Como elaborar um planejamento estratégico adequado a empresa
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Planejamento Estratégico: O que é? Como fazer?

Constantemente temos notícias sobre organizações e empresas que decretaram falência, iniciaram recuperação judicial ou simplesmente, encerram suas atividades. Isso ocorre até mesmo, com empresas que estão há pouco tempo no mercado.

Mas, porque isso ocorre? Má gestão? Dificuldades de conquistar seu espaço no mercado? Falta de dinheiro? Essa lista seria enorme, se fôssemos citar os possíveis motivos. Contudo, é possível evitar tudo isso através de um planejamento estratégico.

Acompanhe conosco, neste o artigo, sobre o assunto! Boa leitura!

Planejar o crescimento saudável

Como dito anteriormente, ocorre que, grande parte das empresas inicia suas atividades sem o devido planejamento estratégico, com desconhecimento de mercado (sentido amplo), com ausência de controle financeiro, estabelecem valores equivocados de serviços e produtos, possuem dificuldade nos processos de vendas, problemas na retenção e captação de profissionais, entre outros. Por isso, muitas empresas optam em contratar empresas especializadas em Consultoria Estratégica, visando investir nos negócios para que haja um crescimento saudável.

O que é Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico, refere-se ao processo no qual as organizações tomam decisões sobre como vão alocar seus recursos, no próximo ano ou determinados períodos.

Geralmente envolvem a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário para o período estabelecido. O planejamento não traduz somente estabelecer metas, mas estabelecer um compromisso com um futuro desejado.

Dessa forma, é importante estabelecer etapas para a definição e desenvolvimento do planejamento estratégico e sua análise crítica.

Como construir um Planejamento Estratégico?

Para desenvolver um planejamento com estrategias adequadas à organização, deve-se observar suas “etapas de construção”. Vejamos um exemplo:

  • Identificar seus stakeholders (acionistas);
  • Definir uma identidade organizacional ou revisá-la (abordagem sobre missão, visão e valores, por exemplo);
  • Identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • Desenvolver um mapa estratégico, com observância em objetivos, metas, recursos, entre outros aspectos;
  • Elaborar plano de ação;

A importância da Elaboração 

A elaboração de um planejamento com estrategia possibilita estabelecer de forma sistemática sua missão, seus objetivos e metas estratégicas, táticas e operacionais, com base nos recursos disponíveis.

Todo esse projeto servirá como uma bússola para a organização, apontando o caminho consciente e planejado, com maiores chances de sucesso. Atente-se as dicas, nesse artigo, sobre o que não fazer num planejamento estratégico.

Edson Filho | Consultor Verde Ghaia


Visite a Loja Consultoria Online da Verde Ghaia!


A Verde Ghaia oferece sistemática / procedimento sobre como elaborar um planejamento estratégico. Para mais informações, fale conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!