Verde Ghaia Consultoria Online

O Sistema de Gestão da Qualidade pode alavancar os resultados da sua empresa?

Sistema de Gestão da Qualidade

Como Sistema de Gestão da Qualidade pode alavancar os resultados da sua empresa? Empresas de pequeno e médio portes (especialmente os pequenos), em geral possuem significativas dificuldades de gestão, muitas destas organizações sequer possuem foco na qualidade do processo e apenas buscam formas de sobreviver.

O objetivo de um sistema de gestão da qualidade é alavancar os resultados de uma organização de forma geral, não apenas no sentido financeiro, mas de maneira sistemática e operacional, pois entende-se que é a partir de uma gestão efetiva é que os resultados econômicos se apresentarão.

Neste artigo, abordaremos os conceitos básicos de um sistema de gestão e demonstraremos como ele pode alavancar os resultados de uma empresa que está buscando se organizar.

Os desafios da gestão em pequenas e médias empresas

Sistema de Gestão da Qualidade

Pequenas empresas em geral são constituídas por profissionais que possuem conhecimento na área de atuação e acabaram por abrir seu próprio negócio, seja por uma oportunidade única ou por necessidade.

Muitas destas empresas são de administração familiar e há muita interferência de fatores pessoais no âmbito da gestão organizacional, o que dificulta um pouco a sistematização dos processos. No entanto não é nada impeditivo, haja vista que existem grandes empresas multinacionais brasileiras e estrangerias que começaram como organizações familiares.

A questão é que geralmente estas empresas estão lutando para sobreviver e acabam deixando a sistematização da gestão para um segundo plano, o que pode retardar seu processo de amadurecimento. Neste caso, o sistema de gestão da qualidade poderia acelerar a expansão da companhia e até mesmo garantir a sua permanência no mercado.

O estabelecimento de papéis e processos

Sistema de Gestão da Qualidade

Toda empresa que busca profissionalizar sua gestão, tratará inicialmente de estabelecer os papéis e processos inerentes à cada colaborador e área produtiva.

As empresas sem um sistema de gestão estabelecido são administradas por demanda e por função, ou seja, faz-se o que se percebe que tem que ser feito.

Digamos que, por exemplo, uma pequena empresa sem sistema de gestão possua algumas máquinas. Em um dado momento o operador percebe que a máquina precisará ser reparada, então reporta ao seu chefe, que buscará entender o problema e contratar um serviço de manutenção.

Porém, ao longo deste processo de tomada de decisão, a máquina pode parar e comprometer toda a produção da empresa.

Em uma empresa com sistema de gestão bem estabelecido, haveria um indicador de controle para as máquinas e seria praticada a manutenção preventiva, que planeja a compra de peças de reposição e programa a manutenção de forma que as máquinas não parem nunca, exceto quando as paradas forem programadas.

O sistema de gestão irá eleger aquilo que é importante para a empresa, para que tais fatores possam ser monitorados, medidos e melhorados. Ele também definirá os cargos e atribuições de cada colaborador, pois no nosso exemplo, o próprio operador poderia atuar no programa de manutenção, evitando o acionamento do chefe.

O papel do Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade

Os sistemas de gestão da qualidade começaram a surgir após o início do estudo científico da administração. Passou-se então a perceber que algumas práticas de certas companhias, as levavam a resultados mais efetivos que outras. A sistematização destas práticas sob uma teoria organizacional consistente levou ao surgimento do sistema de gestão da qualidade.

Após o fim da 2ª guerra, o Japão se modernizou e, em algumas décadas tornou-se a segunda maior economia do mundo, isso foi feito graças a um rigoroso sistema de produção que ficou famoso no mundo todo, o toyotismo, dele surgiu grande parte das práticas adotadas hoje pelos modernos sistemas de gestão da qualidade, sobretudo a ISO 9001.

Todas as organizações de relevância do mundo operam sob rigorosos sistemas de gestão da qualidade (ou SGQ). Esse tipo de sistema elevaram a produtividade das companhias e trouxeram o capitalismo a um novo patamar.

O sistema de gestão ISO 9001 é o mais usado do mundo?

Muitos métodos de se organizar a produção foram aplicados por diversas companhias ao redor do mundo, mas o sistema de gestão da qualidade elaborado pela ISO na Suíça é de longe, o mais utilizado dentre todas as opções já testadas.

Ele é feito sob um rígido padrão de qualidade e impressiona por sua simplicidade e robustez. Abraçando os principais conceitos da teoria organizacional, ajuda as empresas a desenhar seus processos, elaborar indicadores, estabelecer funções e cargos e, sobretudo, praticar a melhoria contínua.

Como alavancar os resultados da empresa

Sistema de Gestão da Qualidade

Os primeiros resultados observados na empresa após a implementação do sistema de gestão da qualidade são vistos na organização dos processos. Eles são nomeados e mapeados de acordo com o produto que entregam, e neste caso, o produto não é em si uma mercadoria, mas sim a saída daquela atividade, a qual será disponibilizada ao processo seguinte.

Vamos tomar como exemplo o setor de TI de um escritório de advocacia. O produto deste setor é a entrega de soluções de tecnologia de informação que permitem que a empresa continue funcionando, embora a atividade principal não esteja ligada à tecnologia. Assim, cada processo da empresa tem suas entradas e saídas mapeadas e desenhadas na forma de insumos e produtos.

Os resultados serão alavancados em pouco tempo, uma vez que serão expostas as perdas por má utilização do ativo, além de melhoria significativa na entrega do produto final e recepção do fator que faz a organização existir, o dinheiro do cliente.

Com tudo organizado e medido, a alavancagem dos resultados é apenas uma questão de tempo.

Agora que você já entendeu como o sistema de gestão da qualidade pode alavancar os resultados da empresa, o próximo passo é planejar a sua implementação. Muitas empresas contratam profissionais exclusivos para esta tarefa, outros procuram ajuda de consultorias especializadas neste tipo de projeto.

A Consultoria Online Verde Ghaia disponibiliza profissionais com décadas de experiência em implementação de sistemas de gestão de todos os tipos, sobretudo aqueles baseados nas normas ISO.

O acesso aos profissionais é feito de fora simples e rápida através da plataforma online, que possibilita que todo o projeto seja concluído em pouco tempo e a um custo incrivelmente baixo.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!