Verde Ghaia Consultoria Online

Saiba como obter a certificação OHSAS 18001 da sua empresa

Saiba como obter a certificação OHSAS 18001 da sua empresa
5 (100%) 9 votos

Você sabia que a certificação OHSAS 18001 não apenas melhora as condições de saúde e segurança dos seus colaboradores como também pode te fazer economizar dinheiro?

 

certificacao OHSAS 18001

 

Um trabalhador morre a cada 15 segundos no mundo, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Já no Brasil ocorrem 700 mil acidentes/doenças relacionadas às condições trabalhistas. O que sugere entender que os colaboradores não apenas sofrem acidentes, mas também passam por males ocasionados pela jornada de trabalho. Informações alarmantes como essas apontam a relevância de empresas serem certificadas com a OHSAS 18001.

A sigla OHSAS 18001 refere-se a Occupational Health ans Safety Assessments Series conhecida e traduzida no Brasil como Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional. Publicada pela British Standards Institution (BSI), a norma está relacionada aos riscos que os processos no dia a dia de trabalho de uma organização podem proporcionar aos envolvidos na atividade.

Ela é uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que tem por objetivo proteger e assegurar aos colaboradores um ambiente de trabalho saudável e seguro. Como uma das melhores ferramentas de orientação e direcionamento das empresas, a OHSAS 18001 foi pensada a partir da colaboração entre os organismos mais relevantes de certificação em conjunto com organismos normativos nacionais e outros depositários normativos.

Há inúmeras vantagens em ser certificado com a OHSAS 18001, uma vez que a adequação aos requisitos da norma envolve ações relacionados a prevenção de acidentes e doenças e males provocados pelo trabalho. Quando se trabalha na prevenção, minimiza os custos relacionados a afastamento, acidentes, invalidez, incidentes, e doenças ocupacionais aumentando, assim, a produtividade do negócio.

Confira abaixo outros pontos relevantes da certificação OHSAS 18001 para sua empresa.

 

Vantagens da Certificação OHSAS 18001

 

Melhora na imagem da empresa:  A valorização da imagem da organização enquanto empresa comprometida e focada no bem estar dos colaboradores. A reputação externa também é um fator preponderante para a visibilidade da instituição, além da divulgação do selo como comprovação de compromisso e legitimidade em segurança e saúde ocupacional.

 

Identificação de perigos no ambiente: Antecipar possíveis causas de acidentes contribuem para a queda no índice de desastres, além de definir formas de controle e gerenciamento dos perigos.

 

Melhora nas condições de trabalho: Várias especificações são repassadas para criação de melhorias nas condições de trabalho.

 

Redução de acidentes: Com a adequação à norma, várias ações são realizadas para proporcionar mais segurança e conforto ao colaborador. Além de diminuir o número de doenças de trabalho, reduzindo custos e inatividade. A OHSAS 18001 cria a sistematização de todas as atividades proporcionando também a redução de perigos e parada de trabalho.

 

Motivação da equipe: Envolvimento e motivação dos funcionários com condições de trabalho melhores e mais seguras. Aumento da identificação e motivação do colaborador, através do envolvimento nos processos de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

Divulgação do selo da norma: Estar associado à OHSAS  18001 implica em responsabilidade e seriedade como empresa e a demonstração pública para clientes e parceiros de conformidade com a norma.

Evitar ações judiciais relacionadas às condições de trabalho: A adaptação a norma garante o alinhamento com a legislação vigente e a segurança de seguir os padrões vigentes da lei.

 

Por que implementar a OHSAS 18001?

Além das razões citadas acima, entenda que organizações que não consideram a relevância do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional podem cair no descrédito e adquirir a má reputação por escândalos relacionados a acidentes ou mortes no ambiente de trabalho. Há também os prejuízos com ações trabalhistas. Ser certificado na OHSAS 18001 é promover um ambiente seguro e saudável.

A partir do alinhamento às condições da norma, é possível identificar e controlar com segurança riscos à segurança e saúde e diminuir consideravelmente o potencial de acidentes.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

 

A OHSAS 18001 será transformada na ISO 45001!

 

OHSAS 18001 equipamento de trabalho

 

A atual norma de certificação OHSAS 18001 será substituída pela ISO 45001. A alteração ainda está sem data confirmada para acontecer, mas a migração já vem sendo avaliada pela Draft International Standart (DIS) e conduzida pelo Comitê de Projetos ISO PC 283. O comitê trabalha atualmente com 50 países e organizações internacionais, incluindo a Organização Internacional do Trabalho. A intenção é criar uma norma capaz de melhorar os aspectos de Saúde e Segurança Ocupacional para todos.

A causa da alteração é a necessidade de alinhamento aos padrões do sistema de gestão ISO, como por exemplo a ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Além de facilitar a implementação das normas nas empresas.

A ISO 45001 também é baseada no Anexo SL – a nova estrutura de alto nível ISO (HLS) que oferece uma estrutura comum para todos sistemas de gestão. Isto ajuda a manter a consistência, alinha diferentes normas de sistema de gestão, oferece sub-cláusulas correspondentes em relação à estrutura de alto nível e aplica uma linguagem comum a todos as normas.

A equipe técnica da consultoria online Verde Ghaia tem acompanhado de perto todo o processo e antecipa para você informações sobre as novidades da norma de Saúde e Segurança Ocupacional.

 

Quando minha empresa terá que mudar para a ISO 45001?

 

Como a norma ainda está sendo avaliada, as empresas terão três anos a partir da data de publicação oficial da ISO 45001. Ou seja, elas terão o prazo de três anos para se adequar aos requisitos da norma, a partir da data de publicação da versão final, que ainda não foi definida. Assim que o prazo de transição findar, todos os empreendimentos com a versão antiga, OHSAS 18001, terão os certificados invalidados.

Uma vez que a norma ainda não foi aprovada, toda organização que deseja estar com o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional alinhado às exigências atuais do mercado é necessário ser certificado com a OHSAS 18001. Veja abaixo algumas dicas para a implementação da norma.

 

Como ser certificado na OHSAS 18001?

 

Não trata-se apenas de um certificado, mas do comprometimento da empresa em trabalhar na prevenção de riscos e oportunidades e zelar pelo bem estar dos trabalhadores.

 

1º dica de certificação: Informe-se sobre a norma. Leia a respeito da OHSAS 18001 e entenda cada uma das peculiaridades e demandas que serão necessárias acontecerem no seu negócio. Quanto mais informado você estiver, mais fácil será passar pelo processo de implementação.

 

2ª dica de certificação:  Seja orientado por uma empresa de consultoria do ramo. O auxílio profissional irá facilitar na adequação dos requisitos exigidos pela norma, além de auxiliar na interpretação da norma que pode apresentar algumas dúvidas àquele que é inexperiente.

 

3ª dica de certificação:  Depois da implementação das exigências da OHSAS 18001, é necessário a contratação de um organismo certificador, órgão independente sem qualquer ligação com a entidade ou com o consultor que ajudou na implantação, para atestar se você realmente age em conformidade com a norma.

 

A Consultoria Online em Saúde e Segurança no Trabalho da Verde Ghaia oferece todo o apoio técnico para as empresas que buscam a certificação nas normas internacionais OHSAS 18001. Fale com um dos nossos consultores e veja como melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores e consequentemente investindo também na visibilidade da sua empresa.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e assista o webinar que esclarece alguns pontos importantes da nova versão que terá a OHSAS 18001.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!