Verde Ghaia Consultoria Online

Consultoria para pequenas empresas na implantação das principais normas de gestão

Consultoria para pequenas empresas na implantação das principais normas de gestão
5 (100%) 3 votos

Comumente a implantação dos principais sistemas de gestão (qualidade, ambiental e segurança do trabalho) está associada na mente de muitos empresários a grandes empresas e multinacionais. No entanto, esses sistemas também são essenciais para o bom funcionamento das pequenas empresas, inclusive a certificação pode evitar a falência de muitos negócios decorrentes da má gestão.

Obter a certificação nas principais normas ISO tem um grande significado para a reputação de uma empresa, pois é uma garantia de que os serviços prestados e produtos seguem um padrão que resulta em alta qualidade, preocupação com a preservação do meio ambiente e com a segurança dos trabalhadores.

A certificação a princípio pode não ser um processo tão simples sem auxílio profissional, por isso contar a consultoria pode evitar perda de tempo e dinheiro às pequenas empresas.

Uma consultoria para pequenas empresas permite que as organizações alcancem seu objetivo com um auxílio externo, repleto de experiências em outras empresas e/ou mercados, de conhecimentos que serão agregados e de disposição focada no alcance dos resultados.

A certificação nas normas ISO são essências às pequenas empresas 

Normalmente as empresas que buscam a certificação nas principais normas ISO estão atendendo um requisito de um dos seus clientes. Mas, a certificação não deve ser buscada apenas com essa finalidade, mas para adequar seus processos buscando a qualidade no funcionamento do empreendimento.

As pequenas empresas ao contratar uma consultoria devem estar focadas na implantação de um sistema de gestão eficiente e eficaz.

Os sistemas de gestão proporciona o tratamento das não conformidades, portanto tudo aquilo que não está conforme, ou seja, está em desacordo com a política da empresa deve ser sanado, sejam problemas ambientais, de qualidade ou segurança.

Para as pequenas empresas contratar uma consultoria é uma vantagem devido ao baixo custo, já que muitos destes empreendimentos não podem arcar com o custo de um gestor ou profissional focada na implantação do sistema.

Apoio de uma consultoria para pequenas empresas

 

Os benefícios dos sistemas de gestão não são exclusivos para empresas de grande porte. As pequenas empresas também podem usufruir das vantagens que esses sistemas proporciona.

Com a consultoria especializada para pequenas empresas o empresário terá o apoio de profissionais experientes o que aumentará as chances da organização conseguir a ISO.

A consultoria tem o cuidado para que todas as etapas de implementação sejam feitas de forma correta para que durante a auditoria realizada pelo órgão certificador não haja contratempos que possam impedir a empresa a obter o certificado.

Para obter, por exemplo, a certificação ISO 9001 é necessário mapear processos, criar procedimentos, preparar a documentação necessária e gerenciar registros. Coma consultoria a pequena empresa terá um processo simplificado, porém com o resultado esperado.

Qual o critério para contratar uma consultoria?

A pequena empresa deve buscar uma consultoria que entenda a realidade da organização. É fato que a realidade delas é diferente das empresas de grande porte. E, contratar uma consultoria que considere o nível de gestão da pequena empresa é essencial para o sucesso da certificação.

Há no mercado várias opções de consultoria, portanto, é preciso saber selecionar aquela que de fato conhece a realidade da sua empresa e tenha experiência e conhecimento das principais normas ISO.

Tenha em mente os seguintes fatores para escolher uma empresa de consultoria:

  1. Possui experiência no tipo de certificação que precisa?
  2. Tem uma boa carteira de clientes?
  3. Tem experiência em diversos setores, de modo que possa trazer novas ideias para o negócio?
  4. Oferece soluções prontas ou trabalha de acordo com cada cliente?
  5. Possui uma linguagem e uma abordagem adequada para a empresa e para os perfis de profissionais que nela atuam?

Como uma pequena empresa pode aproveitar uma consultoria?

A consultoria trabalha em parceria com a pequena empresa, envolvendo todos no processo de certificação, desde o alto comando da empresa até os empregados.

Todas as decisões serão orientadas pelos consultores, porém as responsabilidades pelas escolhas serão dos dirigentes. O que isso significa?

Que os consultores não tomarão posse da empresa, somente farão as orientações necessárias a respeito das melhores técnicas de gestão e a decisão de seguir as orientações cabe aos donos do negócio.

Para aproveitar uma consultoria é preciso à colaboração, a parceria, o trabalho conjunto entre os consultores e o cliente. O objetivo do trabalho deve ser o mesmo para todos os envolvidos.

Por que contratar uma consultoria para uma pequena empresa?

Há diversas características que uma pequena empresa possui que precisa de um auxílio para certificação ISO, e o ritmo intenso de atividades e de mudanças, visto que ainda está buscando se estabilizar e assumir uma estrutura sólida é o principal. Pois muitas ainda para conseguir se consolidar no mercado focam mais nas operações do que na gestão.

Ter um consultor experiente que auxilie com suas orientações, análises e trabalho pode influenciar diretamente nos riscos que a empresa pode correr e no tempo e na forma de alcançar o sucesso.

Quanto custa a consultoria para a pequena empresa?

 

O custo de uma consultoria voltada para certificação ISO em uma pequena empresa dependerá muito da quantidade de processos envolvidos.

O valor de caro ou barato varia muito dos objetivos da empresa: o que ela deseja alcançar com a obtenção do certificado?

O retorno financeiro é substancial quando uma empresa possui algum certificado de gestão (ISO 9001, 14001 ou 45001).

Consultoria presencial ou online?

A consultoria Online apresenta várias vantagens em relação a presencial, principalmente no custo que pode ser até 60% mais barata.

Consultoria Online Verde Ghaia é um sistema que permite que todo o projeto de certificação e implementação do sistema de gestão seja feito online ou apenas parcialmente, depende do interesse do cliente.Além de atender de forma positiva todos os critérios para escolher uma empresa de consultoria.

Os consultores realizam através da plataforma: treinamentos, diagnóstico, plano de ação e implementação.

A Consultoria Online permite que a implementação do sistema de gestão em pequenas empresas ocorra de maneira muito mais rápida e barata que através do método tradicional.

Além disso, a Verde Ghaia possui uma plataforma de gestão de resíduos que permite a empresa gerenciar os resíduos de seus processos. Um benefício para as pequenas empresas que vão obter a certificação ISO 14001.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!