Verde Ghaia Consultoria Online

Como implantar a ISO 14001 na minha empresa?

Como implantar a ISO 14001 na minha empresa?
5 (100%) 8 votos

Empresas que pensam “limpo” encontram inúmeras vantagens na implantação da norma 14001

iso 14001 como implantar

A sustentabilidade é um dos principais temas que vem sendo discutido no século XXI. Pela relevância do assunto, organizações de grande a pequeno porte têm se preocupado em gerir o negócio de maneira ecologicamente correta. Nesse sentido, a implantação da ISO 14001 se tornou imprescindível para quem deseja crescer de forma limpa e consciente.

A NBR ISO 14001 faz parte da família 14000 que dispõe das premissas básicas do sistema de gestão ambiental.  O objetivo da norma é avaliar o processo produtivo da empresa, identificando as atividades poluidoras, o desperdício e promover o monitoramento do sistema de gestão ambiental, de forma que a empresa cresça sem ações dolosas ao meio ambiente.

Conhecida internacionalmente, a ISO 14001 tem como uma da funcionalidades identificar ações das empresas que agridem o meio ambiente e criar estratégias para minimizar o impacto. A norma pode beneficiar a organização de diversas formas. Uma delas é na criação da reciclagem e coleta seletiva, que colabora com a imagem positiva da empresa internamente e externamente. Além de reduzir gastos com materiais.

Benefícios da ISO 14001

iso 14001 beneficios

Outro fator positivo trata-se do uso de processos que evitam o desperdício de materiais ou produtos, colaborando portanto para a economia de recursos e no orçamento da empresa. Organizações que possuem a certificação divulgam tanto para a sociedade quanto para o setor empresarial a marca de sustentabilidade que é vista como sinônimo de comportamento ético e inovador. Colaborando para bons resultados dos negócios e na divulgação do nome da empresa.

Outro ponto a ser observado é que muitas corporações internacionais para abrir relações comerciais exigem a certificação. Portanto, implementar a norma para alguns negócios trata-se de uma necessidade comercial. Há também os benefícios de financiamentos que muitas instituições financeiras oferecem para empresa certificadas na ISO 14001. Os juros possuem taxas relativamente inferiores comparados a outros tipos de empreendimentos que não se preocupam em se manter ecologicamente aprovadas.

Implantar a ISO 14001 não deve ser apenas recomendável, mas necessário a toda e qualquer empresa que espera seguir a tendência mundial e alavancar novos caminhos comerciais. Para orientá-lo sobre quesitos importantes que devem ser observados no momento da implementação da ISO 14001, oferecemos abaixo algumas dicas gerais sobre o tema.

Dicas importantes para a implementação da ISO 14001

 

  • Compreenda a relevância da norma para sua empresa

Conheça a ISO 14001 e a significação dela para o seu negócio. É importante entender os efeitos da norma no seu empreendimento para defender a implementação

 

  • Alcance o apoio da Coordenação

É preciso que a liderança compreenda a importância da ISO 14001 e esteja ciente das alterações a serem executadas com a adequação da empresa aos requisitos da norma.

 

  • Envolva toda a equipe de colaboradores

Mudanças geralmente provocam resistência. Portanto, procure informar com clareza as principais características da ISO 14001. Destaque os pontos positivos e os resultados vantajosos para a empresa de maneira geral. É preciso que as informações sejam transmitidas com segurança e aplicabilidade.

 

  • Observe as diferenças entre os sistemas existentes na sua empresa com os requisitos da ISO 14001

Compare o sistema de gestão ambiental atual da sua empresa com os requisitos da norma. Os processos de implantação da ISO 14001 geralmente são mais complexos que os da ISO 9001, portanto organize-se para que não haja grandes surpresas.

 

  • Neutralize forças negativas

A disseminação da política ambiental auxiliará na fixação da norma e nos v. Outra ação, trata-se das atividades de motivação e treinamento dos colaboradores proporcionam resultados positivos na adesão a norma.

 

  • Avalie a maneira como os clientes percebem seu sistema de gestão atual

O feedback de quem recebe o seu serviço ou produto pode auxiliá-lo em pontos importantes a serem mudados no que tange a gestão ambiental. Além de reafirmar a relevância da implantação da ISO 14001.

 

  • Estipule gestores que se ocuparão da implementação da norma

Com uma equipe preparada, há mais chances de melhores resultados em curto tempo. Lembrando que as leis ambientais brasileiras são rigorosas.

 

  • Procure auxílio de uma empresa de consultoria

Profissionais experts no assunto poderão auxiliar a equipe da sua empresa a passar por esse procedimento da melhor possível.  A legislação pertinente ao Direito Ambiental no Brasil é bastante complexa e é necessário fazer um levantamento minucioso da situação da empresa.

 

A contratação de profissionais especialistas no assunto evita gastos financeiros e retirada da equipe da operação. O processo ocorre de forma mais rápida e eficiente, facilitando a implementação em todos os setores da empresa.

FAÇA O SEU DIAGNÓSTICO GRATUITO

Veja quatro razões para implantar a ISO 14001 na sua empresa

 

1ª – Relevância Internacional

O cenário mundial incentiva e valoriza empresas “limpas” que adotam medidas sustentáveis em seus processos.

2ª – Consciência ambiental

A sociedade vê de forma negativa empresas que violam leis ambientais e não possuem nenhuma medida de amenização dos impactos sobre a natureza. A preocupação com o meio ambiente deve ser de responsabilidade de todos, inclusive empresas que podem afetar drasticamente. Faz parte também da consciência ambiental os deveres de preservação e responsabilidade social.

3ª – Aumento na rentabilidade

A promoção da imagem sustentável da organização interfere diretamente nos ganhos econômicos. Existe uma defesa pelo desenvolvimento sustentável por parte da população, portanto as pessoas preferem investir em empresas “limpas” a negócios que não demonstram nenhuma preocupação com o meio ambiente.  Outro ganho econômico, trata-se da redução de tarifas ou extinção de multas por degradação ambiental ou agressão à natureza.

4º razão – Imagem positiva

A implantação dos requisitos da norma ISO 14001 colaboram na divulgação positiva das organizações que são adeptas. É fonte de interesse da mídia e da comunicação externa, empresas conscientes ecologicamente. Portanto, a empresa pode comunicar internamente e externamente a boa imagem.

Hoje com consultoria online fica mais fácil e mais barato obter o serviço de implementação da ISO 14001. Os empresários gastam até um terço do valor de uma consultoria presencial.  Entre em contato com um dos nossos consultores e avalie a melhor forma de começar o quanto antes a ser uma empresa padrão internacional em sustentabilidade.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!