Verde Ghaia Consultoria Online

Saiba como realizar a Qualificação de seus fornecedores

Toda empresa é composta de parceiros. Partindo desse pressuposto, é fundamental que os parceiros de sua empresa sejam confiáveis e apresentem um bom trabalho, não é mesmo? Sendo assim, por que é que você se preocupa tanto no momento de encontrar bons parceiros e colaboradores e não aplica essa mesma preocupação no ato de encontrar bons fornecedores?

São os fornecedores que dão subsistência ao seu trabalho. Portanto, é primordial que, ao buscá-los, você faça uma boa qualificação dos mesmos. Afinal, serão eles que darão suporte à sua produção. Mas você sabe como fazer esse processo de qualificação de fornecedores?

Falemos mais sobre isso! Acompanhe a leitura!

Quem são os fornecedores?

Para entendermos a importância da qualificação de fornecedores, é interessante que também se entenda qual a função que eles têm dentro do processo de sua empresa. Por mais que possa parecer algo completamente dissociado, não é? Isso porque, conforme dissemos acima, é o seu fornecedor que irá determinar o ritmo da sua produção e a qualidade do seu produto, visto que ao receber material de boa qualidade é possível ofertar qualidade igual ou superior com o produto final.

Sendo assim, podemos definir fornecedor como toda empresa que produz ou distribui algo necessário em sua empresa, seja ela de fabricação e/ou de produtos ou serviços. O fornecedor é quem irá lhe entregar matéria-prima para que você consiga transformar em um item vendável e com qualidade.

Portanto, o fornecedor é quem dita a sua própria prática. Afinal, se o seu fornecedor te deixa na mão, automaticamente você também perde com isso, já que a sua produção perderá o ritmo e você não conseguirá produzir o que tinha programado. Torna-se uma reação em cadeia: sem matéria-prima, sem produto. Sem produto, sem venda. Sem venda, sem lucro. Apesar do fornecedor ter suas próprias regras nos processos, você como empresa séria, pode criar procedimentos de auditoria para o seu fornecedor, garantindo que os processos dele melhorem e consequentemente, influenciarão os seus, também!

O que os fornecedores precisam apresentar?

Entendida a importância que o fornecedor tem dentro de sua cadeia produtiva, você já consegue entender que, quanto mais confiável ele for, maior é a chance de sucesso conjunto. Não apenas na entrega de materiais, os bons fornecedores são aqueles que te trazem matéria-prima de qualidade, confiável e por um preço justo.

Sendo assim, o que você precisa analisar, quando está procurando e avaliando os seus fornecedores, é o nível do trabalho que ele apresenta, se os seus itens possuem a qualidade que você deseja empregar ao seu processo produtivo e, principalmente, se você pode contar com essa confiabilidade que busca ter.

Por isso, quando você está fazendo avaliação de fornecedores, esses são critérios que precisa considerar. Vamos falar um pouco mais sobre isso a partir de agora.

Avaliar x qualificar

Dentro do processo de qualificação de fornecedores, algumas etapas precisam ser seguidas. Uma delas é a avaliação. Você não pode definir qual será o seu fornecedor principal, sem considerar o método dele de trabalho, bem como a matéria-prima que ele disponibiliza para você. Sendo assim, é preciso avaliá-lo.

Durante esta avaliação, você precisa determinar os critérios de avaliação desse possível fornecedor. Antes mesmo de começar a considerar como ele se comporta diante do mercado, você precisa definir se a estratégia de sua empresa, bem como os seus valores, é equivalente aos seus. Pode parecer algo banal, mas essa deve ser uma de suas primeiras análises.

A importância de um bom fornecedor para sua empresa

Empresas que possuem o pensamento integrado, que têm os mesmos valores base e que buscam objetivos parecidos, tendem a trabalhar melhor quando estão juntas. Isso porque os crescimentos se alinham e a parceria se fortalece. Quando o seu fornecedor pensa parecido, a chance de sucesso aumenta.

