VG Consultoria Online

Conheça o passo a passo da implantação ISO 14001

Conheça o passo a passo da implantação ISO 14001
5 (100%) 7 votos

Aprenda sete passos para conquistar padrão internacional no sistema de gestão ambiental da sua empresa

 

implantação iso 14001 passo a passo

 

Conciliar crescimento econômico e sustentabilidade pode soar como uma tarefa quase impossível já que esses dois termos são vistos, em muitas situações, como propostas antagônicas. Entretanto, essa é uma decisão que empresas inteligentes têm escolhido adotar diante da necessidade mundial de atos conscientes voltados ao meio ambiente. Nessa missão e exigência de mercado, o passo a passo para a implantação da ISO 14001 se tornou necessário para toda empresa que deseja se adequar a norma.

A norma é um documento oficial que contêm a descrição de um procedimento, relacionado a uma especificação que deve ser aceita e obedecida por pessoas jurídicas. Este documento é elaborado por especialistas do assunto, segundo a especificidade do documento. A ISO 14001 é uma das dezenas de normas da Organização Internacional de Normalização (ISO) . Ela funciona como um Sistema de Gestão Ambiental com requisitos que devem ser adotados elas organizações diante das questões ambientais em que estão relacionadas.

Outro objetivo do SGA é proporcionar uma estrutura em que a instituição possa controlar impactos ambientais, otimizando processos e deixando de focar apenas em função dos riscos, mas também nas oportunidades. A norma ISO 14001 abrange os motivos financeiros de uma organização diante da gestão dos impactos gerados pelas suas atividades e oferece metodologia para trabalhar nessa questão.

No Brasil, toda organização que deseja agir de maneira ecologicamente correta deve buscar a certificação na NBR ISO 14001, que é a versão brasileira da norma. Antes de receber a certificação, a empresa deve passar pela fase da implementação e na sequência pelo processo de certificação que é realizado por uma Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

 

Apresentamos abaixo alguns passos para a concretização da primeira etapa rumo a certificação.

 

Implantação ISO 14001 em 7 passos

 

Tenha em mente que a implantação da norma requer empenho devido às singularidades relacionadas aos requisitos de proteção do meio ambiente. A ISO 14001 é geralmente mais complexa que as outras normas, portanto a diligência e o comprometimento devem ser redobrados comparados a qualquer outro processo de implementação. Preocupar-se com valores sustentáveis deve ser mais que um dever, mas um valor da organização. Nesse sentido, a implantação se torna um processo natural e desejado tanto pela alta direção quanto pela equipe de colaboradores.

 

Apontamos alguns passos que serão úteis nessa busca pela sustentabilidade:

 

1º passo: Conscientize-se! Estar inteirado sobre dados referentes ao impacto de empresas ao meio ambiente, pode mostrá-lo o quanto necessário tomar medidas que minimizem os estragos à natureza de maneira que não prejudique a rentabilidade. Conheça também a norma para compreender os impactos e mudanças que sua empresa terá que passar.

 

2º passo: Envolva tanto a alta liderança quanto colaboradores com pouca atuação na sua empresa. É importante que todos estejam cientes da relevância em ser uma organização “limpa” e com valores sustentáveis. O nível de envolvimento da equipe resultará diretamente nos resultados da implantação da ISO 14001.

 

3º passo: Divulgue conhecimento: Estimule a participação da equipe com treinamentos e incentivos. Compartilhar conteúdo sobre a ISO 14001 e incentivar os integrantes da equipe a treinarem como auditores internos poderá colaborar na boa fluidez das etapas de implementação.

 

4º passo: Faça a divulgação externa da norma. Mostrar a sociedade que você investe em sustentabilidade é incentivar outras empresas a fazer o mesmo, além de proporcionar credibilidade do seu trabalho e melhorar a imagem externa da sua companhia.

 

5º passo: Avalie o sistema atual de gestão ambiental. Conhecendo seus aspectos e impactos ambientais, tornará o processo de identificação da legislação e dos requisitos aplicados às suas necessidades muito mais fácil.

 

6º passo: Estabeleça uma equipe de implementação: Para atingir ótimos resultados, é essencial que aqueles que estejam envolvidos no processo de implantação sejam profissionais capacitados e aptos para facilitar o bom andamento das ações.

