Verde Ghaia Consultoria Online

Como a Consultoria pode agilizar o processo de certificação

A implantação de um Sistema de Gestão é um processo muito importante dentro de uma empresa, uma vez que gera muitos benefícios para melhorar o gerenciamento dos processos, das atividades, da produtividade, dos indicadores de resultados e da competitividade no mercado. No entanto, representa também uma mudança na cultura organizacional e, por isso, demanda planejamento, comunicação, conhecimento da organização e, principalmente, o envolvimento dos gestores e da alta direção para que tudo se desenrole de forma natural e prática.

Por que a Consultoria é uma solução prática para a Certificação?

Para que o processo seja desenvolvido com os menores impactos possíveis para a empresa, a Consultoria acaba sendo uma solução prática e eficaz na implementação e operacionalização de Sistema de Gestão, bem como, na condução do processo de certificação.

Uma importante vantagem da contratação da Consultoria está na imparcialidade dos Consultores, ou seja, os profissionais que vão conduzir o processo. Além de não estarem presos aos “vícios” internos da empresa, eles conseguem ter um olhar diferenciado e propositivo sobre as questões analisadas para o processo de certificação. Em outras palavras, os Consultores não têm uma relação próxima com os demais colaboradores,  sendo, portanto, impessoais nas análises, para que assim possam atuar em consonância com os requisitos exigidos para a Certificação. Além disso, o consultor atua em qualquer área e com qualquer parte interessada da empresa, com isenção, confiabilidade e credibilidade.

Quais os custos e benefícios da Consultoria?

Em relação ao custo, a Consultoria também figura como opção mais vantajosa, já que é conduzida por um profissional qualificado, sem vínculo empregatício com a empresa, ou seja, sem os altos custos de contratação de um empregado fixo; com a disponibilidade quase que exclusiva para o processo, e, o melhor, com prazos definidos, previamente, para realização do projeto, conforme o escopo que foi contratado.

Ao contrário disso, quando a empresa realiza a sua própria consultoria, ela teria que recorrer a um recurso interno, desviando o colaborador de sua função e interferindo na sua produtividade. Contudo, há ainda as empresas que buscam realizar as consultorias, contratando um profissional autônomo. É um risco que a empresa corre, visto que em caso de ocorrência de riscos, o consultor autônomo pode não ter condições de assumi-los, deixando todos os custos para a organização. Por isso, é importante avaliar bem quem é o seu Consultor autônomo, se ele é de confiança, bem como, avaliar a relação de custo/benefício entre o autônomo e uma empresa especializada.

Ao avaliar as relações, vale destacar a atuação de consultores que atuam em empresas de Consultoria, uma vez que esses profissionais são comprovadamente especializados na função, apresentando vasta experiência de atuação. Partindo dessa premissa, esses consultores estão mais preparados para orientar a sua empresa quanto às estratégias que devem ser adotadas, visando o atendimento aos requisitos da norma, bem como, na definição de um planejamento que viabilize alcançar os objetivos desejados com o Sistema de Gestão implementado.

Qual o papel do Consultor para a implementação de um Sistema de Gestão?

Os Consultores trazem para o processo a análise e a definição de indicadores que sejam mais assertivos e que permitam que a empresa atue com o princípio da melhoria contínua e da prevenção, com base na análise de risco. Na prática, os Consultores estruturam a implantação do sistema de gestão respeitando a realidade da empresa e buscando interferir o mínimo possível em suas rotinas produtivas. Para isso, eles envolvem os colaboradores e demais partes interessadas no processo, para que se sintam participantes e importantes nesse projeto de implementação.

Como a Consultoria atua?

Muito além dos processos de implantação, a Consultoria também atua na preparação da empresa para o processo de certificação. Com a experiência adquirida através dos vários organismos certificadores. São os Consultores que têm a capacidade e experiência para orientar a Alta Direção e demais envolvidos sobre a dinâmica de um processo de Auditoria, como, por exemplo, como os auditores agem, qual o comportamento que se deve ter e/ou qual a melhor forma para apresentar os documentos necessários.

Assim,  a Consultoria e os seus Consultores especializados tornam a implantação de um Sistema de Gestão e a certificação em processos eficazes e produtivos, diminuindo resistências internas, problemas com o clima organizacional e possibilidade de erros.

A Consultoria é uma forma de garantir aos processos da organização um melhor planejamento, isto é, um processo planejado, sistematizado que respeite as especificidades da empresa, além de buscar pela conscientização de todas as partes interessadas sobre a importância do Sistema de Gestão e da Certificação para a melhoria dos resultados e para maior competitividade no mercado.

Se ainda tiver dúvidas sobre a implementação de um sistema de gestão, seja em qualidade, saúde e segurança, meio ambiente, responsabilidade social, fale com nosso Consultor!

Fale conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!