Além desse fator, você também deve avaliar se o material que ele te disponibiliza tem um padrão de qualidade recomendado. Não hesite em questioná-lo sobre isso e, até mesmo, fazer comparativos de mercado. Se a sua intenção é qualificar o seu fornecedor, é viável que você trace um panorama relativo ao custo-benefício dessa parceria: valor do produto, qualidade oferecida e flexibilização do pagamento.

Lembre-se: você precisa do seu fornecedor, mas ele também precisa de você. Sendo assim, durante o processo avaliativo, procure estreitar as relações para poder compreender como ele se comporta diante de um cliente mais ativo e opinativo. Afinal, caso ele se torne o seu principal fornecedor, a convivência de vocês aumentará muito e será interessante que tenham uma boa relação.

Outro ponto que você precisa considerar, é sobre a integridade da empresa que pretende tornar sua fornecedora. Bons preços, prazos atendidos e relacionamento cordial são importantes, é claro. Mas, de nada adianta tudo isso, se você descobrir que ela não é uma empresa que cuida do meio ambiente ou que não apresenta um bom ambiente para os seus funcionários.

O que é qualificação de fornecedores?

A qualificação dos fornecedores parece, realmente, com um processo seletivo. A avaliação que citamos acima pode ser feita com todos os candidatos a fornecedor de sua empresa. Observe qual deles é o que mais se encaixa com aquilo que procura: bom preço, atendimento personalizado, prazos de entrega mais flexíveis.

É possível que, ao final do processo, você tenha conseguido determinar que um ou dois são os melhores, dentro das opções que tinha. Sendo assim, é o momento de fazer uma última e mais profunda análise: tente reconhecer qual é o comportamento deles, diante da possibilidade de você exigir mais de cada um.

Considerando que você se tornará um cliente mais fiel e mais rentável, automaticamente você poderá exigir um pouco mais, como flexibilização do prazo de pagamento, valores diferenciados. Além disso, verifique qual será a capacidade produtiva deles, caso a sua demanda aumente.

Apenas tenha – sempre – em mente que o seu fornecedor precisa estar adequado à sua capacidade produtiva. Afinal, quando ele interrompe o processo de fornecimento de matéria-prima, invariavelmente isso terá impactos negativos em sua produção.

Qualificar x certificar

Após o processo de avaliação, você será capaz de qualificar seus fornecedores. Esses, portanto, são aqueles que consideramos no início do conteúdo, que se tornarão os seus principais parceiros e, consequentemente, os que permitirão que o seu sucesso aconteça.

Porém, acima de todas as análises que você possa fazer, o mais importante é verificar se a empresa em questão segue a padronização de normas propostas pelo ISO. É fundamental que ela esteja adequada aos parâmetros ISO 9001 e, em alguns casos, ao ISO 14001.

Caso você esteja se sentindo inseguro para realizar essa qualificação, existem empresas de consultoria que são especializadas na auditoria, análise e certificação de fornecedores, considerando o seu método de trabalho e, principalmente, se estão adequados às legislações padronizadoras.

Essas equipes são responsáveis pelo processo de análise, bem como na qualificação dos fornecedores. Além disso, eles podem emitir a certificação do trabalho, que é uma consideração de excelência máxima no grau de eficiência dessas empresas, o que as torna mais atraentes para o mercado.

Acompanhe os resultados

De nada adianta criar um processo de qualificação do seu fornecedor, identifica-lo como a sua principal fonte de matéria-prima e deixar de fiscalizar o seu trabalho. Esse “relaxamento” pode gerar falhas nas entregas dos produtos e, automaticamente, impactar a sua produção.

Sendo assim, mesmo que o seu fornecedor esteja qualificado, esteja sempre de olho. Avalie constantemente o trabalho que ele vem oferecendo e fique atento às modificações do mercado. Quanto mais integrados vocês estiverem, maiores serão as chances de sucesso. Trabalhe em parceria com o seu fornecedor e, juntos, alcancem ainda mais lucratividade.

Fale conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!