Verde Ghaia Consultoria Online

Como obter qualidade na Área Hospitalar?

Como obter qualidade na Área Hospitalar?
5 (100%) 1 voto

Apesar de existirem normas específicas para a área hospitalar, a ISO 9001 ainda é o sistema de gestão mais utilizado do mundo

A gestão hospitalar sempre foi um tema muito desafiador, mesmo para administradores experientes, isso porque um hospital concentra distintas especificidades em um único ambiente.

A qualidade na área hospitalar deve se preocupar com o atendimento médico, hospedagem dos pacientes e acompanhantes, alimentação, almoxarifado, logística interna e externa e diversas outras questões que não caberiam neste texto.

Implementar um sistema de gestão da qualidade na área hospitalar certamente elevaria o nível de competência dos agentes envolvidos. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a relação da norma de sistema de gestão da qualidade ISO 9001 com a gestão hospitalar.

A ISO 9001 se aplica à gestão hospitalar?

Por ser um campo bem complexo e específico, muitas pessoas têm dúvidas sobre a aplicabilidade da ISO 9001 na gestão qualidade na área hospitalar, contudo é preciso esclarecer que a norma é sim aplicável à gestão de hospitais, clínicas, empresas de equipamentos médicos e todos os demais tipos de organizações envolvidas na área de saúde.

A aplicação da ISO 9001 à qualidade na área hospitalar se dá pelo fato de a norma ser projetada para se adaptar a qualquer contexto e possuir requisitos que certamente existirão em qualquer tipo de organização.

Mesmo procedimentos médicos complexos, aplicados por rígidas técnicas específicas podem ser submetidos aos processos da ISO, que envolverão implementação e monitoramento de indicadores, melhoria contínua, verificação de não conformidades e etc.

Além do mais, empresas da área hospitalar também precisam ser governadas por gestão estratégica, a qual será priorizada na implementação da ISO 9001, especialmente na última versão, ABNT NBR ISO 9001:2015.

Existem certificações específicas para a gestão hospitalar?

Apesar de amplamente aplicada nos hospitais de todo mundo, a ISO 9001 não é a única grande norma de gestão hospitalar, embora seja a mais aplicada no sentido de elevar a qualidade dos processos.

Algumas das certificações e acreditações mais reconhecidas no mundo da gestão da qualidade hospitalar são: ONA (Níveis 1, 2 e 3), Accreditation Canada, NIAHO, HIMSS e Joint Commission Internacional.

Outras certificações muito utilizadas são a ISO 14001 e OHSAS 18001, que atendem respectivamente à gestão de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do trabalho.

Quais as vantagens na implementação da ISO 9001 na área hospitalar?

São muitas as vantagens que uma instituição hospitalar obtém ao implementar a ISO 9001, contudo a maior delas é sem dúvida o direcionamento à qualidade de gestão e de processos que a norma confere à organização.

As demais normas hospitalares são bastante voltadas para a gestão da técnica hospitalar, bem como da qualidade médica, ambulatorial e de outras áreas ligadas diretamente à prestação do serviço.

Já a ISO 9001 irá conferir um aspecto mais gerencial ao processo, não alterando protocolos médicos, instruções de serviço ou coisas do tipo, mas tratando especificamente da gestão por indicadores, estabelecimento e monitoramento de processos, definição da estratégia corporativa, alinhamento da execução do processo à estratégia definida e demais aspectos relacionados a boa administração como qualquer outra empresa que não é necessariamente voltada à área de saúde.

A maior vantagem da ISO 9001, é implementar em uma instituição hospitalar, a mesma metodologia de gestão de processos que seria instaurada em uma outra instituição qualquer, como um banco ou uma indústria.

A ideia aqui é organizar os procedimentos e controla-los de maneira eficaz, para que se transformem nas metas estabelecidas pela alta direção e pelas gerências de cada setor.

Qual a maior dificuldade em se implementar a ISO 9001 na área hospitalar?

A maior dificuldade em se implementar a ISO 9001 na gestão hospitalar é, sem dúvida a conciliação entre fatores médicos e técnicos, os quais são bastante rígidos, às alterações que eventualmente serão realizadas nos processos da instituição.

Assim deverá existir uma constante validação da área gestora com a área médica, para que cada procedimento instaurado possa ser trabalhado com eficácia e também com segurança.

O ideal é que toda equipe médica, bem como gestores e técnicos participem ativamente do processo de implementação da norma. Desse modo, além de instalar o sistema de gestão da qualidade, haverá a conscientização do mesmo na mentalidade de cada profissional, tornando o SGQ muito mais eficiente em sua missão, que é a promoção da qualidade operacional e melhoria contínua dos processos da organização. No caso a instituição hospitalar.

Quanto custa em média a implantação da ISO 9001 na área hospitalar?

É muito difícil definir quanto custaria para se implementar a ISO 9001 para a implementação de um sistema de gestão da qualidade na área hospitalar. Isso ocorre porque deve ser considerado que cada profissional envolvido internamente gastará parte do seu tempo, o qual é custoso para a empresa apesar de não ser diretamente contabilizado no orçamento do projeto.

Contudo, é presumível entender que a instituição hospitalar irá gastar diretamente com dois serviços:

–  o primeiro é o de uma consultoria especializada em sistemas de gestão, como é o caso da Consultoria Online Verde Ghaia.

– o segundo é o de um organismo certificador independente, o qual acreditará a instituição após a implantação da norma ISO 9001.

Os custos de consultoria variarão conforme a complexidade do projeto e a quantidade de horas gastas pelos consultores para implementar a norma.

Em geral o custo com consultoria para todo o projeto varia de cerca de 10 mil reais para microempresas até mais de 100 mil reais para empresas de maior porte, com muitos funcionários e diferentes processos.

Já os custos de certificação são mais uniformes, porém também variarão conforme a complexidade do projeto pois se a organização for muito grande, serão necessários vários dias para percorrer e auditar toda ela.

Estes custos podem variar de 5 mil reais para micro empresas até mais de 50 mil reais para grandes empresas.

Conclusão

A qualidade na área hospitalar é oriunda da junção de profissionais qualificados e uma gestão profissional, ela pode ser melhorada com a implementação de normas e a obtenção de certificações de acreditação de qualidade.

A norma mais utilizada por empresas de todo o mundo para implementar o sistema de gestão de qualidade, inclusive na área hospitalar é a ISO 9001.

A Consultoria Online Verde Ghaia está preparada para atender desde organizações mais simples às mais exigentes no auxílio à implementação das normas e na obtenção da certificação.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!