Verde Ghaia Consultoria Online

Consultoria em Redução de Custos nos negócios

Consultoria em Redução de Custos nos negócios
5 (100%) 1 voto

Muitas empresas imaginam que a ISO 9001 apenas eleva o valor subjetivo da marca, em geral isso ocorre porque essas empresas desconhecem o potencial de redução de custos trazido pela implantação da norma.

Quando se fala de uma certificação, a primeira imagem que vem à cabeça do empresário é um amontoado de dinheiro que será gasto em meses de consultoria e auditoria, só para ter um pedaço de papel pendurado na parede da recepção da empresa.

Contudo, é possível se pensar na certificação como uma ferramenta de redução de custos. É um erro imaginar que o selo da ISO 9001 representará apenas uma montanha de dinheiro entregue à empresa de consultora, outra à empresa de auditoria e no final apenas um certificado num quadro.

A ISO 9001 irá ajudar a empresa a fazer o redesenho dos seus processos, relacionamento com clientes e fornecedores, podendo resultar em uma grande economia de recursos, na maior parte das vezes, muito maior que o valor gasto na certificação.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001, é uma norma internacional que determina os procedimentos a serem seguidos na implantação e manutenção de um sistema de gestão de qualidade. Ela é publicada periodicamente pela ISO, uma organização internacional sediada na Suíça e adaptada ao contexto brasileiro pela ABNT, a associação brasileira de normas técnicas.

A ISO 9001 é a norma mais usada do mundo para padronização de sistemas de gestão da qualidade e seu certificado é pré-requisito para a participação da empresa em diversas concorrências e licitações, além de representar um excelente diferencial de mercado.

Como é feita a implementação da ISO 9001?

A implementação da ISO 9001 é bem criteriosa e dividida em várias fases, contudo, neste artigo, para fins de generalização vamos tratar apenas das duas grandes fases que contemplam o processo, as demais são fases internas às tratadas no artigo.

1ª fase, implantação – nessa fase serão realizados treinamentos de capacitação da equipe e um diagnóstico para verificação dos processos da empresa. Posteriormente será gerado um plano de ação com todas as tarefas que cada integrante da equipe executará para finalizar o processo. Todas as tarefas serão validadas pelos consultores e ao fim de cada item, deverá ser gerado um procedimento que será usado como evidência de atendimento a cada requisito da norma.

Ao fim da implantação, será executada uma auditoria interna, geralmente realizada pela própria equipe de consultoria contratada para o projeto. A auditoria interna servirá para uma validação final do processo e identificação e correção de qualquer não-conformidade.

2ª fase, auditoria externa – nessa fase teremos a execução de auditoria por parte do organismo certificador, que atestará a adequação à norma por parte da empresa.

A auditoria do certificador é amostral, ou seja, o auditor irá eleger na hora quais processos serão verificados e a empresa precisa apresentar as evidências de adequação à norma.

Caso no final tudo tenha ocorrido bem, a empresa recebe seu selo ISO 9001, caso não, a certificadora poderá marcar uma nova visita para verificação apenas dos itens não-conformes ou poderá reprovar a empresa. Em geral uma nova visita é feita e os processos são corrigidos.

Como a ISO 9001 pode reduzir os custos do processo?

A ISO 9001 não irá mudar a forma como a empresa produz, ou seja, não irá dar ordens específicas sobre a técnica de produção da empresa, isso porque ela é uma norma genérica que se aplica a qualquer tipo de organização. Contudo, ela irá focar nos principais processos, ajudando no redesenho e na racionalização das operações.

Com operações mais racionalizadas e equilibradas, a empresa acaba economizando em áreas identificadas com identificação de gastos excessivos.

A norma também tratará do relacionamento da empresa com fornecedores, ajudando na elaboração e adequação de processos de compras, o que pode gerar economia na negociação dos insumos da empresa, bem como organização das compras para lotes mais econômicos.

Como é feita a implantação online da ISO 9001?

Na implantação online ocorrem todas as fases descritas para a implementação convencional, porém com as vantagens de um serviço remoto, como flexibilidade, maior disponibilidade do consultor e custo mais baixo.

No processo online, todos os procedimentos são validados pelos consultores, que orientam o passo a passo para cada ação. No final é realizada a auditoria interna presencialmente e a empresa é preparada para receber o organismo certificador.

Qual o principal custo na implantação da ISO 9001?

Sem dúvida, o maior custo na implantação da ISO 9001 é o de consultoria, pois manter o consultor disponível na empresa acaba custando caro, além de passagens aéreas, hospedagem e etc.

Hoje esse problema pode ser solucionado com a Consultoria Online da Verde Ghaia, que possui um sistema completo para a implantação da ISO, com consultores atendendo ao cliente em tempo real, assim o valor da hora de consultoria é bem menor e não há gastos com deslocamento e hospedagem.

Quanto custa implementar a ISO 9001?

Essa é a primeira pergunta que muitas empresas fazem ao se iniciar um projeto de certificação. O fato é que não há uma resposta exata, pois cada empresa acaba precisando de um volume de horas de consultoria diferente, contudo, pode-se dizer que o custo pode varia de cerca de R$10 mil para uma micro empresa até mais de R$100 mil para uma grande empresa com várias unidades. De toda forma, o preço exato só pode ser obtido após uma análise criteriosa da empresa que executará o projeto.

Que vantagem comercial há em se implantar a ISO 9001?

A implantação da ISO em geral traz diversas vantagens operacionais, mas no ponto de vista comercial, as maiores melhorias que podem ser adquiridas com a norma são o ganho de credibilidade no mercado em função do selo de qualidade e principalmente o direito de negociar com grandes empresas que exigem que seus fornecedores sejam certificados no sistema de gestão da qualidade.

Conclusão

É um erro comum dos gestores, imaginar que a ISO pode trazer apenas credibilidade e valor subjetivo para a empresa. Um sistema de gestão da qualidade bem implementado, pode representar inúmeras vantagens operacionais e comerciais, resultando em redução de custos e/ou aumento de receitas para a companhia.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!