Dentre as várias normas regulamentadoras, uma está recebendo uma atenção especial, em tempos de pandemia. Trata-se da NR 24, que estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto a serem observadas pelas organizações.
Esta NR estabelece o dimensionamento de todas as instalações, de acordo com o número de trabalhadores usuários e suas respectivas necessidades nas instalações.
Pontos mais relevantes da NR 24
Instalações sanitárias: A NR 24 observa que todo estabelecimento possua instalação sanitária constituída por bacia sanitária sifonada, dotada de assento com tampo e lavatório. Estabelece também que instalações sanitárias masculinas devem ser dotadas de mictório. Vale ressaltar que, a presente norma apresenta dimensionamento levando em conta proporções e determinados números de trabalhadores.
Necessidades fundamentais: a empresa deve dispor de condição de conservação, limpeza e higiene; piso e parede revestidos por material impermeável e lavável; peças sanitárias íntegras; recipientes para descarte de papéis usados; ventilação para o exterior ou com sistema de exaustão forçada; disposição de água canalizada e rede de esgoto; entre outros.
Condições básicas como componentes sanitários como Bacias sanitárias; Mictórios; Lavatórios; Chuveiros.
Vestiários e Armários com quantidades e tamanho suficiente para que o trabalhador guarde suas roupas.
Locais para refeições devem ser disponibilizados aos trabalhadores locais em condições de conforto e higiene para a realização das refeições, garantido o intervalo para alimentação e repouso.
Cozinhas devem ser instaladas nos locais para refeições e com ligação para os mesmos; possuir pisos e paredes revestidos com material impermeável e lavável; dispor de aberturas para ventilação protegidas com telas ou ventilação exautora; possuir lavatório para uso dos trabalhadores do serviço de alimentação, dispondo de material ou dispositivo para a limpeza, enxugo ou secagem das mãos, proibindo-se o uso de toalhas coletivas; dispor de condições para acondicionamento e disposição do lixo de acordo com as normas locais de controle de resíduos sólidos; dispor de sanitário próprio para uso exclusivo dos trabalhadores que manipulam gêneros alimentícios, separados por sexo.
Outros aspectos de condições sanitárias podem e devem ser verificados no cotidiano das organizações. Como dito anteriormente, no atual momento que vivemos é essencial e necessário uma sistemática que garanta uma correta higienização de suas instalações, principalmente para evitar contágios e infecções.
Nesse contexto, a organização deve implementar sistemáticas de inspeção e verificação de suas instalações sanitárias como controle operacional, visando garantir a melhoria contínua de sua gestão de saúde e segurança ocupacional, com eficiência.
A Verde Ghaia possui soluções para seu negócio, como controles operacionais, procedimentos, formulários de inspeção (check list), software, diagnósticos, auditorias, consultorias, entre outros.
Edson Filho – Consultor Verde Ghaia
Sugestão de Leitura
Normas Regulamentadoras: o que mudou em 2019/2020?
Já pensou em realizar compras de Consultoria e Auditoria Online?
0 Comentários