Apesar de existirem normas específicas para a área hospitalar, a ISO 9001 ainda é o sistema de gestão mais utilizado do mundo
A gestão hospitalar sempre foi um tema muito desafiador, mesmo para administradores experientes, isso porque um hospital concentra distintas especificidades em um único ambiente.
A qualidade na área hospitalar deve se preocupar com o atendimento médico, hospedagem dos pacientes e acompanhantes, alimentação, almoxarifado, logística interna e externa e diversas outras questões que não caberiam neste texto.
Implementar um sistema de gestão da qualidade na área hospitalar certamente elevaria o nível de competência dos agentes envolvidos. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a relação da norma de sistema de gestão da qualidade ISO 9001 com a gestão hospitalar.
A ISO 9001 se aplica à gestão hospitalar?
Por ser um campo bem complexo e específico, muitas pessoas têm dúvidas sobre a aplicabilidade da ISO 9001 na gestão qualidade na área hospitalar, contudo é preciso esclarecer que a norma é sim aplicável à gestão de hospitais, clínicas, empresas de equipamentos médicos e todos os demais tipos de organizações envolvidas na área de saúde.
A aplicação da ISO 9001 à qualidade na área hospitalar se dá pelo fato de a norma ser projetada para se adaptar a qualquer contexto e possuir requisitos que certamente existirão em qualquer tipo de organização.
Mesmo procedimentos médicos complexos, aplicados por rígidas técnicas específicas podem ser submetidos aos processos da ISO, que envolverão implementação e monitoramento de indicadores, melhoria contínua, verificação de não conformidades e etc.
Além do mais, empresas da área hospitalar também precisam ser governadas por gestão estratégica, a qual será priorizada na implementação da ISO 9001, especialmente na última versão, ABNT NBR ISO 9001:2015.
Existem certificações específicas para a gestão hospitalar?
Apesar de amplamente aplicada nos hospitais de todo mundo, a ISO 9001 não é a única grande norma de gestão hospitalar, embora seja a mais aplicada no sentido de elevar a qualidade dos processos.
Algumas das certificações e acreditações mais reconhecidas no mundo da gestão da qualidade hospitalar são: ONA (Níveis 1, 2 e 3), Accreditation Canada, NIAHO, HIMSS e Joint Commission Internacional.
Outras certificações muito utilizadas são a ISO 14001 e OHSAS 18001, que atendem respectivamente à gestão de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do trabalho.
Quais as vantagens na implementação da ISO 9001 na área hospitalar?
São muitas as vantagens que uma instituição hospitalar obtém ao implementar a ISO 9001, contudo a maior delas é sem dúvida o direcionamento à qualidade de gestão e de processos que a norma confere à organização.
As demais normas hospitalares são bastante voltadas para a gestão da técnica hospitalar, bem como da qualidade médica, ambulatorial e de outras áreas ligadas diretamente à prestação do serviço.
Já a ISO 9001 irá conferir um aspecto mais gerencial ao processo, não alterando protocolos médicos, instruções de serviço ou coisas do tipo, mas tratando especificamente da gestão por indicadores, estabelecimento e monitoramento de processos, definição da estratégia corporativa, alinhamento da execução do processo à estratégia definida e demais aspectos relacionados a boa administração como qualquer outra empresa que não é necessariamente voltada à área de saúde.
A maior vantagem da ISO 9001, é implementar em uma instituição hospitalar, a mesma metodologia de gestão de processos que seria instaurada em uma outra instituição qualquer, como um banco ou uma indústria.
A ideia aqui é organizar os procedimentos e controla-los de maneira eficaz, para que se transformem nas metas estabelecidas pela alta direção e pelas gerências de cada setor.
Qual a maior dificuldade em se implementar a ISO 9001 na área hospitalar?
A maior dificuldade em se implementar a ISO 9001 na gestão hospitalar é, sem dúvida a conciliação entre fatores médicos e técnicos, os quais são bastante rígidos, às alterações que eventualmente serão realizadas nos processos da instituição.
Assim deverá existir uma constante validação da área gestora com a área médica, para que cada procedimento instaurado possa ser trabalhado com eficácia e também com segurança.
O ideal é que toda equipe médica, bem como gestores e técnicos participem ativamente do processo de implementação da norma. Desse modo, além de instalar o sistema de gestão da qualidade, haverá a conscientização do mesmo na mentalidade de cada profissional, tornando o SGQ muito mais eficiente em sua missão, que é a promoção da qualidade operacional e melhoria contínua dos processos da organização. No caso a instituição hospitalar.
Quanto custa em média a implantação da ISO 9001 na área hospitalar?
É muito difícil definir quanto custaria para se implementar a ISO 9001 para a implementação de um sistema de gestão da qualidade na área hospitalar. Isso ocorre porque deve ser considerado que cada profissional envolvido internamente gastará parte do seu tempo, o qual é custoso para a empresa apesar de não ser diretamente contabilizado no orçamento do projeto.
Contudo, é presumível entender que a instituição hospitalar irá gastar diretamente com dois serviços:
– o primeiro é o de uma consultoria especializada em sistemas de gestão, como é o caso da Consultoria Online Verde Ghaia.
– o segundo é o de um organismo certificador independente, o qual acreditará a instituição após a implantação da norma ISO 9001.
Os custos de consultoria variarão conforme a complexidade do projeto e a quantidade de horas gastas pelos consultores para implementar a norma.
Em geral o custo com consultoria para todo o projeto varia de cerca de 10 mil reais para microempresas até mais de 100 mil reais para empresas de maior porte, com muitos funcionários e diferentes processos.
Já os custos de certificação são mais uniformes, porém também variarão conforme a complexidade do projeto pois se a organização for muito grande, serão necessários vários dias para percorrer e auditar toda ela.
Estes custos podem variar de 5 mil reais para micro empresas até mais de 50 mil reais para grandes empresas.
Conclusão
A qualidade na área hospitalar é oriunda da junção de profissionais qualificados e uma gestão profissional, ela pode ser melhorada com a implementação de normas e a obtenção de certificações de acreditação de qualidade.
A norma mais utilizada por empresas de todo o mundo para implementar o sistema de gestão de qualidade, inclusive na área hospitalar é a ISO 9001.
A Consultoria Online Verde Ghaia está preparada para atender desde organizações mais simples às mais exigentes no auxílio à implementação das normas e na obtenção da certificação.
Bom dia, sou estudante de enfermagem e li as informações se vocês sobre iso 9001, gostaria de saber se vcs tem a lista de hospitais em São Paulo que tem iso 9001 .
Desde já muito grata.
Olá Luceliane, bom dia!
A VG presta toda consultoria necessária para a empresa obter a Certificação almejada.
Entretanto, não somos órgãos certificadores e não dispomos da lista das empresas / hospitais com certificados vigentes.
Atenciosamente,
Helane Rezende | Jurídico