Verde Ghaia Consultoria Online

8 Perguntas sobre Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001

Preparamos para você 08 Perguntas mais frequentes sobre a ISO 9001, responsável pela Qualidade de seu Sistema de Gestão. É através da ISO 9001 que sua organização manterá aos requisitos para manter o seu padrão de qualidade e oferecer ao seu consumidor o melhor produto e/ou serviço.

1.    Quais são os princípios de um SGQ?

A ISO 9001 se concentra na eficácia do SGQ para atender aos requisitos do cliente. E é usada para certificação ou para acordos contratuais entre fornecedores e compradores. Ela se concentra na “eficácia”, ou seja, em cumprir regimentos da forma certa e é construído em torno de 7 princípios que formam a base da nova norma (edição de 2015):

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Engajamento de pessoas;
  • Processo de abordagem;
  • Melhoria constante;
  • Tomada de decisão baseada em evidências;
  • Gestão de relacionamento.

As organizações precisam ter esses 7 princípios em mente ao implementar um sistema de gestão da qualidade(SGQ), pois são eles os responsáveis por definir a base da qualidade dos produtos e/ou serviços ofertados pelas organizações. Além disso, são esses princípios que regem os caminhos que a organização poderá tomar para se estabelecer no mercado com eficiência.

2.    Qual metodologia é empregada pela Norma ISO 9001?

Conforme visto, o ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para SGQ eficiente. Ela ajuda empresas e organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação do cliente. O foco principal da norma ISO 9001, ou seja, sua metodologia, é atender aos requisitos do cliente, esforçando-se para superar as expectativas do cliente. Isso é feito através das seguintes aplicações:

  • Definir como uma organização pode atender aos requisitos de seus clientes e outras partes interessadas;
  • Promover a ideia de melhoria contínua;
  • Requerer que as organizações definam objetivos e melhorem continuamente seus processos para alcançá-los.

Em suma é através da busca por constante qualidade oferecida pela ISO 9001 que as empresas contemplam o mercado com o máximo de qualidade de seus produtos e/ou serviços.

3.    Qual a relevância da alta direção num sistema de gestão?

A alta direção em um sistema de gestão eficiente é essencial e tem como função:

  • Reconhecer os clientes diretos e indiretos como aqueles que recebem valor da organização;
  • Entender as necessidades e expectativas atuais e futuras dos clientes;
  • Vincular os objetivos da organização às necessidades e expectativas do cliente;
  • Comunicar as necessidades e expectativas do cliente para toda a organização;
  • Planejar, projetar, desenvolver, produzir, fornecer e suportar bens e serviços para atender às necessidades e expectativas dos clientes;
  • Medir e monitorar a satisfação do cliente e tomar as ações apropriadas para que ela sempre seja satisfatória;
  • Determinar e tomar medidas sobre as necessidades e expectativas das partes interessadas que podem afetar a satisfação do cliente;
  • Gerenciar ativamente as relações com os clientes para alcançar um sucesso sustentado.

4.    Quando posso implementar a Norma ISO 9001 na minha empresa?

A conformidade com os requisitos da ISO 9001 é normalmente implementada quando há uma necessidade impulsionada pelos clientes, mas também, quando uma organização deseja melhorar seu SGQ com o objetivo de otimizar os resultados, seus produtos ou serviços e, por fim, a satisfação do consumidor. A conformidade com a norma ISO 9001 pode ser feita a qualquer momento, mas é normalmente usada quando:

  • Os clientes especificam esse requisito como parte do contrato;
  • Os países exigem certificação para negociar com eles;
  • As organizações querem melhorar seus produtos e satisfação do cliente.

5.    O que preciso para implementar a Norma ISO 9001?

É preciso de três coisas: o acesso a norma impressa para conhece-las, bem como treinamentos e cursos. A partir de seu entendimento, a organização que deseja implementar deverá buscar por serviços de consultoria especializadas e com prática no mercado, para que o seu sistema de gestão de qualidade seja suficientemente bom. É importante uma consultoria especializada, pois um olhar de fora consegue captar muito mais não conformidades do que um colaborador.

Ressalta-se que é possível, a implementação de uma Norma ISO pela própria empresa, embora seja aconselhada a contratação de uma empresa especializada e com experiência no mercado, para atendimento aos requisitos de sua empresa. Após a implementação é importante a contratação de uma certificadora independente que irá analisar a sua implementação, caso você deseje obter a certificação. Existem casos, no entanto, de empresas que apenas fazem a implementação sem o intuito de certificar-se. Cabe a sua gestão, julgar o que for melhor para os negócios.

E, se a certificadora considerar que as normas foram implementadas corretamente, a empresa será considerada certificada. Para facilitar esse processo e barateá-lo, contar com uma boa consultoria é essencial.

6.    Quais benefícios as empresas conquistam através da certificação ISO 9001?

A ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gerenciamento de qualidade quando uma organização deseja, trazendo como benefícios a possibilidade de:

  • Demonstrar sua capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam ao cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • Aumentar a satisfação do cliente através da aplicação efetiva do sistema;
  • Implementar processos para melhoria do sistema;
  • Definir seu contexto geral e de quem é afetado, bem como o que é esperado de sua empresa (especialmente em meio às perguntas para auditoria interna ISO 9001);
  • Expor claramente seus objetivos e identificar novas oportunidades de negócios;
  • Colocar os clientes em primeiro lugar, certificando-se de que suas necessidades sejam atendidas de forma consistente, aumentando sua satisfação;
  • Respeitar os clientes, aumentar sua fidelidade, adicionar novos clientes ao hall e aumentar os resultados dos negócios;
  • Expandir para novos mercados, pois alguns setores e clientes exigem a ISO 9001 antes de fazer negócios;
  • Identificar e abordar os riscos dentro da organização;
  • Trabalhar de maneira mais eficiente para aumentar a produtividade e a eficiência, reduzindo os custos internos.

7.    Custa caro certificar-se na Norma ISO 9001?

Não. Embora algumas empresas considerem o preço alto, existem alternativas como as consultorias Online, criadas para baratear os custos e além disso. Exemplificando o funcionamento de softwares de consultoria online, funciona basicamente assim, você compra X horas de consultoria e vai usando essas horas, apenas quando você julgar necessário. Por exemplo, você usou 40 minutos de 300 horas, logo, você terá ainda 260 horas para uso. Você é capaz de controlar todo o seu custo.

A implementação Online de uma Norma ISO segue o mesmo processo da presencial. E caso deseje, ao final da sua implementação, contratar o serviço presencial para verificação, também é possível. Conheça mais sobre essa plataforma com a Consultoria Online. Estamos há 20 anos no mercado de sistemas de gestão.

Contar com a ajuda de uma consultoria para isso, é a melhor forma de garantir que tudo saia conforme o esperado, e que os custos com implantação de um sistema de gestão de qualidade eficiente, sejam minimizados.

8.    Posso contratar Consultoria Online para certificar o meu negócio?

Sim, é possível fazer todo o processo de implementação através da consultoria online, gerando menos gastos. Ela atua exatamente com a mesma qualidade de uma consultoria presencial, mas com um melhor custo-benefício e é extremamente recomendada.

Conheça mais sobre os nossos serviços para otimizar os resultados da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!