Verde Ghaia Consultoria Online

Qual a finalidade de uma Consultoria em segurança de alimentos?

O ramo da alimentação é um dos que mais cresce no mercado. Isso porque, apesar de também sofrer a influência da crise, ainda assim as pessoas continuam procurando por serviços que estejam relacionados ao setor alimentício, o que justifica o constante crescimento. Além disso, o ramo de restaurantes e alimentos, de modo geral, é um dos mais pesquisados pelos possíveis novos empreendedores. A maioria dos novos negócios, principalmente os que surgem a partir de oportunidades financeiras (como as rescisões contratuais e acordos de dispensa) geradas pelas demissões em massa, são nesse setor.

No entanto, apenas criar um restaurante ou fábrica de alimentos vai muito além de preparar e servir refeições. A começar da legislação específica que envolve esse segmento, também é muito importante que os empresários considerem o nível de qualidade de seu estabelecimento. E quem determina esse padrão de qualidade, que torna o restaurante bom ou não, são os consultores em segurança de alimentos.

Vamos entender melhor como funciona esse trabalho e como ele influencia, diretamente, no sucesso do negócio!

O que significa segurança em alimentos?

Considerando o início deste nosso artigo, fica mais fácil compreender que o ramo de alimentos vai muito além da oferta de um produto ou serviço. Invariavelmente, sempre que uma empresa se dispõe a trabalhar oferecendo algo ao público, é senso comum que o que vai colocá-la em vantagem diante da concorrência, é a qualidade daquilo que é oferecido.

No ramo alimentício, o mesmo se aplica. Seja na fabricação de alimentos, nas ofertas de refeições ou na de criação de itens alimentícios em separado. Por isso, é fundamental que padrões de qualidade sejam impostos. São esses padrões que irão definir quão bons são esses produtos e serviços. Além disso, eles também ajudam a manter a segurança e o nível que se espera naquilo que será ofertado aos seus consumidores.

Por isso, dentro de empresas sérias e comprometidas, é comum que haja um setor específico, diretamente projetado para a análise e concepção da qualidade. Esse setor procura analisar desde o modo como o produto é feito, até o nível de segurança que está implicado na criação dos itens alimentícios. O responsável por essa equipe é o chamado consultor de segurança em alimentos.

O que faz o consultor em segurança de alimentos?

O consultor em segurança de alimentos será responsável por cuidar, analisar, controlar e fiscalizar o processo de criação de itens alimentícios, tornando-os adequados aos padrões mínimos de qualidade e segurança. Esses padrões são definidos por agências reguladoras de saúde e vigilância.

Sendo assim, o consultor deve estar atento à:

  • Rotulagem dos produtos;
  • Textura apresentada;
  • Aroma característico;
  • Aspectos físicos do produto;
  • Identificação de cor;
  • Padronização de peso e volume;
  • Exigências de saúde.

De uma maneira muito simples, o consultor em segurança de alimentos é a pessoa que irá determinar se aquele produto, em específico, é bom o bastante para estar nas prateleiras do mercado e, indo além, passível de ser exportado para outros países que tenham interesse na compra do mesmo.

Onde se aplica o serviço de consultoria em segurança de alimentos?

Indo além de uma questão mercadológica interna, o cuidado com a segurança dos alimentos aumentou ainda mais com a globalização dos mercados. Isso porque os padrões exigidos para a exportação de produtos alimentícios são rígidos e rigorosos. Qualquer empresa que intencione o envio de seus itens para o mercado externo, precisa estar adequado à esses padrões internacionais.

Sendo assim, o serviço de consultoria em segurança de alimentos é uma ocupação com franco crescimento dentro do mercado de trabalho. Afinal, a grande maioria das empresas do ramo de fabricação de alimentos busca a exportação e, para tanto, é fundamental que ela esteja dentro dos padrões exigidos para poder exportar.

Os setores de controle de qualidade e segurança, portanto, atuam na análise e na fiscalização de tudo o que é criado, com o intuito de mantê-lo dentro dos níveis exigidos pelas agências de regulação. Além disso, o maior cuidado com a qualidade e a segurança também aumenta a qualificação para o consumo destinado diretamente ao público brasileiro.

Por que eu devo contratar o serviço de consultoria em segurança de alimentos?

Basicamente, o motivo principal para a contratação da consultoria desse tipo de serviço, é justamente aumentar a vigilância sobre os processos da sua empresa. Afinal, o consultor em segurança de alimentos irá determinar o padrão da qualidade do produto, o que, efetivamente, aumenta a sua produção e a lucratividade sobre o bom produto obtido, que venderá mais.

Entretanto, esse não é o único motivo. Precisamos pensar que a inspeção do setor de qualidade também é fundamental na determinação de possíveis problemas que o seu setor de produção possa estar apresentando. Quando se contrata alguém em específico para gerenciar o processo produtivo, é possível identificar falhas recorrentes, que possam interferir, diretamente, não apenas na qualidade, como na quantidade produzida e no desperdício de materiais.

Outro bom motivo para se investir na consultoria em segurança de alimentos, é encontrar novas oportunidades. Novos produtos que possam ser criados, a partir do excedente de produção e, até mesmo, melhorias nos itens que já são produzidos, o que recorre em mais lucratividade e mais mercado consumidor.

O que compensa mais: criar um setor de qualidade ou contratar uma consultoria especializada?

Essa é uma pergunta bastante pertinente e só quem pode responder, é o próprio empreendedor. Conforme dito, empresas grandes costumam designar todo um setor destinado à inspeção da qualidade e segurança. No entanto, nem todos os empresários possuem condições financeiras para a instalação desse serviço diretamente no corpo de funcionários. Sendo assim, o que fazer? Abandonar a proposta de qualidade e segurança?

Para solucionar essa questão, é possível contratar diretamente os serviços de empresas de consultoria especializada. O serviço da consultoria é famoso, principalmente aquelas voltadas ao sismte de gestão. Sendo assim, existem, também, as consultorias técnicas que são especialistas nos setores de produção. Dentre essas, existem as que cuidam, especificamente, do controle de qualidade e segurança.

Você pode resolver muitos problemas e falhas de sua produção ao contratar uma empresa que faça consultoria especializada em segurança de alimentos. Através de profissionais competentes e dedicados, uma análise completa é feita, identificando pontos de melhoria e reestruturação.

Algumas consultorias, inclusive, fazem a implementação das soluções e aplicam treinamentos aos funcionários, a fim de melhorar o cotidiano da empresa, mesmo quando os seus serviços já não estiverem sendo utilizados. Com serviços temporários e valores atraentes, as consultorias são a melhor alternativa para se manter dentro do padrão, sem a necessidade de investir valores demasiadamente altos.

Os serviços temporários de consultoria em segurança de alimentos são uma ótima alternativa, tanto para quem os oferece, quanto para quem os busca. Esteja atento às oportunidades e encontre as melhores chances que o mercado pode te oferecer.

Quer soluções práticas e agéis para o seu negócio?

 

Fale com um dos nossos consultores especializados em Segurança de Alimentos.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!