Verde Ghaia Consultoria Online

Conheça os sistemas mais utilizados para gerenciamento de segurança

Conheça os sistemas mais utilizados para gerenciamento de segurança
5 (100%) 5 votos

Descubra se o seu negócio está protegido ou refém de ameaças

Os sistemas de segurança são essenciais para a proteção e confiabilidade das empresas seja na área da informação, segurança do trabalho, operacional, frotas ou qualquer outro seguimento.

Os sistemas de gestão são ferramentas usadas pelas empresas para otimizar e proteger recursos, tanto financeiros quanto humanos. O foco principal do gerenciamento de segurança é a manutenção da proteção da empresa, dos processos, como também das informações virtuais e da equipe de colaboradores.

Veja quais são os tipos de sistemas de gerenciamento de segurança

Há distintos tipos de sistemas de gerenciamento de segurança. Veja alguns deles:

Segurança operacional – é um sistema de práticas, procedimentos e requisitos voltados para a finalidade de elevar o nível de segurança operacional; É o conjunto de regras e ferramentas que permitem a empresa a controlar sistematicamente e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do trabalho, visando a vida das pessoas e também patrimonial;

Segurança da informação – é uma sistemática para a gestão e proteção de toda informação que uma organização armazena;

– Segurança de frotas – para manter a segurança da sua frota, deve-se ter controle dos pneus, consumo dos combustíveis, acompanhamento individual de cada motorista.

Existem outros tipos de segurança que podem se adequar melhor a necessidade da sua empresa. Entre em contato com a equipe da Consultoria Online Verde Ghaia, para verificar qual é o melhor sistemas de Gestão de Segurança para o seu negócio

Como funciona o gerenciamento da segurança?

O gerenciamento de segurança se baseia na detecção, análise e antecipação de incidentes na área da segurança gerenciada (ocupacional, operacional, frotas, dentre outros). Melhorando então as defesas contra ameaças e riscos na área a ser segurada.

É interessante para a empresa criar uma estrutura de gerenciamento de segurança que seja centralizada e integrada para promover da melhor forma possível a defesa contra riscos.

Antes de tudo, a empresa deve fazer um levantamento seguindo algumas premissas. Confira abaixo alguns exemplos:

– O que quer proteger?

– De quem ou o que proteger?

– Quais são os pontos vulneráveis?

– Quais processos deverão ser seguidos?

– Por quanto tempo proteger?

– Quem são os responsáveis pela segurança?

– Como proteger?

A empresa deve definir itens de prioridades de segurança.  E deve também identificar quais são as ameaças.

Para implantar o Gerenciamento de Segurança em uma organização é necessário tecnologia, processos e também do comprometimento de pessoas chaves para estarem a frente dessa área.

Para tanto é importante ter conhecimento das necessidades do ambiente, e implantar políticas na empresa para conscientização das pessoas para trabalharem em segurança.

Porém, mesmo com o sistema de segurança, a sua empresa ainda pode estar vulnerável. Por isso é sempre bom conhecer bem o ambiente da sua organização, implementar ferramentas e estar com as manutenções em dia.

Há também o gerenciamento do risco, que analisa as informações coletadas sobre as ameaças, vulnerabilidades, probabilidades e possíveis impactos.

Benefícios dos sistemas de segurança na empresa

O sistema de segurança é essencial para as organizações, uma vez que ele estará prevenindo e protegendo de riscos, seja operacional, ocupacional, de informações, dentre outros. Veja algumas das vantagens do sistema de gestão de segurança:

– Melhoria da imagem, do valor da marca e reputação da empresa;

– Aumento da transparência;

– Diminuição dos riscos de acidentes de trabalho;

– Redução da burocracia no trâmite de processos;

– Aprimoramento do clima organizacional da empresa;

– Otimização do tempo da empresa e das horas trabalhadas do colaborador;

– Maximização de atendimento do cliente e da produtividade da empresa;

– Maior competitividade e aumento da excelência nos procedimentos da empresa;

– Padronização dos processos em concordância aos padrões internacionais;

– Possibilita um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo;

– Fortalecimento da percepção da marca perante os clientes, fornecedores e investidores;

–  Aumento da capacidade de atendimento.

Conheça alguns dos sistemas de segurança mais utilizados no mundo

Há vários sistemas de segurança, citaremos abaixo os mais conhecidos:

Na área de segurança operacional:

OHSAS 18001: A OHSAS 18001 é uma norma do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). A norma está relacionada aos riscos que as atividades rotineiras no ambiente de trabalho podem gerar aos colaboradores que a desempenham. Com a norma, é possível que a empresa controle, alcance e aperfeiçoe sistematicamente, o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho dos seus colaboradores, por ela mesma estabelecido.

Na área da segurança da informação:

ISO 27001: consiste em padrão de referência Internacional para a gestão da segurança da informação (ISMS – Information Security Management System). A norma ISO 27001 tem como princípio geral a adoção pela organização de um conjunto de requisitos, processos e controles, que visam gerir adequadamente o risco presentes nas organizações.

Um elevado número de organizações no mundo utilizam as práticas documentadas na ISO 27001 e usufruem dos benefícios da sua adoção pela certificação. Além disso, essas organizações exigem que seus fornecedores ou parceiros detenham certificações da ISO 27001, como garantia do cumprimento dos princípios de idoneidade e um nível extra de conforto quanto à Segurança da Informação

Como implementar um sistema de gerenciamento de segurança?

A Consultoria Online Verde Ghaia é especialista em implementação dos sistemas da ISO, que inclui a ISO 27001 e OHSAS 18001. Com processos que custam até 60% menos que a consultoria tradicional, a nossa empresa está há mais de 20 anos no mercado.

Acompanhamos as organizações desde a implementação até a etapa de certificação. Garantimos por contrato 100% de confiabilidade da conquista do selo.

Entre em contato e veja como podemos auxiliar sua empresa. O diagnóstico é gratuito e pode ser realizado para empreendimentos de pequeno a grande porte.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!