Verde Ghaia Consultoria Online

Como implementar a Norma ISO 26000 na organização?

Considerar implementar Norma ISO 26000 na sua organização pode ser a melhor maneira de se conseguir traçar diversas diretrizes de forma a se desenvolver politicas que sejam baseadas na sustentabilidade. Essa norma foi elaborada em Genebra, na Suíça no ano de 2010, mais precisamente em novembro e foi construída com uma enorme participação de vários setores da sociedade, em todo o mundo.

No total, foram necessários cerca de 5 anos para que se pudesse fazer a publicação do documento final, que é justamente o que se conhece nos dias atuais! A sua versão em português se deu posteriormente, no mês de dezembro no mesmo ano de sua criação, em São Paulo. E vale salientar que o Brasil, em parceria com a Suécia foi responsável por liderar o grupo de trabalho para a elaboração da ISO 26000.

Isso acabou sendo uma realidade justamente por conta de o país ter sido considerado um pioneiro em desenvolver uma norma de certificação para o tema de responsabilidade social, ainda no ano de 2004 – a ABNT NBR 16001:2004. Além disso, a Norma ISO 26000 já foi amplamente adotada em mais de 36 países e ainda 17 seguem planejando promover a sua adoção nos próximos anos!

Leia também sobre o assunto: Coca-Cola Andina Brasil: o timing é a Responsabilidade Social

Como uma organização pode implementar norma ISO 26000?

Primeiramente, é importante destacar que, diferente de outras normas da série ISO, a Norma ISO 26000 não é de fato destinada para um processo de certificação, porém, pode agregar uma série de benefícios – benefícios esses que serão descriminados mais adiante nesse conteúdo! Em linhas gerais, a norma em si não depende de um único método ou até mesmo um cronograma quando se trata de sua implementação.

Isso porque, por se tratar de uma norma não vinculada, ou seja, que detém de uma observação apenas facultativa por parte das organizações, todo o seu conteúdo acaba servindo basicamente como uma orientação. Tais orientações poderão ser adicionadas por meio de programas de gestão, sendo esses já existentes na realidade da empresa ou até mesmo que venham a ser criadas durante o processo!

Diante disso, que se possa implementar Norma ISO 26000 é preciso que se considere o desenvolvimento de um programa de responsabilidade social dentro da empresa, objetivando em meio a outros temas, a sustentabilidade. Diferente de outras normas, como é o caso da ISO 14001 ou até mesmo a ISO 9001 (ambas certificáveis), a Norma ISO 26000 não possui, portanto, um programa destinado à sua certificação!

É importante salientar que a proposta de certificação não é uma premissa totalmente descartada, entretanto, ainda se mantém como sendo somente uma norma de aconselhamento acerca das boas práticas focadas em responsabilidade social!

Quais são os principais temas abordados por meio da ISO 26000?

A norma como é conhecida nos dias atuais aborda uma série de temas diferentes e de suma importância, sem contar assuntos com forte e evidente ligação com a responsabilidade social das corporações. Nesse caso, devem ser levados em conta 7 pilares distintos, sendo eles:

  • Envolvimento comunitário e desenvolvimento.
  • Direitos humanos.
  • Meio ambiente.
  • Questões de consumo.
  • Governança organizacional.
  • Práticas leais de operação.
  • Práticas do trabalho.

Todos eles podem representar um grande diferencial para a empresa, garantindo até mesmo um desenvolvimento ainda mais promissor no mercado perante seus concorrentes!

Quem pode de fato aplicar a ISO 26000?

Na verdade, quando se trata de implementar Norma ISO 26000 muitos podem acreditar que isso somente pode ser feito por determinadas empresas! Mas, não é bem assim! Isso porque, toda organização pode fazer a sua implementação de forma eficiente e totalmente focada em se atribuir grandes vantagens e benefícios.

Isso não somente envolve o setor empresarial, mas também associações, organizações governamentais, entidades representativas e também organizações não governamentais. Todas podem de fato incorporar a responsabilidade social como sendo um principio eficiente de gestão em cada um de seus processos, garantindo que tudo seja permeado por atividades mais consistentes. Em suma, não existe, de forma alguma, qualquer impedimento ou até mesmo uma evidente contradição quanto à sua implementação na sua empresa!

É importante também destacar que ISO 26000 não é somente destinada à empresas de médio e grande porte como muitos podem pensar!  Isso porque não existe um porte mínimo para que ela seja implementada. Em outras palavras, ela pode ser adequada tanto para microempresas como também em multinacionais sem qualquer problema – todos os portes e ainda espécies podem realmente aderir!

Conheça os principais benefícios acerca da norma ISO 26000

O fato de se implementar Norma ISO 26000 pode agregar uma série de benefícios à sua empresa, ajudando a torná-la mais integra e ainda solidificada na sua posição quanto à responsabilidade social! Por meio de todas as práticas que são amplamente indicadas na norma, pode-se ir ao encontro de uma enorme quantidade de benefícios, como no caso da economia de recursos de caráter financeiro e ainda a redução de gastos associados a responsabilização de condutas sociais ou legalmente reprováveis!

Ela ainda pode ser uma poderosa aliada para se agregar melhoria da relação da empresa com seus colaboradores, um maior reforço no conceito e ainda imagem da corporação diante da sociedade de uma maneira geral, e muito mais!

A ISO é compatível com outras normas ISO?

Esse é um dos pontos mais evidentes de dúvida quando se trata de considerar implementar Norma ISO 26000! Vale destacar que a ISO 26000 é sim compatível com outras normas de uma maneira geral. De maneira mais generalizada, ela é compatível e ainda pode ser usada em conjunto com diversas normas, como no caso da 140001, que é focada em atribuir aspectos acerca de sistemas de gestão ambiental

É necessário contar com alguma ajuda para implementar norma ISO 26000?

Se por ventura você está querendo implementar Norma ISO 26000 na sua empresa ou até mesmo outros tipos de soluções que possam agregar mais benefícios e vantagens nos processos, o melhor caminho pode ser contar com a expertise de profissionais especializados no assunto! Contar com uma empresa de posse de conhecimentos consistentes para implementar Norma ISO 26000 pode ser o caminho mais promissor para que o seu negócio possa desfrutar de todos os benefícios e diferenciais envolvidos!

Converse conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!