 

7º passo: Seja orientado por uma empresa especializada. Como informamos anteriormente, comparada às outras normas, a implantação da ISO 14001 é geralmente mais complexa e exige mais tempo de adequação aos requisitos. Portanto, iniciar o procedimento sem profissionais especializados é dificultar o bom andamento da sua empresa.

 

Se após a leitura das dicas acima você ainda ficou com algumas dúvidas sobre a implementação da norma, basta entrar em contato com um dos nossos consultores que iremos auxiliá-lo no que for necessário.

Clique aqui para falar com um dos especialistas da Consultoria Online Verde Ghaia.
 

ENTRAR EM CONTATO

 

Conheça um pouco mais da ISO 14001

 

Implantação Iso 14001 passo a passo

 

Como orientamos no primeiro passo deste artigo, é essencial conhecer a norma e suas peculiaridades para se adaptar com o máximo de tranquilidade aos requisitos. Para te ajudar nesta tarefa, divulgamos abaixo algumas informações que irão somar na sua compreensão sobre o Sistema de Gestão Ambiental.

A ISO 14001 abrange diversos itens e requisitos, explicaremos um dos pontos essenciais que é o objetivo ambiental. Mas o que significa esse termo e o que ele representa nos requisitos da norma.

 

O que é Objetivo Ambiental?

 

Objetivo Ambiental é o lugar onde a empresa deseja chegar com as atividades do Sistema de Gestão Ambiental. Ou seja, a melhoria que a organização se propõe a fazer visando a proteção do meio ambiente e o atendimento aos requisitos da norma. Quando a organização define uma Política Ambiental, ela está assumindo uma série de responsabilidades. Para que esses compromissos se tornem mais claros, é necessário que se estabeleça alguns Objetivos Ambientais relacionados a ela.

 

Veja alguns exemplos:

  • Reduzir o consumo de água industrial;
  • Conscientizar a equipe quando às proteções ambientais;
  • Reduzir desperdícios durante os processos;
  • Controlar o impacto na extração de matérias primas;
  • Diminuir ou eliminar a emissão de poluentes no ambiente;
  • Projetar produtos de modo a minimizar seu impacto ambiental em sua produção, uso e disposição;
  • Promover conscientização ambiental entre os colaboradores e a comunidade;

 

Outro item da ISO 14001 é a Meta Ambiental. Ela se refere a quantificação do objetivo ambiental. É a definição do prazo e do grau que se espera obter a melhoria. São indicadores de desempenho ambiental. Veja alguns exemplos:

  • Quantidade de matérias primas, água ou energia utilizados
  • Quantidade de emissões, como CO2
  • Quantidade de resíduos produzidos, por quantidade de produtos acabados
  • Eficiência de uso de materiais e de energia
  • Número de pessoas que receberam treinamento
  • Número de acidentes ambientais
  • Porcentagem de resíduo reciclado
  • Porcentagem de material reciclado usado em embalagem;
  • Quantidade de poluentes emitidos na atmosfera (Pó, chumbo, SO2…)
  • Investimento em proteção ambiental

 

Expomos alguns pontos essências da ISO 14001, no entanto ela aborda uma série de itens. Confira abaixo os requisitos mínimos estipulados pela NBR ISO 14001:

 

4.2 – Política ambiental

 

4.3 – Planejamento

 

4.3.1 – Aspectos ambientais

 

4.3.2 – Requisitos legais e outros

 

4.3.3 – Objetivos, metas e programa(s)

 

4.4 Implementação e operação

 

4.4.1-  Recursos, funções, responsabilidades e autoridades

 

4.4.2 – Competência, treinamento e conscientização

 

4.4.3 – Comunicação

 

4.4.4 – Documentação

 

4.4.5 – Controle de documentos

 

4.4.6 – Controle operacional

 

4.4.7 – Preparação e resposta à emergência

 

4.5-  Verificação

 

4.5.1 –  Monitoramento e medição

 

4.5.2 – Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros

 

4.5.3 –  Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva

 

4.5.4 Controle de registros

 

4.5.5 Auditoria interna

 

4.6 – Análise pela administração

 

Ficou interessado pelo tema? Baixe aqui o e-book que aborda os principais itens da ISO 14001.
 

BAIXE O E-BOOK ISO 14001

 

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!