Impactos da Pandemia na gestão em Saúde e Segurança - SSO
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Conheça os Impactos da Pandemia na gestão em SSO

Para uma gestão eficiente é preciso estar antenado nos impactos que a pandemia poderá exercer sob o seu Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional. 

Acompanhe conosco o tema. Boa leitura!

Processos Produtivos: como controlar sua gestão?

Durante a Pandemia causada pelo vírus COVID19 inúmeras organizações tiveram que realizar mudanças em seus processos produtivos, organizacionais, de logística e até comercial, com novos produtos no mercado.

Tais mudanças podem apresentar consequências positivas, negativas e indesejáveis. Logo, as organizações devem estabelecer esse “novo cenário” em seu planejamento estratégico, a fim de identificar os pontos fortes, oportunidades, ameaças e fraquezas existentes em seu negócio.

Além disso, devem revisar o seu levantamento de partes interessadas, observando suas respectivas necessidades e expectativas, e o atual cenário.

Sugestão de Leitura: Passo a Passo para fazer um Planejamento de Sistema de gestão

Planejamento Estratégico na Pandemia

A partir do planejamento estratégico e considerando a Pandemia, a organização deve determinar os responsáveis pela condução dos processos e estratégias na prevenção ao COVID19, como por exemplo, criar um comitê de crise com a participação de “pessoas chaves”, com suas respectivas responsabilidades. Ademais, também deve ser implementado um processo de gestão de mudanças.

Outra importante etapa é a identificação e avaliação dos perigos, riscos e oportunidades existentes nos processos, levando em conta os aspectos da Pandemia.

Em seguida, deve ser estabelecido um plano de ação (determinar a capacitação e conscientização necessária, medidas de controle de riscos e as formas de prevenção, entre outros). Após a implementação das ações, deve-se realizar a devida avaliação de eficácia das ações, e estabelecer o parâmetro ideal.

Dessa forma, todos os controles operacionais das organizações devem ser revistos, observando aspectos prevencionistas e baseado nas medidas apresentadas pelos órgãos competentes.

Nesse sentido, estabelecido o controle operacional, o próximo passo será o monitoramento e medição dos processos, com a garantia de que o procedimento executado foi realizado conforme o planejado.

Sugestão de leitura: A importância da gestão da segurança e saúde ocupacional

Por que revisar os Requisitos de Gestão?

É importante, portanto, que as organizações revisem todos os chamados “requisitos de gestão” de saúde e segurança ocupacional, levando em consideração o novo cenário mundial devido a Pandemia causada pelo COVID19.

Além disso, é louvável realizar uma análise crítica extraordinária sobre o tema, envolvendo a Alta Direção e a liderança organizacional. Ao contrário, estará fadada a chamada “gestão para inglês ver”, colocando em risco seus trabalhadores e o próprio negócio da empresa.

Nesse contexto, a Verde Ghaia convida você e sua organização para conhecer nossas propostas de serviços e produtos (loja online), como consultoria e auditoria.

Edson Filho – Consultor Verde Ghaia


Temos a solução para seu negócio.

Acesse nossas plataformas.

https://www.verdeghaia.com.br/

https://www.consultoriaiso.org/

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!