também que instalações sanitárias masculinas devem ser dotadas de mictório. Vale ressaltar que, a presente norma apresenta dimensionamento levando em conta proporções e determinados números de trabalhadores.

Necessidades fundamentais: a empresa deve dispor de condição de conservação, limpeza e higiene; piso e parede revestidos por material impermeável e lavável; peças sanitárias íntegras; recipientes para descarte de papéis usados; ventilação para o exterior ou com sistema de exaustão forçada; disposição de água canalizada e rede de esgoto; entre outros.

Condições básicas como componentes sanitários como Bacias sanitárias; Mictórios; Lavatórios; Chuveiros.

Vestiários e Armários com quantidades e tamanho suficiente para que o trabalhador guarde suas roupas.

Locais para refeições devem ser disponibilizados aos trabalhadores locais em condições de conforto e higiene para a realização das refeições, garantido o intervalo para alimentação e repouso.

Cozinhas devem ser instaladas nos locais para refeições e com ligação para os mesmos; possuir pisos e paredes revestidos com material impermeável e lavável; dispor de aberturas para ventilação protegidas com telas ou ventilação exautora; possuir lavatório para uso dos trabalhadores do serviço de alimentação, dispondo de material ou dispositivo para a limpeza, enxugo ou secagem das mãos, proibindo-se o uso de toalhas coletivas; dispor de condições para acondicionamento e disposição do lixo de acordo com as normas locais de controle de resíduos sólidos;  dispor de sanitário próprio para uso exclusivo dos trabalhadores que manipulam gêneros alimentícios, separados por sexo.

Outros aspectos de condições sanitárias podem e devem ser verificados no cotidiano das organizações. Como dito anteriormente, no atual momento que vivemos é essencial e necessário uma sistemática que garanta uma correta higienização de suas instalações, principalmente para evitar contágios e infecções.

Nesse contexto, a organização deve implementar sistemáticas de inspeção e verificação de suas instalações sanitárias como controle operacional, visando garantir a melhoria contínua de sua gestão de saúde e segurança ocupacional, com eficiência.

A Verde Ghaia possui soluções para seu negócio, como controles operacionais, procedimentos, formulários de inspeção (check list), software, diagnósticos, auditorias, consultorias, entre outros.

Entre em contato conosco!

Edson Filho – Consultor Verde Ghaia


Sugestão de Leitura

Normas Regulamentadoras: o que mudou em 2019/2020?

Já pensou em realizar compras de Consultoria e Auditoria Online?

Seu sistema de gestão parou por causa da Pandemia?

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!