Verde Ghaia Consultoria Online

Como proceder diante de vazamento de produtos químicos?

Como proceder diante de vazamento de produtos químicos?
5 (100%) 2 votos

impactos dos vazamentos de produtos químicos

Os impactos dos vazamentos de produtos químicos são muito grandes e fazem com que o ambiente leve anos para se recuperar. Quando se pensa em tragédias envolvendo indústrias, as duas imagens que nos vêm à cabeça são explosões ou contaminações por efluentes diversos. 

Com o endurecimento das legislações e a pressão por processos industriais mais limpos, as empresas têm tentado aumentar ao máximo o nível de controle exercido sobre seus processos, de forma que o risco de vazamentos, explosões ou outros tipos de acidentes seja próximo de zero. Leia!

Os principais impactos dos vazamentos de produtos químicos

impactos dos vazamentos de produtos químicos

O principal problema dos vazamentos de produtos químicos é a questão da penetração no solo e contaminação das águas. Ainda que o local do vazamento esteja longe de rios ou lagos, uma vez que o material líquido penetra no solo, é possível que os lençóis freáticos sejam atingidos.

Quando os vazamentos atingem rios e lagos, pode haver contaminação dos leitos e impactos sobre as espécies locais, como a vegetação aquática e os peixes.

Um grande exemplo pôde ser visto há pouco tempo em Minas Gerais, quando uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu e o material se espalhou ao longo do Rio Doce, provocando a maior tragédia ambiental da história do Brasil.

No caso da mineradora Samarco, o impacto do vazamento dos produtos foi tão grande, que em alguns pontos do rio, todas as espécies animais e vegetais foram extintas.

Em terra firme, os vazamentos de produtos químicos podem contaminar o solo, as plantas e o ar, gerando impacto direto sobre humanos e animais da região.

Como evitar problemas com vazamento de produtos químicos?

impactos dos vazamentos de produtos químicos

Empresas de todo o mundo estão trabalhando para criar processos mais seguros e para desenvolver equipamentos mais confiáveis. Contudo, ainda que avanços sejam feitos, a prevenção aos acidentes depende, majoritariamente da ação humana e das precauções das equipes de trabalho.

Para evitar problemas com vazamentos de produtos químicos, as inspeções nos recipientes deverão ser feitas nas datas apropriadas, o processo de manuseio dos materiais deverá ser rigidamente controlado e automatizado ao máximo possível, de forma que a interferência humana seja reduzida.

Os principais casos de vazamentos de produtos químicos estão na fase mais crítica do processo, o transporte. Quando o material sai da indústria e passa a transitar pelas vias, variáveis que não estão sob o controle da empresa começam a fazer parte do processo, no caso, fatores de risco inerentes ao trânsito.

O que as empresas podem fazer é cumprir com seu papel de garantir que os veículos de transporte estejam todos regulares e com o aparato de segurança em dia. Os motoristas também deverão estar bem treinados e em condições de realizar o serviço, inclusive, treinados para agir em caso de acidentes.

O cumprimento de todas as normas de segurança, bem como o correto manejo dos materiais e equipamentos, reduz significativamente os riscos de acidentes e vazamentos. Há relatos de empresas que nunca tiveram problemas deste tipo em anos de operação.

Como a ISO 45001 pode ajudar na prevenção de acidentes com vazamentos de produtos químicos?

A ISO 45001 ajuda na prevenção de acidentes com vazamentos de produtos químicos na medida que ela garante a proteção do ambiente de trabalho, já que seu foco é a saúde do trabalhador, bem como a segurança ocupacional.

A ISO 45001 irá fazer com que os sistemas de segurança sejam funcionais e as normas dos fabricantes e dos órgãos de regulação sejam cumpridas. O sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional com base na ISO 45001 também permitirá que a empresa faça o monitoramento legal da operação.

No ato da implementação da norma, o gestor responsável pelo projeto, deverá fazer um levantamento de todas as práticas obrigatórias para o manuseio dos produtos trabalhados pela empresa, bem como das boas práticas vigentes no mercado. Uma vez levantadas as melhores ações, elas são sistematizadas e integradas ao processo regular da companhia.

A ISO 45001 faz com que a observância às normas seja parte do processo, assim, não é necessário trazer o sistema de segurança a cada nova atividade, basta executar as atividades de rotina normalmente, uma vez que elas já estarão contemplando as ações de segurança.

O que fazer em caso de vazamento de produtos químicos?

impactos dos vazamentos de produtos químicos

Existem normas específicas para o controle e armazenamento de produtos químicos. Uma delas é a ABNT NBR 14725-1, que determina o sistema de informação e segurança para armazenamento, transporte e manuseio de químicos. Já a NR 26, determina a rotulagem dos produtos.

É importante também citar as normas: NBR-7500 Transporte, Armazenamento e Manuseio de Materiais; FIS 001, Riscos de Produtos Químicos; NBR-7502 Transporte de Cargas Perigosas e o Decreto nº. 96044/88, que aprova o regulamento para o transporte rodoviário de produtos perigosos.

As normas de manuseio já determinam o que deve ser feito em caso de acidentes ou vazamentos. Em geral, as regras são as seguintes:

  • Se houver risco de explosão, envenenamento ou intoxicação, deve-se isolar a área e sinalizar aos transeuntes;
  • Caso seja possível, o vazamento deve ser estancado de maneira imediata (ex: registro aberto acidentalmente);
  • A equipe de brigadistas deve ser imediatamente acionada;
  • Autoridades ou órgãos competentes devem ser imediatamente acionados;
  • As ações de segurança previstas pelo fabricante do produto devem ser tomadas de maneira imediata (ex: espalhar serragem sobre material derramado).

Como implementar um programa de prevenção a acidentes e falhas em instalações?

impactos dos vazamentos de produtos químicos

A melhor maneira de implementar um programa sistemático de prevenção de acidentes e vazamentos com produtos químicos é através da ISO 45001, se possível, em conjunto com a ISO 14001 e ISO 9001. E A norma promoverá uma integração entre os processos de segurança do trabalho e as atividades produtivas da empresa.

As equipes da Verde Ghaia Consultoria Online dispõe de toda expertise necessária para a implementação da norma de forma segura, rápida e acessível. Assim, a empresa já passa a desfrutar das vantagens do sistema de gestão logo após o início do projeto.

Os impactos de vazamentos de produtos químicos podem destruir comunidades, ecossistemas e empresas. Há casos de organizações que tiveram problemas deste tipo e jamais se recuperaram.

O ideal é que as empresas pautem-se em bases sólidas de segurança ocupacional e ambiental, contando com profissionais que possam auxiliar na condução de processos de alto nível em qualidade e confiabilidade.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!