Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Gestão de mudanças em tempos de pandemia

Quando falamos em mudanças, logo pensamos em desafios mesmo sabendo que estamos em uma era de mudanças. Uma determinada mudança nos desafia a aprender algo novo ou se adaptar com determinada situação. Neste momento ter uma Gestão de Mudanças eficaz nos prepara para lidar com os desafios tendo menor custo ou perda possível.

De acordo com o Vicente Falconi, fazer gestão hoje depende de estar preparado para encarar cada vez mais situações desconhecidas, que devem ser enfrentadas com conhecimento. Gestão de mudanças é um processo estruturado com um conjunto de ferramentas que ajudam a preparar uma organização e as suas partes interessadas para as mudanças.

Ela trabalha com todos os níveis da organização com o objetivo de prepara-los para as mudanças em curso. Essa preparação ocorre desde o indivíduo até a organização como um todo. A principal característica sobre a Gestão de mudanças é a forma como as pessoas são afetadas por um processo de transição.

Gestão de mudanças: diferentes níveis

  • Mudança incremental: são mudanças superficiais e constantes na empresa, como implementação de pequenos ajustes no dia a dia. Exemplos, utilização de novas tecnologias.
  • Mudança planejada: acontece quando o gestor possui tempo para calcular o que será feito. Seu objetivo é tornar a empresa mais eficiente. Exemplo, estratégia de reposicionamento de uma marca no mercado.
  • Mudança emergente: mudança não planejada, acontece por conta de ameaças externas. Exemplo, uma empresa precisa se reformular financeiramente para superar uma crise.
  • Mudança radical: aplicada quando há a necessidade de acabar com que existe para dar lugar a algo totalmente novo. Exemplo, uma empresa mudar a sua área de atuação.

No momento atual, vivemos uma mudança que dificilmente foi prevista não só pelas as organizações mas também nem pelos governantes nacionais, o COVID-19.

Tal pandemia, acarretou em fechamento do comércio em todos os estados do país, o isolamento social horizontal (quando o isolamento não é limitado a grupos mas a todos) e impactos graves a economia. Além das mudanças econômicas, também as pessoas estão se adaptando para viver socialmente. Manter pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou respirando, usar máscara quando sair à rua e higienização constante das mãos.

Dicas para uma Gestão de Mudanças

Para que as organizações possam superar esse e outros tipos de crise deve ser implementadas as seguintes etapas para que gestão de mudanças seja mais eficaz e eficiente.

  1. Criar um senso de urgência: entender que é uma necessidade real e as pessoas precisam avaliar a necessidade da mudança e a importância de agir de forma imediata.
  2. Estabeleça time para liderar: importante criar uma equipe polivalente, capaz de influenciar as pessoas no processo de transformação e eliminar os problemas. Muitas organizações, estão criando grupos de comitê de crise da Covid-19 para identificar ações para minimizar os efeitos da pandemia.
  3. Desenvolver uma nova visão estratégica: Criar um visão do futuro para a organização e estabelecer a estratégia para tornar isso realidade, falando sobre diversos recursos que serão aplicados.
  4. Aprimorar o processo interno de comunicação: a comunicação interna é a aliada da organização. Auxilia para que os colaboradores tenham entendimento claro do processo de transição.
  5. Remover possíveis barreiras e capacitar pessoas: a gestão de mudanças consiste em fazer levantamento das possíveis coisas que possam atrapalhar a mudança e capacitar os colaboradores para lidar com as transições que acontecerão na organização. Exemplo, excesso de burocracia.
  6. Criar vitória no curto prazo: Mudanças podem levar tempo, então é importante transformar em etapas com pequenas metas. Cada meta alcançada dará uma sensação de conquista.
  7. Não diminua o ritmo: não diminuir o ritmo após as primeiras conquistas. Permanecer a alta performance dos colaboradores ajudará no atingimento dos objetivos desejados.
  8. Faça mudança permanecer: importante que após feita a transição, que a mudança continue incorporada na organização, fazendo com que todos os profissionais tenham-na como parte do dia a dia.

É preciso entender que o foco da Gestão de mudanças é a necessidade contínua de adaptação das organizações. Não é à toa, que devido a pandemia, o número de organizações que fecham as portas tem crescido.

A Gestão de mudanças possibilita a quebra de paradigmas internos, proporcionando transformações relacionadas às tecnologias, pessoas e às estratégia de atuação.

Nilson Júnior | Consultoria

Conheça mais sobre a Gestão Acelerada

Gestão Acelerada para PMES

Fale conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!